Os minicontos de terror na formação do leitor na Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4723 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo refletir e apresentar como o gênero miniconto pode se constituir em instrumento para impulsionar o letramento literário, junto a estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, que frequentam o Ensino Fundamental. Para tanto, uma prática pedagógica foi desenvolvida, sob o olhar da pesquisa qualitativa e orientações da pesquisa-ação educacional. Deste modo, para embasar esta discussão e, sabendo-se da dificuldade em promover o interesse pela leitura neste contexto, com base nas demandas dos estudantes de EJA, pensou-se em um gênero que se constituísse na porta de entrada para outros contextos. Logo, os minicontos, mais especificamente, os minicontos de terror, foram selecionados por tratarem-se de narrativas curtas e criativas, além de oferecerem, aos alunos, o prazer que a escrita e a leitura podem proporcionar. Sendo assim, esta pesquisa adentrou nos estudos de Freire (1999, 2001, 2005) perpassando por Solé (1998), Todorov (2004), Gotlib (2006), Lois (2010), Cosson (2009), entre outros. Os resultados obtidos com este trabalho tornam-se relevantes, na medida em que a leitura de minicontos com a produção de “Terrorzines”, pelos estudantes, mostrou ser um bom incentivo à leitura e à escrita nesta modalidade de ensino, principalmente, por causar o envolvimento e o encantamento nos alunos, desde a maioria constituída por adolescentes e jovens, até os mais velhos. |
id |
ULBRA-1_4b993f3e5f6ce16e3219fe1d1ed33e84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4723 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Os minicontos de terror na formação do leitor na Educação de Jovens e AdultosA presente pesquisa tem por objetivo refletir e apresentar como o gênero miniconto pode se constituir em instrumento para impulsionar o letramento literário, junto a estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, que frequentam o Ensino Fundamental. Para tanto, uma prática pedagógica foi desenvolvida, sob o olhar da pesquisa qualitativa e orientações da pesquisa-ação educacional. Deste modo, para embasar esta discussão e, sabendo-se da dificuldade em promover o interesse pela leitura neste contexto, com base nas demandas dos estudantes de EJA, pensou-se em um gênero que se constituísse na porta de entrada para outros contextos. Logo, os minicontos, mais especificamente, os minicontos de terror, foram selecionados por tratarem-se de narrativas curtas e criativas, além de oferecerem, aos alunos, o prazer que a escrita e a leitura podem proporcionar. Sendo assim, esta pesquisa adentrou nos estudos de Freire (1999, 2001, 2005) perpassando por Solé (1998), Todorov (2004), Gotlib (2006), Lois (2010), Cosson (2009), entre outros. Os resultados obtidos com este trabalho tornam-se relevantes, na medida em que a leitura de minicontos com a produção de “Terrorzines”, pelos estudantes, mostrou ser um bom incentivo à leitura e à escrita nesta modalidade de ensino, principalmente, por causar o envolvimento e o encantamento nos alunos, desde a maioria constituída por adolescentes e jovens, até os mais velhos.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Moraes, Zenilda RozaSilva, Veronice CamargoSant' Anna, Sita Mara Lopes2019-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/472310.17648/textura-2358-0801-21-45-4723TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 45 (2019): Dossiê: Literatura na Educação Básica – do texto literário ao ensino de literatura2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4723/3328Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-06T23:29:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4723Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-02-06T23:29:28Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os minicontos de terror na formação do leitor na Educação de Jovens e Adultos |
title |
Os minicontos de terror na formação do leitor na Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Os minicontos de terror na formação do leitor na Educação de Jovens e Adultos Moraes, Zenilda Roza |
title_short |
Os minicontos de terror na formação do leitor na Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Os minicontos de terror na formação do leitor na Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Os minicontos de terror na formação do leitor na Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Os minicontos de terror na formação do leitor na Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Os minicontos de terror na formação do leitor na Educação de Jovens e Adultos |
author |
Moraes, Zenilda Roza |
author_facet |
Moraes, Zenilda Roza Silva, Veronice Camargo Sant' Anna, Sita Mara Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Veronice Camargo Sant' Anna, Sita Mara Lopes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Zenilda Roza Silva, Veronice Camargo Sant' Anna, Sita Mara Lopes |
description |
A presente pesquisa tem por objetivo refletir e apresentar como o gênero miniconto pode se constituir em instrumento para impulsionar o letramento literário, junto a estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, que frequentam o Ensino Fundamental. Para tanto, uma prática pedagógica foi desenvolvida, sob o olhar da pesquisa qualitativa e orientações da pesquisa-ação educacional. Deste modo, para embasar esta discussão e, sabendo-se da dificuldade em promover o interesse pela leitura neste contexto, com base nas demandas dos estudantes de EJA, pensou-se em um gênero que se constituísse na porta de entrada para outros contextos. Logo, os minicontos, mais especificamente, os minicontos de terror, foram selecionados por tratarem-se de narrativas curtas e criativas, além de oferecerem, aos alunos, o prazer que a escrita e a leitura podem proporcionar. Sendo assim, esta pesquisa adentrou nos estudos de Freire (1999, 2001, 2005) perpassando por Solé (1998), Todorov (2004), Gotlib (2006), Lois (2010), Cosson (2009), entre outros. Os resultados obtidos com este trabalho tornam-se relevantes, na medida em que a leitura de minicontos com a produção de “Terrorzines”, pelos estudantes, mostrou ser um bom incentivo à leitura e à escrita nesta modalidade de ensino, principalmente, por causar o envolvimento e o encantamento nos alunos, desde a maioria constituída por adolescentes e jovens, até os mais velhos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4723 10.17648/textura-2358-0801-21-45-4723 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4723 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-21-45-4723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4723/3328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 45 (2019): Dossiê: Literatura na Educação Básica – do texto literário ao ensino de literatura 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083780161536 |