Polifonia e intertextualidade: recursos linguísticos a serviço da redação nota mil do ENEM 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regner, Ana Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Méa, Célia Helena de Peregrini Della, Meneghel, Rosana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5797
Resumo: RESUMO: Este artigo tem por objetivo averiguar vozes textuais e discursivas presentes em redação nota mil do ENEM por intermédio dos conceitos de intertextualidade e polifonia, a fim de esclarecer como esses fenômenos se manifestam em textos dissertativo-argumentativos. Nessa perspectiva, a base teórica revisada fornecerá detalhamento do processo de produção textual e alguns elementos como a coerência e a coesão. Como procedimento de análise, foi analisada uma redação com nota máxima (mil) do ano de 2018, de modo a se observar como as diversas vozes foram inseridas no texto pelo autor e quais os efeitos de sentido que produziram. Também foi destacada a forma como a intertextualidade e a polifonia, juntamente com uma estrutura textual coerente e coesa, corroboram para o processo de argumentação que é o objetivo principal do texto dissertativo-argumentativo. Os resultados dessa pesquisa contribuem de modo geral para reflexão sobre o processo de escrita de uma redação do ENEM, de forma que esse gênero atenda aos quesitos dessa modalidade textual e o escritor se torne consciente dos usos de vozes textuais e discursivas no processo de escrita.
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