Polifonia e intertextualidade: recursos linguísticos a serviço da redação nota mil do ENEM 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5797 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo tem por objetivo averiguar vozes textuais e discursivas presentes em redação nota mil do ENEM por intermédio dos conceitos de intertextualidade e polifonia, a fim de esclarecer como esses fenômenos se manifestam em textos dissertativo-argumentativos. Nessa perspectiva, a base teórica revisada fornecerá detalhamento do processo de produção textual e alguns elementos como a coerência e a coesão. Como procedimento de análise, foi analisada uma redação com nota máxima (mil) do ano de 2018, de modo a se observar como as diversas vozes foram inseridas no texto pelo autor e quais os efeitos de sentido que produziram. Também foi destacada a forma como a intertextualidade e a polifonia, juntamente com uma estrutura textual coerente e coesa, corroboram para o processo de argumentação que é o objetivo principal do texto dissertativo-argumentativo. Os resultados dessa pesquisa contribuem de modo geral para reflexão sobre o processo de escrita de uma redação do ENEM, de forma que esse gênero atenda aos quesitos dessa modalidade textual e o escritor se torne consciente dos usos de vozes textuais e discursivas no processo de escrita. |
id |
ULBRA-1_57d546fea16d4d710d73f14040aa032a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5797 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Polifonia e intertextualidade: recursos linguísticos a serviço da redação nota mil do ENEM 2018RESUMO: Este artigo tem por objetivo averiguar vozes textuais e discursivas presentes em redação nota mil do ENEM por intermédio dos conceitos de intertextualidade e polifonia, a fim de esclarecer como esses fenômenos se manifestam em textos dissertativo-argumentativos. Nessa perspectiva, a base teórica revisada fornecerá detalhamento do processo de produção textual e alguns elementos como a coerência e a coesão. Como procedimento de análise, foi analisada uma redação com nota máxima (mil) do ano de 2018, de modo a se observar como as diversas vozes foram inseridas no texto pelo autor e quais os efeitos de sentido que produziram. Também foi destacada a forma como a intertextualidade e a polifonia, juntamente com uma estrutura textual coerente e coesa, corroboram para o processo de argumentação que é o objetivo principal do texto dissertativo-argumentativo. Os resultados dessa pesquisa contribuem de modo geral para reflexão sobre o processo de escrita de uma redação do ENEM, de forma que esse gênero atenda aos quesitos dessa modalidade textual e o escritor se torne consciente dos usos de vozes textuais e discursivas no processo de escrita.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Iniciação à Docência (PIBID)Regner, Ana PaulaMéa, Célia Helena de Peregrini DellaMeneghel, Rosana2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/579710.29327/227811.23.53-4TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 53 (2021)2358-08011518-491910.29327/227811.23.53reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5797/3957Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-04T14:26:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5797Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-03-04T14:26:52Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Polifonia e intertextualidade: recursos linguísticos a serviço da redação nota mil do ENEM 2018 |
title |
Polifonia e intertextualidade: recursos linguísticos a serviço da redação nota mil do ENEM 2018 |
spellingShingle |
Polifonia e intertextualidade: recursos linguísticos a serviço da redação nota mil do ENEM 2018 Regner, Ana Paula |
title_short |
Polifonia e intertextualidade: recursos linguísticos a serviço da redação nota mil do ENEM 2018 |
title_full |
Polifonia e intertextualidade: recursos linguísticos a serviço da redação nota mil do ENEM 2018 |
title_fullStr |
Polifonia e intertextualidade: recursos linguísticos a serviço da redação nota mil do ENEM 2018 |
title_full_unstemmed |
Polifonia e intertextualidade: recursos linguísticos a serviço da redação nota mil do ENEM 2018 |
title_sort |
Polifonia e intertextualidade: recursos linguísticos a serviço da redação nota mil do ENEM 2018 |
author |
Regner, Ana Paula |
author_facet |
Regner, Ana Paula Méa, Célia Helena de Peregrini Della Meneghel, Rosana |
author_role |
author |
author2 |
Méa, Célia Helena de Peregrini Della Meneghel, Rosana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Iniciação à Docência (PIBID) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regner, Ana Paula Méa, Célia Helena de Peregrini Della Meneghel, Rosana |
description |
RESUMO: Este artigo tem por objetivo averiguar vozes textuais e discursivas presentes em redação nota mil do ENEM por intermédio dos conceitos de intertextualidade e polifonia, a fim de esclarecer como esses fenômenos se manifestam em textos dissertativo-argumentativos. Nessa perspectiva, a base teórica revisada fornecerá detalhamento do processo de produção textual e alguns elementos como a coerência e a coesão. Como procedimento de análise, foi analisada uma redação com nota máxima (mil) do ano de 2018, de modo a se observar como as diversas vozes foram inseridas no texto pelo autor e quais os efeitos de sentido que produziram. Também foi destacada a forma como a intertextualidade e a polifonia, juntamente com uma estrutura textual coerente e coesa, corroboram para o processo de argumentação que é o objetivo principal do texto dissertativo-argumentativo. Os resultados dessa pesquisa contribuem de modo geral para reflexão sobre o processo de escrita de uma redação do ENEM, de forma que esse gênero atenda aos quesitos dessa modalidade textual e o escritor se torne consciente dos usos de vozes textuais e discursivas no processo de escrita. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5797 10.29327/227811.23.53-4 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5797 |
identifier_str_mv |
10.29327/227811.23.53-4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5797/3957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 53 (2021) 2358-0801 1518-4919 10.29327/227811.23.53 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083589320704 |