PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Melissa dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carrico, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6196
Resumo: O presente texto aborda o papel e a importância do exercício da leitura dramática no processo de formação de professores(as)-artistas. Tendo como ponto de partida a experiência das três primeiras edições da ação de extensão Palavrar– Ciclo de Leituras Dramáticas, realizado no Departamento de Artes (UFRN), que atualmente já está em sua IV edição, e que tem envolvido, além da Graduação de Licenciatura em Teatro, alunos e docentes de outros três cursos da mesma Instituição, a saber, Design, Artes Visuais e Música. Os autores apresentam e contextualizam as atividades que têm sido geradas a partir desta ação de extensão e desenvolvem alguns aspectos de como tem sido a aproximação e apropriação dos discentes em relação a diferentes autores e textos dramatúrgicos e de como isso pode enriquecer sua formação como futuros docentes. 
id ULBRA-1_585ec2b4f1023932fa90cc27e3b895ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6196
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas.O presente texto aborda o papel e a importância do exercício da leitura dramática no processo de formação de professores(as)-artistas. Tendo como ponto de partida a experiência das três primeiras edições da ação de extensão Palavrar– Ciclo de Leituras Dramáticas, realizado no Departamento de Artes (UFRN), que atualmente já está em sua IV edição, e que tem envolvido, além da Graduação de Licenciatura em Teatro, alunos e docentes de outros três cursos da mesma Instituição, a saber, Design, Artes Visuais e Música. Os autores apresentam e contextualizam as atividades que têm sido geradas a partir desta ação de extensão e desenvolvem alguns aspectos de como tem sido a aproximação e apropriação dos discentes em relação a diferentes autores e textos dramatúrgicos e de como isso pode enriquecer sua formação como futuros docentes. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Universidade Federal do Rio Grande do NorteLopes, Melissa dos SantosCarrico, André2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/619610.29327/227811.23.54-17TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 54 (2021): Dossiê Artes da Cena e Educação: outras margens2358-08011518-491910.29327/227811.23.54reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6196/4071Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-07T21:23:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6196Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-05-07T21:23:14Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas.
title PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas.
spellingShingle PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas.
Lopes, Melissa dos Santos
title_short PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas.
title_full PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas.
title_fullStr PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas.
title_full_unstemmed PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas.
title_sort PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas.
author Lopes, Melissa dos Santos
author_facet Lopes, Melissa dos Santos
Carrico, André
author_role author
author2 Carrico, André
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Melissa dos Santos
Carrico, André
description O presente texto aborda o papel e a importância do exercício da leitura dramática no processo de formação de professores(as)-artistas. Tendo como ponto de partida a experiência das três primeiras edições da ação de extensão Palavrar– Ciclo de Leituras Dramáticas, realizado no Departamento de Artes (UFRN), que atualmente já está em sua IV edição, e que tem envolvido, além da Graduação de Licenciatura em Teatro, alunos e docentes de outros três cursos da mesma Instituição, a saber, Design, Artes Visuais e Música. Os autores apresentam e contextualizam as atividades que têm sido geradas a partir desta ação de extensão e desenvolvem alguns aspectos de como tem sido a aproximação e apropriação dos discentes em relação a diferentes autores e textos dramatúrgicos e de como isso pode enriquecer sua formação como futuros docentes. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6196
10.29327/227811.23.54-17
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6196
identifier_str_mv 10.29327/227811.23.54-17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6196/4071
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 54 (2021): Dossiê Artes da Cena e Educação: outras margens
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.23.54
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083623923712