PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6196 |
Resumo: | O presente texto aborda o papel e a importância do exercício da leitura dramática no processo de formação de professores(as)-artistas. Tendo como ponto de partida a experiência das três primeiras edições da ação de extensão Palavrar– Ciclo de Leituras Dramáticas, realizado no Departamento de Artes (UFRN), que atualmente já está em sua IV edição, e que tem envolvido, além da Graduação de Licenciatura em Teatro, alunos e docentes de outros três cursos da mesma Instituição, a saber, Design, Artes Visuais e Música. Os autores apresentam e contextualizam as atividades que têm sido geradas a partir desta ação de extensão e desenvolvem alguns aspectos de como tem sido a aproximação e apropriação dos discentes em relação a diferentes autores e textos dramatúrgicos e de como isso pode enriquecer sua formação como futuros docentes. |
id |
ULBRA-1_585ec2b4f1023932fa90cc27e3b895ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6196 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas.O presente texto aborda o papel e a importância do exercício da leitura dramática no processo de formação de professores(as)-artistas. Tendo como ponto de partida a experiência das três primeiras edições da ação de extensão Palavrar– Ciclo de Leituras Dramáticas, realizado no Departamento de Artes (UFRN), que atualmente já está em sua IV edição, e que tem envolvido, além da Graduação de Licenciatura em Teatro, alunos e docentes de outros três cursos da mesma Instituição, a saber, Design, Artes Visuais e Música. Os autores apresentam e contextualizam as atividades que têm sido geradas a partir desta ação de extensão e desenvolvem alguns aspectos de como tem sido a aproximação e apropriação dos discentes em relação a diferentes autores e textos dramatúrgicos e de como isso pode enriquecer sua formação como futuros docentes. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Universidade Federal do Rio Grande do NorteLopes, Melissa dos SantosCarrico, André2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/619610.29327/227811.23.54-17TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 54 (2021): Dossiê Artes da Cena e Educação: outras margens2358-08011518-491910.29327/227811.23.54reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6196/4071Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-07T21:23:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6196Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-05-07T21:23:14Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas. |
title |
PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas. |
spellingShingle |
PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas. Lopes, Melissa dos Santos |
title_short |
PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas. |
title_full |
PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas. |
title_fullStr |
PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas. |
title_full_unstemmed |
PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas. |
title_sort |
PALAVRAR e a importância da leitura dramática na formação de professores-artistas. |
author |
Lopes, Melissa dos Santos |
author_facet |
Lopes, Melissa dos Santos Carrico, André |
author_role |
author |
author2 |
Carrico, André |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Melissa dos Santos Carrico, André |
description |
O presente texto aborda o papel e a importância do exercício da leitura dramática no processo de formação de professores(as)-artistas. Tendo como ponto de partida a experiência das três primeiras edições da ação de extensão Palavrar– Ciclo de Leituras Dramáticas, realizado no Departamento de Artes (UFRN), que atualmente já está em sua IV edição, e que tem envolvido, além da Graduação de Licenciatura em Teatro, alunos e docentes de outros três cursos da mesma Instituição, a saber, Design, Artes Visuais e Música. Os autores apresentam e contextualizam as atividades que têm sido geradas a partir desta ação de extensão e desenvolvem alguns aspectos de como tem sido a aproximação e apropriação dos discentes em relação a diferentes autores e textos dramatúrgicos e de como isso pode enriquecer sua formação como futuros docentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6196 10.29327/227811.23.54-17 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6196 |
identifier_str_mv |
10.29327/227811.23.54-17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6196/4071 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 54 (2021): Dossiê Artes da Cena e Educação: outras margens 2358-0801 1518-4919 10.29327/227811.23.54 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083623923712 |