Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Carla Chagas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vieira, José Jairo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5254
Resumo: Neste artigo investigamos a construção do Plano Nacional de Educação 2014-2024, mostrando as diferentes formas de tratar a temática sobre gênero na estruturação deste documento. Após a delimitação teórica (escolarização; políticas públicas educacionais; gênero), analisamos os documentos: Projeto de Lei 8.035/2010; Lei 13.005/2014; e documento suplementar desta Lei. Pudemos constatar que no Projeto de Lei já havia carências descritivas sobre as questões de gênero, o que foi acentuado na Lei. Concluímos que há a necessidade de mais pesquisas relacionadas às políticas educacionais direcionadas ao gênero para embasar, cada vez mais, a compreensão acerca do assunto, procurando atenuar as violências que o receio do desconhecido pode vir a trazer. Palavras chaves: Plano Nacional de Educação; Gênero; Escola.
id ULBRA-1_5866e5fc7b4c04909156ce6d6cf76475
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5254
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gêneroNeste artigo investigamos a construção do Plano Nacional de Educação 2014-2024, mostrando as diferentes formas de tratar a temática sobre gênero na estruturação deste documento. Após a delimitação teórica (escolarização; políticas públicas educacionais; gênero), analisamos os documentos: Projeto de Lei 8.035/2010; Lei 13.005/2014; e documento suplementar desta Lei. Pudemos constatar que no Projeto de Lei já havia carências descritivas sobre as questões de gênero, o que foi acentuado na Lei. Concluímos que há a necessidade de mais pesquisas relacionadas às políticas educacionais direcionadas ao gênero para embasar, cada vez mais, a compreensão acerca do assunto, procurando atenuar as violências que o receio do desconhecido pode vir a trazer. Palavras chaves: Plano Nacional de Educação; Gênero; Escola.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Ramalho, Carla ChagasVieira, José Jairo2019-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/525410.17648/textura-2358-0801-21-48-5254TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 48 (2019): Dossiê: Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 - políticas de Estado, memória e resistência2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5254/3584Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-14T04:05:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5254Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-11-14T04:05:10Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero
title Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero
spellingShingle Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero
Ramalho, Carla Chagas
title_short Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero
title_full Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero
title_fullStr Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero
title_full_unstemmed Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero
title_sort Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero
author Ramalho, Carla Chagas
author_facet Ramalho, Carla Chagas
Vieira, José Jairo
author_role author
author2 Vieira, José Jairo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Carla Chagas
Vieira, José Jairo
description Neste artigo investigamos a construção do Plano Nacional de Educação 2014-2024, mostrando as diferentes formas de tratar a temática sobre gênero na estruturação deste documento. Após a delimitação teórica (escolarização; políticas públicas educacionais; gênero), analisamos os documentos: Projeto de Lei 8.035/2010; Lei 13.005/2014; e documento suplementar desta Lei. Pudemos constatar que no Projeto de Lei já havia carências descritivas sobre as questões de gênero, o que foi acentuado na Lei. Concluímos que há a necessidade de mais pesquisas relacionadas às políticas educacionais direcionadas ao gênero para embasar, cada vez mais, a compreensão acerca do assunto, procurando atenuar as violências que o receio do desconhecido pode vir a trazer. Palavras chaves: Plano Nacional de Educação; Gênero; Escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5254
10.17648/textura-2358-0801-21-48-5254
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5254
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-21-48-5254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5254/3584
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 48 (2019): Dossiê: Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 - políticas de Estado, memória e resistência
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081451274240