Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5254 |
Resumo: | Neste artigo investigamos a construção do Plano Nacional de Educação 2014-2024, mostrando as diferentes formas de tratar a temática sobre gênero na estruturação deste documento. Após a delimitação teórica (escolarização; políticas públicas educacionais; gênero), analisamos os documentos: Projeto de Lei 8.035/2010; Lei 13.005/2014; e documento suplementar desta Lei. Pudemos constatar que no Projeto de Lei já havia carências descritivas sobre as questões de gênero, o que foi acentuado na Lei. Concluímos que há a necessidade de mais pesquisas relacionadas às políticas educacionais direcionadas ao gênero para embasar, cada vez mais, a compreensão acerca do assunto, procurando atenuar as violências que o receio do desconhecido pode vir a trazer. Palavras chaves: Plano Nacional de Educação; Gênero; Escola. |
id |
ULBRA-1_5866e5fc7b4c04909156ce6d6cf76475 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5254 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gêneroNeste artigo investigamos a construção do Plano Nacional de Educação 2014-2024, mostrando as diferentes formas de tratar a temática sobre gênero na estruturação deste documento. Após a delimitação teórica (escolarização; políticas públicas educacionais; gênero), analisamos os documentos: Projeto de Lei 8.035/2010; Lei 13.005/2014; e documento suplementar desta Lei. Pudemos constatar que no Projeto de Lei já havia carências descritivas sobre as questões de gênero, o que foi acentuado na Lei. Concluímos que há a necessidade de mais pesquisas relacionadas às políticas educacionais direcionadas ao gênero para embasar, cada vez mais, a compreensão acerca do assunto, procurando atenuar as violências que o receio do desconhecido pode vir a trazer. Palavras chaves: Plano Nacional de Educação; Gênero; Escola.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Ramalho, Carla ChagasVieira, José Jairo2019-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/525410.17648/textura-2358-0801-21-48-5254TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 48 (2019): Dossiê: Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 - políticas de Estado, memória e resistência2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5254/3584Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-14T04:05:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5254Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-11-14T04:05:10Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero |
title |
Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero |
spellingShingle |
Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero Ramalho, Carla Chagas |
title_short |
Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero |
title_full |
Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero |
title_fullStr |
Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero |
title_full_unstemmed |
Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero |
title_sort |
Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero |
author |
Ramalho, Carla Chagas |
author_facet |
Ramalho, Carla Chagas Vieira, José Jairo |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, José Jairo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalho, Carla Chagas Vieira, José Jairo |
description |
Neste artigo investigamos a construção do Plano Nacional de Educação 2014-2024, mostrando as diferentes formas de tratar a temática sobre gênero na estruturação deste documento. Após a delimitação teórica (escolarização; políticas públicas educacionais; gênero), analisamos os documentos: Projeto de Lei 8.035/2010; Lei 13.005/2014; e documento suplementar desta Lei. Pudemos constatar que no Projeto de Lei já havia carências descritivas sobre as questões de gênero, o que foi acentuado na Lei. Concluímos que há a necessidade de mais pesquisas relacionadas às políticas educacionais direcionadas ao gênero para embasar, cada vez mais, a compreensão acerca do assunto, procurando atenuar as violências que o receio do desconhecido pode vir a trazer. Palavras chaves: Plano Nacional de Educação; Gênero; Escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5254 10.17648/textura-2358-0801-21-48-5254 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5254 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-21-48-5254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5254/3584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 48 (2019): Dossiê: Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 - políticas de Estado, memória e resistência 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211081451274240 |