Perspectivas de crianças sobre o cotidiano da pré-escola: o recreio em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Silvia Helena Vieira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Celiane Oliveira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1625
Resumo: Várias pesquisas têm indicado que muitas crianças que frequentam a Educação Infantil não estão satisfeitas com a sua experiência escolar: a rotina é percebida como marcada pela repetição da mesma atividade da qual não gostam, a “tarefa”, e boa parte prefere ficar em casa. É bastante evidente que atribuem grande valor à brincadeira, aos brinquedos e às oportunidades para interagir com os amigos. Nesse contexto, destacamos uma pesquisa (SANTOS, 2015) que possibilitou a escuta de crianças sobre o recreio e discutimos as perspectivas delas acerca desse tema procurando entender a grande distância entre estas e a visão dos adultos, bastante impregnada pela ideia de pré-escola enquanto preparação para o ingresso no Ensino Fundamental.
id ULBRA-1_5b28f5a57ae2d6e1d3ac6736840305db
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1625
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Perspectivas de crianças sobre o cotidiano da pré-escola: o recreio em focoVárias pesquisas têm indicado que muitas crianças que frequentam a Educação Infantil não estão satisfeitas com a sua experiência escolar: a rotina é percebida como marcada pela repetição da mesma atividade da qual não gostam, a “tarefa”, e boa parte prefere ficar em casa. É bastante evidente que atribuem grande valor à brincadeira, aos brinquedos e às oportunidades para interagir com os amigos. Nesse contexto, destacamos uma pesquisa (SANTOS, 2015) que possibilitou a escuta de crianças sobre o recreio e discutimos as perspectivas delas acerca desse tema procurando entender a grande distância entre estas e a visão dos adultos, bastante impregnada pela ideia de pré-escola enquanto preparação para o ingresso no Ensino Fundamental.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Cruz, Silvia Helena VieiraSantos, Celiane Oliveira dos2016-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1625TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 36 (2016): Dossiê: Emenda Constitucional 59/2009: em busca da criança perdida2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1625/1459info:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T17:59:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1625Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-04-28T17:59:26Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas de crianças sobre o cotidiano da pré-escola: o recreio em foco
title Perspectivas de crianças sobre o cotidiano da pré-escola: o recreio em foco
spellingShingle Perspectivas de crianças sobre o cotidiano da pré-escola: o recreio em foco
Cruz, Silvia Helena Vieira
title_short Perspectivas de crianças sobre o cotidiano da pré-escola: o recreio em foco
title_full Perspectivas de crianças sobre o cotidiano da pré-escola: o recreio em foco
title_fullStr Perspectivas de crianças sobre o cotidiano da pré-escola: o recreio em foco
title_full_unstemmed Perspectivas de crianças sobre o cotidiano da pré-escola: o recreio em foco
title_sort Perspectivas de crianças sobre o cotidiano da pré-escola: o recreio em foco
author Cruz, Silvia Helena Vieira
author_facet Cruz, Silvia Helena Vieira
Santos, Celiane Oliveira dos
author_role author
author2 Santos, Celiane Oliveira dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Silvia Helena Vieira
Santos, Celiane Oliveira dos
description Várias pesquisas têm indicado que muitas crianças que frequentam a Educação Infantil não estão satisfeitas com a sua experiência escolar: a rotina é percebida como marcada pela repetição da mesma atividade da qual não gostam, a “tarefa”, e boa parte prefere ficar em casa. É bastante evidente que atribuem grande valor à brincadeira, aos brinquedos e às oportunidades para interagir com os amigos. Nesse contexto, destacamos uma pesquisa (SANTOS, 2015) que possibilitou a escuta de crianças sobre o recreio e discutimos as perspectivas delas acerca desse tema procurando entender a grande distância entre estas e a visão dos adultos, bastante impregnada pela ideia de pré-escola enquanto preparação para o ingresso no Ensino Fundamental.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1625
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1625/1459
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 36 (2016): Dossiê: Emenda Constitucional 59/2009: em busca da criança perdida
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1816339957557493760