On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7928 |
Resumo: | Este artigo busca compreender como a antinegritude tem se manifestado na educação brasileira, colombiana e equatoriana a partir de análises sobre a educação das relações étnico-raciais nesses três países. Partimos do reconhecimento de dinâmicas de violência que posicionam pessoas negras como socialmente mortas (PATTERSON, 1982) na sobrevida da escravidão (HARTMAN, 1997). Em seguida, analisamos aspectos sobre a educação e as legislações voltadas para a educação das relações étnico-raciais. Concluímos que a lente da antinegritude (SHARPE, 2016; WILDERSON, 2010; VARGAS, 2020) avança em análises sobre a relação antagônica e paradigmática que posiciona pessoas negras como um problema e ineducáveis (DUMAS, 2016; ross, 2021) na educação. |
id |
ULBRA-1_5bbfbb4a8065ed4ead4282b55579d0a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7928 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and EcuadorEste artigo busca compreender como a antinegritude tem se manifestado na educação brasileira, colombiana e equatoriana a partir de análises sobre a educação das relações étnico-raciais nesses três países. Partimos do reconhecimento de dinâmicas de violência que posicionam pessoas negras como socialmente mortas (PATTERSON, 1982) na sobrevida da escravidão (HARTMAN, 1997). Em seguida, analisamos aspectos sobre a educação e as legislações voltadas para a educação das relações étnico-raciais. Concluímos que a lente da antinegritude (SHARPE, 2016; WILDERSON, 2010; VARGAS, 2020) avança em análises sobre a relação antagônica e paradigmática que posiciona pessoas negras como um problema e ineducáveis (DUMAS, 2016; ross, 2021) na educação. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Cintra, Éllen DaianeJaramillo, Mauri BalantaJohnson, Ethan2024-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/792810.4322/2358-0801.2024.26.65.05TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 65 (2024): Education and ethnic-racial relations in Amefrica: transnational approaches2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7928/4889Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-05T21:17:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7928Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2024-02-05T21:17:23Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador |
title |
On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador |
spellingShingle |
On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador Cintra, Éllen Daiane |
title_short |
On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador |
title_full |
On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador |
title_fullStr |
On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador |
title_full_unstemmed |
On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador |
title_sort |
On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador |
author |
Cintra, Éllen Daiane |
author_facet |
Cintra, Éllen Daiane Jaramillo, Mauri Balanta Johnson, Ethan |
author_role |
author |
author2 |
Jaramillo, Mauri Balanta Johnson, Ethan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cintra, Éllen Daiane Jaramillo, Mauri Balanta Johnson, Ethan |
description |
Este artigo busca compreender como a antinegritude tem se manifestado na educação brasileira, colombiana e equatoriana a partir de análises sobre a educação das relações étnico-raciais nesses três países. Partimos do reconhecimento de dinâmicas de violência que posicionam pessoas negras como socialmente mortas (PATTERSON, 1982) na sobrevida da escravidão (HARTMAN, 1997). Em seguida, analisamos aspectos sobre a educação e as legislações voltadas para a educação das relações étnico-raciais. Concluímos que a lente da antinegritude (SHARPE, 2016; WILDERSON, 2010; VARGAS, 2020) avança em análises sobre a relação antagônica e paradigmática que posiciona pessoas negras como um problema e ineducáveis (DUMAS, 2016; ross, 2021) na educação. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7928 10.4322/2358-0801.2024.26.65.05 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7928 |
identifier_str_mv |
10.4322/2358-0801.2024.26.65.05 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7928/4889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 65 (2024): Education and ethnic-racial relations in Amefrica: transnational approaches 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211081419816960 |