On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Éllen Daiane
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Jaramillo, Mauri Balanta, Johnson, Ethan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7928
Resumo: Este artigo busca compreender como a antinegritude tem se manifestado na educação brasileira, colombiana e equatoriana a partir de análises sobre a educação das relações étnico-raciais nesses três países. Partimos do reconhecimento de dinâmicas de violência que posicionam pessoas negras como socialmente mortas (PATTERSON, 1982) na sobrevida da escravidão (HARTMAN, 1997). Em seguida, analisamos aspectos sobre a educação e as legislações voltadas para a educação das relações étnico-raciais. Concluímos que a lente da antinegritude (SHARPE, 2016; WILDERSON, 2010; VARGAS, 2020) avança em análises sobre a relação antagônica e paradigmática que posiciona pessoas negras como um problema e ineducáveis (DUMAS, 2016; ross, 2021) na educação. 
id ULBRA-1_5bbfbb4a8065ed4ead4282b55579d0a3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7928
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and EcuadorEste artigo busca compreender como a antinegritude tem se manifestado na educação brasileira, colombiana e equatoriana a partir de análises sobre a educação das relações étnico-raciais nesses três países. Partimos do reconhecimento de dinâmicas de violência que posicionam pessoas negras como socialmente mortas (PATTERSON, 1982) na sobrevida da escravidão (HARTMAN, 1997). Em seguida, analisamos aspectos sobre a educação e as legislações voltadas para a educação das relações étnico-raciais. Concluímos que a lente da antinegritude (SHARPE, 2016; WILDERSON, 2010; VARGAS, 2020) avança em análises sobre a relação antagônica e paradigmática que posiciona pessoas negras como um problema e ineducáveis (DUMAS, 2016; ross, 2021) na educação. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Cintra, Éllen DaianeJaramillo, Mauri BalantaJohnson, Ethan2024-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/792810.4322/2358-0801.2024.26.65.05TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 65 (2024): Education and ethnic-racial relations in Amefrica: transnational approaches2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7928/4889Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-05T21:17:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7928Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2024-02-05T21:17:23Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador
title On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador
spellingShingle On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador
Cintra, Éllen Daiane
title_short On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador
title_full On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador
title_fullStr On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador
title_full_unstemmed On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador
title_sort On the ordinariness of murdering the black psyque and flesh: antiblackness in educational policy and practice in Brazil, Colombia and Ecuador
author Cintra, Éllen Daiane
author_facet Cintra, Éllen Daiane
Jaramillo, Mauri Balanta
Johnson, Ethan
author_role author
author2 Jaramillo, Mauri Balanta
Johnson, Ethan
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cintra, Éllen Daiane
Jaramillo, Mauri Balanta
Johnson, Ethan
description Este artigo busca compreender como a antinegritude tem se manifestado na educação brasileira, colombiana e equatoriana a partir de análises sobre a educação das relações étnico-raciais nesses três países. Partimos do reconhecimento de dinâmicas de violência que posicionam pessoas negras como socialmente mortas (PATTERSON, 1982) na sobrevida da escravidão (HARTMAN, 1997). Em seguida, analisamos aspectos sobre a educação e as legislações voltadas para a educação das relações étnico-raciais. Concluímos que a lente da antinegritude (SHARPE, 2016; WILDERSON, 2010; VARGAS, 2020) avança em análises sobre a relação antagônica e paradigmática que posiciona pessoas negras como um problema e ineducáveis (DUMAS, 2016; ross, 2021) na educação. 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7928
10.4322/2358-0801.2024.26.65.05
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7928
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2024.26.65.05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7928/4889
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 65 (2024): Education and ethnic-racial relations in Amefrica: transnational approaches
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081419816960