A agenda global da educação e a formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maués, Olgaíses Cabral
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Camargo, Arlete Maria Monte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7116
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados da investigação, referentes às diretrizes emanadas de Organismos Internacionais, por meio de uma Agenda Global da Educação e das orientações, concernentes à formação continuada de professores, voltadas para a América Latina. Trata-se de um estudo bibliográfico-documental, que tem como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético na análise e compreensão do papel dos Organismos Internacionais, enquanto intelectuais orgânicos da burguesia e representantes dos aparelhos privados de hegemonia. Os resultados obtidos indicam as influências sofridas na concepção pedagógica dos programas de formação docente que se aproximam das orientações desses organismos.
id ULBRA-1_64abdd8d0c4155d668289d041a705c62
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7116
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling A agenda global da educação e a formação continuada de professoresO presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados da investigação, referentes às diretrizes emanadas de Organismos Internacionais, por meio de uma Agenda Global da Educação e das orientações, concernentes à formação continuada de professores, voltadas para a América Latina. Trata-se de um estudo bibliográfico-documental, que tem como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético na análise e compreensão do papel dos Organismos Internacionais, enquanto intelectuais orgânicos da burguesia e representantes dos aparelhos privados de hegemonia. Os resultados obtidos indicam as influências sofridas na concepção pedagógica dos programas de formação docente que se aproximam das orientações desses organismos.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPqMaués, Olgaíses CabralCamargo, Arlete Maria Monte2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/711610.29327/227811.24.59-1TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 59 (2022): Dossiê: Políticas docentes na atualidade2358-08011518-491910.29327/227811.24.59reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7116/4394Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-25T18:32:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7116Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2022-08-25T18:32:19Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A agenda global da educação e a formação continuada de professores
title A agenda global da educação e a formação continuada de professores
spellingShingle A agenda global da educação e a formação continuada de professores
Maués, Olgaíses Cabral
title_short A agenda global da educação e a formação continuada de professores
title_full A agenda global da educação e a formação continuada de professores
title_fullStr A agenda global da educação e a formação continuada de professores
title_full_unstemmed A agenda global da educação e a formação continuada de professores
title_sort A agenda global da educação e a formação continuada de professores
author Maués, Olgaíses Cabral
author_facet Maués, Olgaíses Cabral
Camargo, Arlete Maria Monte
author_role author
author2 Camargo, Arlete Maria Monte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Maués, Olgaíses Cabral
Camargo, Arlete Maria Monte
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados da investigação, referentes às diretrizes emanadas de Organismos Internacionais, por meio de uma Agenda Global da Educação e das orientações, concernentes à formação continuada de professores, voltadas para a América Latina. Trata-se de um estudo bibliográfico-documental, que tem como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético na análise e compreensão do papel dos Organismos Internacionais, enquanto intelectuais orgânicos da burguesia e representantes dos aparelhos privados de hegemonia. Os resultados obtidos indicam as influências sofridas na concepção pedagógica dos programas de formação docente que se aproximam das orientações desses organismos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7116
10.29327/227811.24.59-1
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7116
identifier_str_mv 10.29327/227811.24.59-1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7116/4394
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 59 (2022): Dossiê: Políticas docentes na atualidade
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.24.59
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1816339956432371712