A agenda global da educação e a formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7116 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados da investigação, referentes às diretrizes emanadas de Organismos Internacionais, por meio de uma Agenda Global da Educação e das orientações, concernentes à formação continuada de professores, voltadas para a América Latina. Trata-se de um estudo bibliográfico-documental, que tem como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético na análise e compreensão do papel dos Organismos Internacionais, enquanto intelectuais orgânicos da burguesia e representantes dos aparelhos privados de hegemonia. Os resultados obtidos indicam as influências sofridas na concepção pedagógica dos programas de formação docente que se aproximam das orientações desses organismos. |
id |
ULBRA-1_64abdd8d0c4155d668289d041a705c62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7116 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
A agenda global da educação e a formação continuada de professoresO presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados da investigação, referentes às diretrizes emanadas de Organismos Internacionais, por meio de uma Agenda Global da Educação e das orientações, concernentes à formação continuada de professores, voltadas para a América Latina. Trata-se de um estudo bibliográfico-documental, que tem como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético na análise e compreensão do papel dos Organismos Internacionais, enquanto intelectuais orgânicos da burguesia e representantes dos aparelhos privados de hegemonia. Os resultados obtidos indicam as influências sofridas na concepção pedagógica dos programas de formação docente que se aproximam das orientações desses organismos.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPqMaués, Olgaíses CabralCamargo, Arlete Maria Monte2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/711610.29327/227811.24.59-1TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 59 (2022): Dossiê: Políticas docentes na atualidade2358-08011518-491910.29327/227811.24.59reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7116/4394Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-25T18:32:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7116Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2022-08-25T18:32:19Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A agenda global da educação e a formação continuada de professores |
title |
A agenda global da educação e a formação continuada de professores |
spellingShingle |
A agenda global da educação e a formação continuada de professores Maués, Olgaíses Cabral |
title_short |
A agenda global da educação e a formação continuada de professores |
title_full |
A agenda global da educação e a formação continuada de professores |
title_fullStr |
A agenda global da educação e a formação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
A agenda global da educação e a formação continuada de professores |
title_sort |
A agenda global da educação e a formação continuada de professores |
author |
Maués, Olgaíses Cabral |
author_facet |
Maués, Olgaíses Cabral Camargo, Arlete Maria Monte |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Arlete Maria Monte |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maués, Olgaíses Cabral Camargo, Arlete Maria Monte |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados da investigação, referentes às diretrizes emanadas de Organismos Internacionais, por meio de uma Agenda Global da Educação e das orientações, concernentes à formação continuada de professores, voltadas para a América Latina. Trata-se de um estudo bibliográfico-documental, que tem como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético na análise e compreensão do papel dos Organismos Internacionais, enquanto intelectuais orgânicos da burguesia e representantes dos aparelhos privados de hegemonia. Os resultados obtidos indicam as influências sofridas na concepção pedagógica dos programas de formação docente que se aproximam das orientações desses organismos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7116 10.29327/227811.24.59-1 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7116 |
identifier_str_mv |
10.29327/227811.24.59-1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7116/4394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 59 (2022): Dossiê: Políticas docentes na atualidade 2358-0801 1518-4919 10.29327/227811.24.59 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1816339956432371712 |