Obrigatoriedade de matricula aos 4 anos: ampliação ou recuo do direito?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1627 |
Resumo: | O presente texto tem por objetivo discutir as estratégias de atendimento na educação infantil observada nos três maiores municípios de Santa Catarina, de modo especial, após a aprovação da lei N°12.796/13 que determinada a obrigatoriedade da matricula aos quatros anos de idade. É uma pesquisa documental, a partir de dados estatísticos coletados junto a diferentes sites governamentais. As análises indicam que, os municípios mantêm os atendimentos em período integral, mas já é possível observar variações nesse atendimento, sobretudo no atendimento pré-escolar. Esse quadro é inquietante, pois, tanto pode indicar novas formas de organização dessa etapa educativa, quanto configurar no fortalecimento da dicotomia entre creche e pré-escola |
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Obrigatoriedade de matricula aos 4 anos: ampliação ou recuo do direito?O presente texto tem por objetivo discutir as estratégias de atendimento na educação infantil observada nos três maiores municípios de Santa Catarina, de modo especial, após a aprovação da lei N°12.796/13 que determinada a obrigatoriedade da matricula aos quatros anos de idade. É uma pesquisa documental, a partir de dados estatísticos coletados junto a diferentes sites governamentais. As análises indicam que, os municípios mantêm os atendimentos em período integral, mas já é possível observar variações nesse atendimento, sobretudo no atendimento pré-escolar. Esse quadro é inquietante, pois, tanto pode indicar novas formas de organização dessa etapa educativa, quanto configurar no fortalecimento da dicotomia entre creche e pré-escolaUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPQCampos, RosâniaBarbosa, Maria Carmen Silveira2016-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1627TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 36 (2016): Dossiê: Emenda Constitucional 59/2009: em busca da criança perdida2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1627/1454info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-12T18:28:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1627Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-03-12T18:28:19Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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