A PEDAGOGIA DO YOUTUBE E O EMPREENDORISMO DOCENTE DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Leandra Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mutz, Andresa Silva da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7796
Resumo: Este artigo decorre de pesquisa em andamento que visa compreender como a plataforma de vídeos YouTube opera no agenciamento de professores, transformandoos em empreendedores digitais. O recorte aqui selecionado diz respeito ao mapeamento de enunciações do material publicado no YouTube Official Blog intitulado Conheça 3 professores que cresceram no YouTube em 2021. Por meio da Análise de Discurso de inspiração foucaultiana, foi possível perceber as operações discursivas utilizadas pela plataforma para atrair docentes e formar o professor youtuber para seguir carreira na plataforma. Uma demonstração da Pedagogia Cultural opera ensejando o empreendedorismo docente digital e a plataformização do trabalho do professor youtu
id ULBRA-1_704ba2ea0a70c99dd1d9311aa384ebdb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7796
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling A PEDAGOGIA DO YOUTUBE E O EMPREENDORISMO DOCENTE DIGITALEste artigo decorre de pesquisa em andamento que visa compreender como a plataforma de vídeos YouTube opera no agenciamento de professores, transformandoos em empreendedores digitais. O recorte aqui selecionado diz respeito ao mapeamento de enunciações do material publicado no YouTube Official Blog intitulado Conheça 3 professores que cresceram no YouTube em 2021. Por meio da Análise de Discurso de inspiração foucaultiana, foi possível perceber as operações discursivas utilizadas pela plataforma para atrair docentes e formar o professor youtuber para seguir carreira na plataforma. Uma demonstração da Pedagogia Cultural opera ensejando o empreendedorismo docente digital e a plataformização do trabalho do professor youtuUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)Gonçalves, Leandra GomesMutz, Andresa Silva da Costa2023-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/779610.4322/2358-0801.2023.25.64.19TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 64 (2023): Dossiê - PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7796/4821Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T13:46:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7796Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-10-17T13:46:18Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA DO YOUTUBE E O EMPREENDORISMO DOCENTE DIGITAL
title A PEDAGOGIA DO YOUTUBE E O EMPREENDORISMO DOCENTE DIGITAL
spellingShingle A PEDAGOGIA DO YOUTUBE E O EMPREENDORISMO DOCENTE DIGITAL
Gonçalves, Leandra Gomes
title_short A PEDAGOGIA DO YOUTUBE E O EMPREENDORISMO DOCENTE DIGITAL
title_full A PEDAGOGIA DO YOUTUBE E O EMPREENDORISMO DOCENTE DIGITAL
title_fullStr A PEDAGOGIA DO YOUTUBE E O EMPREENDORISMO DOCENTE DIGITAL
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA DO YOUTUBE E O EMPREENDORISMO DOCENTE DIGITAL
title_sort A PEDAGOGIA DO YOUTUBE E O EMPREENDORISMO DOCENTE DIGITAL
author Gonçalves, Leandra Gomes
author_facet Gonçalves, Leandra Gomes
Mutz, Andresa Silva da Costa
author_role author
author2 Mutz, Andresa Silva da Costa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Leandra Gomes
Mutz, Andresa Silva da Costa
description Este artigo decorre de pesquisa em andamento que visa compreender como a plataforma de vídeos YouTube opera no agenciamento de professores, transformandoos em empreendedores digitais. O recorte aqui selecionado diz respeito ao mapeamento de enunciações do material publicado no YouTube Official Blog intitulado Conheça 3 professores que cresceram no YouTube em 2021. Por meio da Análise de Discurso de inspiração foucaultiana, foi possível perceber as operações discursivas utilizadas pela plataforma para atrair docentes e formar o professor youtuber para seguir carreira na plataforma. Uma demonstração da Pedagogia Cultural opera ensejando o empreendedorismo docente digital e a plataformização do trabalho do professor youtu
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7796
10.4322/2358-0801.2023.25.64.19
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7796
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2023.25.64.19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7796/4821
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 64 (2023): Dossiê - PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083587223552