Capacitismo, Capacitações e Inclusão Efetiva: Desafios para a educação inclusiva a partir da abordagem de Martha Nussbaum
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7127 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o capacitismo na educação enquanto uma forma de exclusão de pessoas com necessidades especiais, pensando autonomia e capacidade desde uma abordagem não-capacitista, através de uma análise comparativa das abordagens dos trabalhos Amartya Sen e Martha Nussbaum. O desenvolvimento se dará através de pesquisas bibliográficas, principalmente com obras relacionadas à abordagem das capacitações, além de obras que estudam o capacitismo e exclusão na educação. |
id |
ULBRA-1_7520791b750ed42eb5a10f1085c1270e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7127 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Capacitismo, Capacitações e Inclusão Efetiva: Desafios para a educação inclusiva a partir da abordagem de Martha NussbaumO objetivo deste trabalho é analisar o capacitismo na educação enquanto uma forma de exclusão de pessoas com necessidades especiais, pensando autonomia e capacidade desde uma abordagem não-capacitista, através de uma análise comparativa das abordagens dos trabalhos Amartya Sen e Martha Nussbaum. O desenvolvimento se dará através de pesquisas bibliográficas, principalmente com obras relacionadas à abordagem das capacitações, além de obras que estudam o capacitismo e exclusão na educação.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Sanches, Andreza Schefferde Araujo, Nyara Rosana KochenborgerPontin, Fabrício2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/712710.4322/2358-0801.2022.24.60-14TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 60 (2022): Dossiê: Hegemonías y disensos en tiempos del capitalismo total: etnografías del presente en el cruce entre literatura, periodismo y cultura(s) en América Latina2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7127/4502Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-01T21:32:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7127Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2022-12-01T21:32:12Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capacitismo, Capacitações e Inclusão Efetiva: Desafios para a educação inclusiva a partir da abordagem de Martha Nussbaum |
title |
Capacitismo, Capacitações e Inclusão Efetiva: Desafios para a educação inclusiva a partir da abordagem de Martha Nussbaum |
spellingShingle |
Capacitismo, Capacitações e Inclusão Efetiva: Desafios para a educação inclusiva a partir da abordagem de Martha Nussbaum Sanches, Andreza Scheffer |
title_short |
Capacitismo, Capacitações e Inclusão Efetiva: Desafios para a educação inclusiva a partir da abordagem de Martha Nussbaum |
title_full |
Capacitismo, Capacitações e Inclusão Efetiva: Desafios para a educação inclusiva a partir da abordagem de Martha Nussbaum |
title_fullStr |
Capacitismo, Capacitações e Inclusão Efetiva: Desafios para a educação inclusiva a partir da abordagem de Martha Nussbaum |
title_full_unstemmed |
Capacitismo, Capacitações e Inclusão Efetiva: Desafios para a educação inclusiva a partir da abordagem de Martha Nussbaum |
title_sort |
Capacitismo, Capacitações e Inclusão Efetiva: Desafios para a educação inclusiva a partir da abordagem de Martha Nussbaum |
author |
Sanches, Andreza Scheffer |
author_facet |
Sanches, Andreza Scheffer de Araujo, Nyara Rosana Kochenborger Pontin, Fabrício |
author_role |
author |
author2 |
de Araujo, Nyara Rosana Kochenborger Pontin, Fabrício |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Andreza Scheffer de Araujo, Nyara Rosana Kochenborger Pontin, Fabrício |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar o capacitismo na educação enquanto uma forma de exclusão de pessoas com necessidades especiais, pensando autonomia e capacidade desde uma abordagem não-capacitista, através de uma análise comparativa das abordagens dos trabalhos Amartya Sen e Martha Nussbaum. O desenvolvimento se dará através de pesquisas bibliográficas, principalmente com obras relacionadas à abordagem das capacitações, além de obras que estudam o capacitismo e exclusão na educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7127 10.4322/2358-0801.2022.24.60-14 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7127 |
identifier_str_mv |
10.4322/2358-0801.2022.24.60-14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7127/4502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 60 (2022): Dossiê: Hegemonías y disensos en tiempos del capitalismo total: etnografías del presente en el cruce entre literatura, periodismo y cultura(s) en América Latina 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211082822811648 |