A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karlo-Gomes, Geam
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Kleberson Saraiva dos, Coelho, Dayane Rafaela Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5940
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a percepção dos estudantes do Curso de Letras de uma universidade no Nordeste brasileiro sobre a interculturalidade em literatura espanhola. Nesse intuito, recorreu-se a uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, por meio da análise de diários de leituras produzidos por estudantes de graduação durante a vivência do componente curricular Literatura Espanhola. Os resultados evidenciaram que os estudantes da área de Letras demonstraram uma perspectiva crítica em torno das potencialidades da literatura espanhola para a formação intercultural, ancorados nas categorias relações sociais e cultura simbólica presentes em textos literários.
id ULBRA-1_76fcd0e4896c38664fdfad34a4218805
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5940
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanholaO objetivo deste artigo é apresentar a percepção dos estudantes do Curso de Letras de uma universidade no Nordeste brasileiro sobre a interculturalidade em literatura espanhola. Nesse intuito, recorreu-se a uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, por meio da análise de diários de leituras produzidos por estudantes de graduação durante a vivência do componente curricular Literatura Espanhola. Os resultados evidenciaram que os estudantes da área de Letras demonstraram uma perspectiva crítica em torno das potencialidades da literatura espanhola para a formação intercultural, ancorados nas categorias relações sociais e cultura simbólica presentes em textos literários.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Universidade de PernambucoKarlo-Gomes, GeamSantos, Kleberson Saraiva dosCoelho, Dayane Rafaela Pereira2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/594010.17648/textura-2358-0801-v22n52-5940TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 52 (2020): Dossiê Formação de Professores em Letras2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n52reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5940/3889Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-08T00:25:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5940Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-11-08T00:25:37Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola
title A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola
spellingShingle A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola
Karlo-Gomes, Geam
title_short A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola
title_full A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola
title_fullStr A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola
title_full_unstemmed A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola
title_sort A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola
author Karlo-Gomes, Geam
author_facet Karlo-Gomes, Geam
Santos, Kleberson Saraiva dos
Coelho, Dayane Rafaela Pereira
author_role author
author2 Santos, Kleberson Saraiva dos
Coelho, Dayane Rafaela Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Pernambuco
dc.contributor.author.fl_str_mv Karlo-Gomes, Geam
Santos, Kleberson Saraiva dos
Coelho, Dayane Rafaela Pereira
description O objetivo deste artigo é apresentar a percepção dos estudantes do Curso de Letras de uma universidade no Nordeste brasileiro sobre a interculturalidade em literatura espanhola. Nesse intuito, recorreu-se a uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, por meio da análise de diários de leituras produzidos por estudantes de graduação durante a vivência do componente curricular Literatura Espanhola. Os resultados evidenciaram que os estudantes da área de Letras demonstraram uma perspectiva crítica em torno das potencialidades da literatura espanhola para a formação intercultural, ancorados nas categorias relações sociais e cultura simbólica presentes em textos literários.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5940
10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5940
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5940
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5940/3889
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 52 (2020): Dossiê Formação de Professores em Letras
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-v22n52
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083554717696