A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5940 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar a percepção dos estudantes do Curso de Letras de uma universidade no Nordeste brasileiro sobre a interculturalidade em literatura espanhola. Nesse intuito, recorreu-se a uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, por meio da análise de diários de leituras produzidos por estudantes de graduação durante a vivência do componente curricular Literatura Espanhola. Os resultados evidenciaram que os estudantes da área de Letras demonstraram uma perspectiva crítica em torno das potencialidades da literatura espanhola para a formação intercultural, ancorados nas categorias relações sociais e cultura simbólica presentes em textos literários. |
id |
ULBRA-1_76fcd0e4896c38664fdfad34a4218805 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5940 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanholaO objetivo deste artigo é apresentar a percepção dos estudantes do Curso de Letras de uma universidade no Nordeste brasileiro sobre a interculturalidade em literatura espanhola. Nesse intuito, recorreu-se a uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, por meio da análise de diários de leituras produzidos por estudantes de graduação durante a vivência do componente curricular Literatura Espanhola. Os resultados evidenciaram que os estudantes da área de Letras demonstraram uma perspectiva crítica em torno das potencialidades da literatura espanhola para a formação intercultural, ancorados nas categorias relações sociais e cultura simbólica presentes em textos literários.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Universidade de PernambucoKarlo-Gomes, GeamSantos, Kleberson Saraiva dosCoelho, Dayane Rafaela Pereira2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/594010.17648/textura-2358-0801-v22n52-5940TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 52 (2020): Dossiê Formação de Professores em Letras2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n52reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5940/3889Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-08T00:25:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5940Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-11-08T00:25:37Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola |
title |
A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola |
spellingShingle |
A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola Karlo-Gomes, Geam |
title_short |
A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola |
title_full |
A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola |
title_fullStr |
A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola |
title_full_unstemmed |
A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola |
title_sort |
A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola |
author |
Karlo-Gomes, Geam |
author_facet |
Karlo-Gomes, Geam Santos, Kleberson Saraiva dos Coelho, Dayane Rafaela Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Kleberson Saraiva dos Coelho, Dayane Rafaela Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Pernambuco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karlo-Gomes, Geam Santos, Kleberson Saraiva dos Coelho, Dayane Rafaela Pereira |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar a percepção dos estudantes do Curso de Letras de uma universidade no Nordeste brasileiro sobre a interculturalidade em literatura espanhola. Nesse intuito, recorreu-se a uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, por meio da análise de diários de leituras produzidos por estudantes de graduação durante a vivência do componente curricular Literatura Espanhola. Os resultados evidenciaram que os estudantes da área de Letras demonstraram uma perspectiva crítica em torno das potencialidades da literatura espanhola para a formação intercultural, ancorados nas categorias relações sociais e cultura simbólica presentes em textos literários. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5940 10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5940 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5940 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5940/3889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 52 (2020): Dossiê Formação de Professores em Letras 2358-0801 1518-4919 10.17648/textura-2358-0801-v22n52 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083554717696 |