Educa(ações) indígenas: territórios de identidades e espaços de (re)existências do Povo Xukuru do Ororubá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Saulo Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Oliveira, Maria Roseane Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5655
Resumo: Este artigo faz uma abordagem sobre a temática da educação indígena. É fruto das pesquisas realizadas ao longo do mestrado em educação contemporânea, na Universidade Federal de Pernambuco, e se propõe a analisar as interfaces existentes entre a educação Xukuru e a educação escolar do povo Xukuru do Ororubá enquanto territórios de identidades. A partir da vivência na área e a contribuição de alguns autores, constatamos que a escola serve de instrumento para o fortalecimento da identidade étnica, por isso é considerada um espaço de (re)existência, e a comunidade é a base para que essa educação aconteça, seja no espaço da sala de aula ou para além dele.
id ULBRA-1_7947530fe94cd550996929da93f853a0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5655
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Educa(ações) indígenas: territórios de identidades e espaços de (re)existências do Povo Xukuru do OrorubáEste artigo faz uma abordagem sobre a temática da educação indígena. É fruto das pesquisas realizadas ao longo do mestrado em educação contemporânea, na Universidade Federal de Pernambuco, e se propõe a analisar as interfaces existentes entre a educação Xukuru e a educação escolar do povo Xukuru do Ororubá enquanto territórios de identidades. A partir da vivência na área e a contribuição de alguns autores, constatamos que a escola serve de instrumento para o fortalecimento da identidade étnica, por isso é considerada um espaço de (re)existência, e a comunidade é a base para que essa educação aconteça, seja no espaço da sala de aula ou para além dele.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da UFPE.Feitosa, Saulo Ferreirade Oliveira, Maria Roseane Cordeiro2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/565510.17648/textura-2358-0801-v22n51-5655TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n51reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5655/3778Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T16:01:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5655Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-07-14T16:01:01Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educa(ações) indígenas: territórios de identidades e espaços de (re)existências do Povo Xukuru do Ororubá
title Educa(ações) indígenas: territórios de identidades e espaços de (re)existências do Povo Xukuru do Ororubá
spellingShingle Educa(ações) indígenas: territórios de identidades e espaços de (re)existências do Povo Xukuru do Ororubá
Feitosa, Saulo Ferreira
title_short Educa(ações) indígenas: territórios de identidades e espaços de (re)existências do Povo Xukuru do Ororubá
title_full Educa(ações) indígenas: territórios de identidades e espaços de (re)existências do Povo Xukuru do Ororubá
title_fullStr Educa(ações) indígenas: territórios de identidades e espaços de (re)existências do Povo Xukuru do Ororubá
title_full_unstemmed Educa(ações) indígenas: territórios de identidades e espaços de (re)existências do Povo Xukuru do Ororubá
title_sort Educa(ações) indígenas: territórios de identidades e espaços de (re)existências do Povo Xukuru do Ororubá
author Feitosa, Saulo Ferreira
author_facet Feitosa, Saulo Ferreira
de Oliveira, Maria Roseane Cordeiro
author_role author
author2 de Oliveira, Maria Roseane Cordeiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da UFPE.
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Saulo Ferreira
de Oliveira, Maria Roseane Cordeiro
description Este artigo faz uma abordagem sobre a temática da educação indígena. É fruto das pesquisas realizadas ao longo do mestrado em educação contemporânea, na Universidade Federal de Pernambuco, e se propõe a analisar as interfaces existentes entre a educação Xukuru e a educação escolar do povo Xukuru do Ororubá enquanto territórios de identidades. A partir da vivência na área e a contribuição de alguns autores, constatamos que a escola serve de instrumento para o fortalecimento da identidade étnica, por isso é considerada um espaço de (re)existência, e a comunidade é a base para que essa educação aconteça, seja no espaço da sala de aula ou para além dele.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5655
10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5655
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5655
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5655/3778
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-v22n51
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083514871808