A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Monteagudo, Barbara Cibelli da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3575
Resumo: O texto aborda parte de resultados de pesquisa realizada no Ensino Fundamental, cujo objetivo foi investigar os caminhos e estratégias do leitor de textos narrativos, disponíveis em sites de domínio público, com uso de tablet. O outro bakhtiniano contribuiu para entender os processos e percursos do leitor que lê interagindo. A agilidade de olhos e dedos no percorrer a tela é percebida nas relações com o próprio texto e o mundo circundante na direção da compreensão. As rodas de socialização possibilitaram construção dos sentidos pelo leitor e criação de novos desejos de ler e a constituição da Biblioteca Digital Virtual. A mediatização do professor mediante ações intencionais possibilitou ao leitor novas conexões entre texto, obras lidas e colegas.
id ULBRA-1_807d0e340578ecbd2d669b17e2e9ad3b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3575
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tabletO texto aborda parte de resultados de pesquisa realizada no Ensino Fundamental, cujo objetivo foi investigar os caminhos e estratégias do leitor de textos narrativos, disponíveis em sites de domínio público, com uso de tablet. O outro bakhtiniano contribuiu para entender os processos e percursos do leitor que lê interagindo. A agilidade de olhos e dedos no percorrer a tela é percebida nas relações com o próprio texto e o mundo circundante na direção da compreensão. As rodas de socialização possibilitaram construção dos sentidos pelo leitor e criação de novos desejos de ler e a constituição da Biblioteca Digital Virtual. A mediatização do professor mediante ações intencionais possibilitou ao leitor novas conexões entre texto, obras lidas e colegas.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim SimõesMonteagudo, Barbara Cibelli da Silva2018-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/357510.17648/textura-2358-0801-20-43-3575TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 43 (2018)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3575/2939Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-16T19:53:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3575Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2018-05-16T19:53:47Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet
title A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet
spellingShingle A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões
title_short A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet
title_full A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet
title_fullStr A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet
title_full_unstemmed A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet
title_sort A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet
author Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões
author_facet Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões
Monteagudo, Barbara Cibelli da Silva
author_role author
author2 Monteagudo, Barbara Cibelli da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões
Monteagudo, Barbara Cibelli da Silva
description O texto aborda parte de resultados de pesquisa realizada no Ensino Fundamental, cujo objetivo foi investigar os caminhos e estratégias do leitor de textos narrativos, disponíveis em sites de domínio público, com uso de tablet. O outro bakhtiniano contribuiu para entender os processos e percursos do leitor que lê interagindo. A agilidade de olhos e dedos no percorrer a tela é percebida nas relações com o próprio texto e o mundo circundante na direção da compreensão. As rodas de socialização possibilitaram construção dos sentidos pelo leitor e criação de novos desejos de ler e a constituição da Biblioteca Digital Virtual. A mediatização do professor mediante ações intencionais possibilitou ao leitor novas conexões entre texto, obras lidas e colegas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3575
10.17648/textura-2358-0801-20-43-3575
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3575
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-20-43-3575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3575/2939
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 43 (2018)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082340466688