A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
DOI: | 10.17648/textura-2358-0801-20-43-3575 |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3575 |
Resumo: | O texto aborda parte de resultados de pesquisa realizada no Ensino Fundamental, cujo objetivo foi investigar os caminhos e estratégias do leitor de textos narrativos, disponíveis em sites de domínio público, com uso de tablet. O outro bakhtiniano contribuiu para entender os processos e percursos do leitor que lê interagindo. A agilidade de olhos e dedos no percorrer a tela é percebida nas relações com o próprio texto e o mundo circundante na direção da compreensão. As rodas de socialização possibilitaram construção dos sentidos pelo leitor e criação de novos desejos de ler e a constituição da Biblioteca Digital Virtual. A mediatização do professor mediante ações intencionais possibilitou ao leitor novas conexões entre texto, obras lidas e colegas. |
id |
ULBRA-1_807d0e340578ecbd2d669b17e2e9ad3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3575 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
spelling |
A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tabletO texto aborda parte de resultados de pesquisa realizada no Ensino Fundamental, cujo objetivo foi investigar os caminhos e estratégias do leitor de textos narrativos, disponíveis em sites de domínio público, com uso de tablet. O outro bakhtiniano contribuiu para entender os processos e percursos do leitor que lê interagindo. A agilidade de olhos e dedos no percorrer a tela é percebida nas relações com o próprio texto e o mundo circundante na direção da compreensão. As rodas de socialização possibilitaram construção dos sentidos pelo leitor e criação de novos desejos de ler e a constituição da Biblioteca Digital Virtual. A mediatização do professor mediante ações intencionais possibilitou ao leitor novas conexões entre texto, obras lidas e colegas.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim SimõesMonteagudo, Barbara Cibelli da Silva2018-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/357510.17648/textura-2358-0801-20-43-3575TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 43 (2018)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3575/2939Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-16T19:53:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3575Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2018-05-16T19:53:47Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet |
title |
A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet |
spellingShingle |
A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões |
title_short |
A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet |
title_full |
A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet |
title_fullStr |
A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet |
title_full_unstemmed |
A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet |
title_sort |
A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet |
author |
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões |
author_facet |
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões Monteagudo, Barbara Cibelli da Silva Monteagudo, Barbara Cibelli da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Monteagudo, Barbara Cibelli da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões Monteagudo, Barbara Cibelli da Silva |
description |
O texto aborda parte de resultados de pesquisa realizada no Ensino Fundamental, cujo objetivo foi investigar os caminhos e estratégias do leitor de textos narrativos, disponíveis em sites de domínio público, com uso de tablet. O outro bakhtiniano contribuiu para entender os processos e percursos do leitor que lê interagindo. A agilidade de olhos e dedos no percorrer a tela é percebida nas relações com o próprio texto e o mundo circundante na direção da compreensão. As rodas de socialização possibilitaram construção dos sentidos pelo leitor e criação de novos desejos de ler e a constituição da Biblioteca Digital Virtual. A mediatização do professor mediante ações intencionais possibilitou ao leitor novas conexões entre texto, obras lidas e colegas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3575 10.17648/textura-2358-0801-20-43-3575 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3575 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-20-43-3575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3575/2939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 43 (2018) 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1822183159865802752 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-20-43-3575 |