Educação, saúde e geração: reflexões em diversos espaços de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1344 |
Resumo: | A proposta é problematizar a partir da vertente pós-estruturalista foucaultianos como identificamos a educação como uma pratica que promove e produz um discurso sobre a(s) saúde(s) com a finalidade de produzir sujeitos saudáveis. Dita promoção/produção acontece em diversos contextos sejam eles escolares ou não escolares e interpelando os sujeitos de diversas gerações sejam eles crianças ou não. Assim, consideramos que as práticas pedagógicas (escolares e não escolares) podem ser tanto em espaços de reprodução quanto de transformação da saúde com várias convergências e divergências. Palavras-Chaves: saúde, educação, geração, intervenção. |
id |
ULBRA-1_9082b826ff258d16a337b83c966c0620 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1344 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, saúde e geração: reflexões em diversos espaços de intervençãoA proposta é problematizar a partir da vertente pós-estruturalista foucaultianos como identificamos a educação como uma pratica que promove e produz um discurso sobre a(s) saúde(s) com a finalidade de produzir sujeitos saudáveis. Dita promoção/produção acontece em diversos contextos sejam eles escolares ou não escolares e interpelando os sujeitos de diversas gerações sejam eles crianças ou não. Assim, consideramos que as práticas pedagógicas (escolares e não escolares) podem ser tanto em espaços de reprodução quanto de transformação da saúde com várias convergências e divergências. Palavras-Chaves: saúde, educação, geração, intervenção.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Wenetz, IleanaAlvarenga, Luiz Fernando2015-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1344TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 33 (2015): Dossiê: Educação e Saúde2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1344/1071info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-13T15:43:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1344Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2015-05-13T15:43:16Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, saúde e geração: reflexões em diversos espaços de intervenção |
title |
Educação, saúde e geração: reflexões em diversos espaços de intervenção |
spellingShingle |
Educação, saúde e geração: reflexões em diversos espaços de intervenção Wenetz, Ileana |
title_short |
Educação, saúde e geração: reflexões em diversos espaços de intervenção |
title_full |
Educação, saúde e geração: reflexões em diversos espaços de intervenção |
title_fullStr |
Educação, saúde e geração: reflexões em diversos espaços de intervenção |
title_full_unstemmed |
Educação, saúde e geração: reflexões em diversos espaços de intervenção |
title_sort |
Educação, saúde e geração: reflexões em diversos espaços de intervenção |
author |
Wenetz, Ileana |
author_facet |
Wenetz, Ileana Alvarenga, Luiz Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Alvarenga, Luiz Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wenetz, Ileana Alvarenga, Luiz Fernando |
description |
A proposta é problematizar a partir da vertente pós-estruturalista foucaultianos como identificamos a educação como uma pratica que promove e produz um discurso sobre a(s) saúde(s) com a finalidade de produzir sujeitos saudáveis. Dita promoção/produção acontece em diversos contextos sejam eles escolares ou não escolares e interpelando os sujeitos de diversas gerações sejam eles crianças ou não. Assim, consideramos que as práticas pedagógicas (escolares e não escolares) podem ser tanto em espaços de reprodução quanto de transformação da saúde com várias convergências e divergências. Palavras-Chaves: saúde, educação, geração, intervenção. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1344 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1344/1071 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 33 (2015): Dossiê: Educação e Saúde 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1816339958686810112 |