Impacto dos recursos semióticos para recuperação da informação explicita em uma obra de literatura infantil digital lida por crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Mônica Daisy Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6946
Resumo: Este artigo analisa a repercussão dos recursos semióticos na compreensão do texto a partir da microhabilidade localização de informação explicita. Os dados são de uma pesquisa realizada com crianças lendo a obra de literatura infantil digital o Rei do Rio de Ouro, da StoryMax. Parte-se dos estudos da semiótica social de Gunter Kress e da leitura de Daniel Cassany. A obra foi modificada para que a leitura fosse realizada por camadas e após cada sessão de leitura realizou-se uma entrevista com perguntas sobre o impacto de cada recurso semiótico na construção do sentido. O estudo demostra que cada modo possui uma repercussão na localização de informação explicita e agregar recursos semióticos favorece a construção de sentido.
id ULBRA-1_93fac03d82aa074d4558ea299d0c7872
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6946
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Impacto dos recursos semióticos para recuperação da informação explicita em uma obra de literatura infantil digital lida por criançasEste artigo analisa a repercussão dos recursos semióticos na compreensão do texto a partir da microhabilidade localização de informação explicita. Os dados são de uma pesquisa realizada com crianças lendo a obra de literatura infantil digital o Rei do Rio de Ouro, da StoryMax. Parte-se dos estudos da semiótica social de Gunter Kress e da leitura de Daniel Cassany. A obra foi modificada para que a leitura fosse realizada por camadas e após cada sessão de leitura realizou-se uma entrevista com perguntas sobre o impacto de cada recurso semiótico na construção do sentido. O estudo demostra que cada modo possui uma repercussão na localização de informação explicita e agregar recursos semióticos favorece a construção de sentido.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Araújo, Mônica Daisy Vieira2022-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/694610.29327/227811.24.58-7TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 58 (2022): Dossiê: Literatura Infantil e Juvenil no Mundo Digital2358-08011518-491910.29327/227811.24.58reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6946/4340Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-05T19:12:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6946Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2022-05-05T19:12Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto dos recursos semióticos para recuperação da informação explicita em uma obra de literatura infantil digital lida por crianças
title Impacto dos recursos semióticos para recuperação da informação explicita em uma obra de literatura infantil digital lida por crianças
spellingShingle Impacto dos recursos semióticos para recuperação da informação explicita em uma obra de literatura infantil digital lida por crianças
Araújo, Mônica Daisy Vieira
title_short Impacto dos recursos semióticos para recuperação da informação explicita em uma obra de literatura infantil digital lida por crianças
title_full Impacto dos recursos semióticos para recuperação da informação explicita em uma obra de literatura infantil digital lida por crianças
title_fullStr Impacto dos recursos semióticos para recuperação da informação explicita em uma obra de literatura infantil digital lida por crianças
title_full_unstemmed Impacto dos recursos semióticos para recuperação da informação explicita em uma obra de literatura infantil digital lida por crianças
title_sort Impacto dos recursos semióticos para recuperação da informação explicita em uma obra de literatura infantil digital lida por crianças
author Araújo, Mônica Daisy Vieira
author_facet Araújo, Mônica Daisy Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Mônica Daisy Vieira
description Este artigo analisa a repercussão dos recursos semióticos na compreensão do texto a partir da microhabilidade localização de informação explicita. Os dados são de uma pesquisa realizada com crianças lendo a obra de literatura infantil digital o Rei do Rio de Ouro, da StoryMax. Parte-se dos estudos da semiótica social de Gunter Kress e da leitura de Daniel Cassany. A obra foi modificada para que a leitura fosse realizada por camadas e após cada sessão de leitura realizou-se uma entrevista com perguntas sobre o impacto de cada recurso semiótico na construção do sentido. O estudo demostra que cada modo possui uma repercussão na localização de informação explicita e agregar recursos semióticos favorece a construção de sentido.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6946
10.29327/227811.24.58-7
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6946
identifier_str_mv 10.29327/227811.24.58-7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6946/4340
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 58 (2022): Dossiê: Literatura Infantil e Juvenil no Mundo Digital
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.24.58
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083556814848