Cidadania da criança: um estudo etnográfico do trajeto casa-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniella Ramos da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mello, Sérgio Carvalho Benício de, Valença, Sandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5781
Resumo: As crianças têm seus direitos definidos pela Convenção dos Direitos das Crianças, a qual garante que elas se beneficiem de medidas de proteção e atenção especiais. Mobilidade e circulação são partes da expressão destes direitos. Porém, os processos contemporâneos de transformação urbana não atenderam à infância. A vivência de transitar pelas ruas é cada vez mais difícil às crianças dos centros urbanos. Com base nisto, questionou-se se as crianças realmente são cidadãs? Mediante abordagem etnográfica, estudou-se os direitos delas à mobilidade e à circulação no trajeto casa-escola, em Recife. Constatou-se, então, que a cidadania das crianças, tendo-se por referência o eixo temático “mobilidade e circulação”, é ilusória.
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