A RELEVÂNCIA DA IMAGEM NA FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PEDAGOGIAS DO AUTOGOVERNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Amarildo Luiz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Rocha Veiga, Adriana Moreira, Trevisan, Neiva Viera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7758
Resumo: O artigo discute a interpretação do conceito de imagem intrinsecamente relacionada ao desenvolvimento da formação, indo além da mera escolarização. A problematização desse conceito, como algo que transcende a simples reprodução da realidade, é essencial para compreendê-lo, especialmente no âmbito dos Estudos Culturais. As imagens não apenas transmitem informações, mas também influenciam a percepção e o comportamento das pessoas. A hipótese é que essa associação desempenha um papel central na compreensão das pedagogias contemporâneas, que buscam promover o autogoverno das condutas e das práticas sobre si. Conclui-se que tal abordagem incide na concepção tradicional da formação humana, especialmente no controle externo dessas condutas.
id ULBRA-1_b4764add74c65d7c010b3e7bb1918ab7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7758
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling A RELEVÂNCIA DA IMAGEM NA FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PEDAGOGIAS DO AUTOGOVERNOO artigo discute a interpretação do conceito de imagem intrinsecamente relacionada ao desenvolvimento da formação, indo além da mera escolarização. A problematização desse conceito, como algo que transcende a simples reprodução da realidade, é essencial para compreendê-lo, especialmente no âmbito dos Estudos Culturais. As imagens não apenas transmitem informações, mas também influenciam a percepção e o comportamento das pessoas. A hipótese é que essa associação desempenha um papel central na compreensão das pedagogias contemporâneas, que buscam promover o autogoverno das condutas e das práticas sobre si. Conclui-se que tal abordagem incide na concepção tradicional da formação humana, especialmente no controle externo dessas condutas.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPqTrevisan, Amarildo Luizda Rocha Veiga, Adriana MoreiraTrevisan, Neiva Viera2023-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/775810.4322/2358-0801.2023.25.64.02TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 64 (2023): Dossiê - PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7758/4795Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T13:32:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7758Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-10-17T13:32:31Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELEVÂNCIA DA IMAGEM NA FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PEDAGOGIAS DO AUTOGOVERNO
title A RELEVÂNCIA DA IMAGEM NA FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PEDAGOGIAS DO AUTOGOVERNO
spellingShingle A RELEVÂNCIA DA IMAGEM NA FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PEDAGOGIAS DO AUTOGOVERNO
Trevisan, Amarildo Luiz
title_short A RELEVÂNCIA DA IMAGEM NA FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PEDAGOGIAS DO AUTOGOVERNO
title_full A RELEVÂNCIA DA IMAGEM NA FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PEDAGOGIAS DO AUTOGOVERNO
title_fullStr A RELEVÂNCIA DA IMAGEM NA FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PEDAGOGIAS DO AUTOGOVERNO
title_full_unstemmed A RELEVÂNCIA DA IMAGEM NA FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PEDAGOGIAS DO AUTOGOVERNO
title_sort A RELEVÂNCIA DA IMAGEM NA FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PEDAGOGIAS DO AUTOGOVERNO
author Trevisan, Amarildo Luiz
author_facet Trevisan, Amarildo Luiz
da Rocha Veiga, Adriana Moreira
Trevisan, Neiva Viera
author_role author
author2 da Rocha Veiga, Adriana Moreira
Trevisan, Neiva Viera
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Amarildo Luiz
da Rocha Veiga, Adriana Moreira
Trevisan, Neiva Viera
description O artigo discute a interpretação do conceito de imagem intrinsecamente relacionada ao desenvolvimento da formação, indo além da mera escolarização. A problematização desse conceito, como algo que transcende a simples reprodução da realidade, é essencial para compreendê-lo, especialmente no âmbito dos Estudos Culturais. As imagens não apenas transmitem informações, mas também influenciam a percepção e o comportamento das pessoas. A hipótese é que essa associação desempenha um papel central na compreensão das pedagogias contemporâneas, que buscam promover o autogoverno das condutas e das práticas sobre si. Conclui-se que tal abordagem incide na concepção tradicional da formação humana, especialmente no controle externo dessas condutas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7758
10.4322/2358-0801.2023.25.64.02
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7758
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2023.25.64.02
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7758/4795
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 64 (2023): Dossiê - PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082760945664