Um pé de cultura e de milho, angico, mangaba e baobá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Clara de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Amaral, Marise Basso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1126
Resumo: Apesar da nossa convivência diária com os vegetais, é notável a fragilidade do processo ensino-aprendizagem na área de Botânica. Os motivos que apontam para esta dificuldade no ensino são recorrentes na literatura, porém não são suficientes. Assim, talvez seja necessário um novo olhar sobre as plantas, que são tão presentes em nossas vidas. A separação entre produção científica e as questões culturais tem sido incorporada “naturalmente” pela escola. Além disso, nossa sociedade sofre os sintomas da cegueira botânica que se caracteriza pela falta de reconhecimento das plantas como algo mais que componentes da paisagem. Assim, como encontrar histórias que nos permitam construir outras relações com esses seres vivos? Buscamos neste trabalho outras possibilidades de leitura e de produção de sentido sobre as plantas, atentando para diferentes narrativas sobre elas permitindo às mesmas novas formas de visibilidade e protagonismo. Com esse objetivo, foram analisados três episódios do programa "Um pé de Quê?”, apresentado por Regina Casé e exibido pelo canal Futura. A partir de tais análises, articulamos a ideia da construção de uma identidade botânica, conferindo às plantas, particularidades, singularidades e a possibilidade da individualização de suas histórias. Os textos e imagens narrados pelo programa produzem um emaranhado de sentidos onde o saber científico está no mesmo patamar que as histórias dos lugares por onde o programa passa, dos saberes locais, dos personagens botânicos e humanos, das histórias individuais e memórias que vão conferindo aos sujeitos botânicos um novo lugar na cultura e também na própria natureza.
id ULBRA-1_bf04461222a51a95e2e8451705345fc2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1126
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Um pé de cultura e de milho, angico, mangaba e baobáApesar da nossa convivência diária com os vegetais, é notável a fragilidade do processo ensino-aprendizagem na área de Botânica. Os motivos que apontam para esta dificuldade no ensino são recorrentes na literatura, porém não são suficientes. Assim, talvez seja necessário um novo olhar sobre as plantas, que são tão presentes em nossas vidas. A separação entre produção científica e as questões culturais tem sido incorporada “naturalmente” pela escola. Além disso, nossa sociedade sofre os sintomas da cegueira botânica que se caracteriza pela falta de reconhecimento das plantas como algo mais que componentes da paisagem. Assim, como encontrar histórias que nos permitam construir outras relações com esses seres vivos? Buscamos neste trabalho outras possibilidades de leitura e de produção de sentido sobre as plantas, atentando para diferentes narrativas sobre elas permitindo às mesmas novas formas de visibilidade e protagonismo. Com esse objetivo, foram analisados três episódios do programa "Um pé de Quê?”, apresentado por Regina Casé e exibido pelo canal Futura. A partir de tais análises, articulamos a ideia da construção de uma identidade botânica, conferindo às plantas, particularidades, singularidades e a possibilidade da individualização de suas histórias. Os textos e imagens narrados pelo programa produzem um emaranhado de sentidos onde o saber científico está no mesmo patamar que as histórias dos lugares por onde o programa passa, dos saberes locais, dos personagens botânicos e humanos, das histórias individuais e memórias que vão conferindo aos sujeitos botânicos um novo lugar na cultura e também na própria natureza.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Machado, Clara de CarvalhoAmaral, Marise Basso2014-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1126TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 16, n. 30 (2014): Dossiê: A potência ambiental da educação2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1126/871info:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-09T15:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1126Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2014-09-09T15:54:56Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um pé de cultura e de milho, angico, mangaba e baobá
title Um pé de cultura e de milho, angico, mangaba e baobá
spellingShingle Um pé de cultura e de milho, angico, mangaba e baobá
Machado, Clara de Carvalho
title_short Um pé de cultura e de milho, angico, mangaba e baobá
title_full Um pé de cultura e de milho, angico, mangaba e baobá
title_fullStr Um pé de cultura e de milho, angico, mangaba e baobá
title_full_unstemmed Um pé de cultura e de milho, angico, mangaba e baobá
title_sort Um pé de cultura e de milho, angico, mangaba e baobá
author Machado, Clara de Carvalho
author_facet Machado, Clara de Carvalho
Amaral, Marise Basso
author_role author
author2 Amaral, Marise Basso
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Clara de Carvalho
Amaral, Marise Basso
description Apesar da nossa convivência diária com os vegetais, é notável a fragilidade do processo ensino-aprendizagem na área de Botânica. Os motivos que apontam para esta dificuldade no ensino são recorrentes na literatura, porém não são suficientes. Assim, talvez seja necessário um novo olhar sobre as plantas, que são tão presentes em nossas vidas. A separação entre produção científica e as questões culturais tem sido incorporada “naturalmente” pela escola. Além disso, nossa sociedade sofre os sintomas da cegueira botânica que se caracteriza pela falta de reconhecimento das plantas como algo mais que componentes da paisagem. Assim, como encontrar histórias que nos permitam construir outras relações com esses seres vivos? Buscamos neste trabalho outras possibilidades de leitura e de produção de sentido sobre as plantas, atentando para diferentes narrativas sobre elas permitindo às mesmas novas formas de visibilidade e protagonismo. Com esse objetivo, foram analisados três episódios do programa "Um pé de Quê?”, apresentado por Regina Casé e exibido pelo canal Futura. A partir de tais análises, articulamos a ideia da construção de uma identidade botânica, conferindo às plantas, particularidades, singularidades e a possibilidade da individualização de suas histórias. Os textos e imagens narrados pelo programa produzem um emaranhado de sentidos onde o saber científico está no mesmo patamar que as histórias dos lugares por onde o programa passa, dos saberes locais, dos personagens botânicos e humanos, das histórias individuais e memórias que vão conferindo aos sujeitos botânicos um novo lugar na cultura e também na própria natureza.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1126
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1126/871
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 16, n. 30 (2014): Dossiê: A potência ambiental da educação
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082823860224