O Ensino obrigatório na legislação federal dos séculos XX e XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1516 |
Resumo: | A obrigatoriedade do ensino está presente desde a Constituição de 1934, que tornou o ensino primário obrigatório. Esta obrigatoriedade manteve-se centralizada em níveis hoje correspondentes ao ensino fundamental ao longo do século XX, porém, estendeu-se à educação infantil e ao ensino médio em 2009, por meio de Emenda Constitucional. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino compulsório considerando o proposto pela legislação federal brasileira dos séculos XX e XXI, relacionando a legislação e indicadores estatísticos. Dessa forma, propõe refletir sobre o que está posto na lei e como as determinações legais são cumpridas por meio da inserção das crianças na escola. Palavras-chave: Ensino Obrigatório; Legislação Federal; Século XX |
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O Ensino obrigatório na legislação federal dos séculos XX e XXIA obrigatoriedade do ensino está presente desde a Constituição de 1934, que tornou o ensino primário obrigatório. Esta obrigatoriedade manteve-se centralizada em níveis hoje correspondentes ao ensino fundamental ao longo do século XX, porém, estendeu-se à educação infantil e ao ensino médio em 2009, por meio de Emenda Constitucional. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino compulsório considerando o proposto pela legislação federal brasileira dos séculos XX e XXI, relacionando a legislação e indicadores estatísticos. Dessa forma, propõe refletir sobre o que está posto na lei e como as determinações legais são cumpridas por meio da inserção das crianças na escola. Palavras-chave: Ensino Obrigatório; Legislação Federal; Século XXUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)CAPESBreda, Bruna2016-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1516TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 36 (2016): Dossiê: Emenda Constitucional 59/2009: em busca da criança perdida2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1516/1451http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/1516/106info:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T17:59:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1516Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-04-28T17:59:26Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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