Itinerário para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um minicurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolz, Joaquim
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Gustavo, Zani, Juliana Bacan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5956
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir acerca da validez didática (SÉNÉCHAL e DOLZ, 2019) de um minicurso enquanto dispositivo de formação continuada de professores de Língua Portuguesa a partir da implementação de itinerários no ensino do gênero fábula.  Nesse intento, lançamos aqui os seguintes questionamentos:  1) como o contexto particular de um evento científico permite desenvolver uma ação de formação continuada? 2) quais são os objetos de formação desenvolvidos no minicurso e como se articulam à temática de um evento científico? 3) quais são as sequências de atividades que contribuem na formação dos professores? Defendemos aqui a posição de que o conhecimento sobre a maneira de desenvolver os objetos da formação nas práticas efetivas permite compreender as prioridades atribuídas e analisar o trabalho do formador (DOLZ e GAGNON, 2018).  Os resultados evidenciaram que, apesar da limitação do tempo pedagógico imposto pela formatação do evento científico, a fórmula de minicurso proposta foi uma oportunidade única de discutir conjuntamente sobre questões de aprendizagem de gêneros e de ensino  com itinerários por meio de reflexões teóricas e de simulações de situações didáticas que contribuem para o desenvolvimento profissional do professor. Outrossim, o minicurso também se revelou um potencial dispositivo híbrido de formação continuada, dada a diversidade cultural e a dimensão territorial do Brasil.
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