Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4121 |
Resumo: | O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), de uma rede de ensino pública, de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os motivos de seus encantos e desencantos com a profissão docente. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte e cinco professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que o exercício da docência foi gerador de motivos de encantos e desencantos com a profissão docente.Palavras-chave: Educação Física. Profissão Docente. Encantos e Desencantos. |
id |
ULBRA-1_d877aa9593d0ca83bfd8a528c845b942 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4121 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básicaO estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), de uma rede de ensino pública, de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os motivos de seus encantos e desencantos com a profissão docente. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte e cinco professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que o exercício da docência foi gerador de motivos de encantos e desencantos com a profissão docente.Palavras-chave: Educação Física. Profissão Docente. Encantos e Desencantos.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Krug, Hugo NorbertoKrug, Rodrigo de RossoTelles, Cassiano2018-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/412110.17648/textura-2358-0801-20-44-4121TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 44 (2018): Dossiê: Infâncias, juventudes e cultura digital: articulações com a educação2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-20-44reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4121/3221Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-25T22:45:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4121Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2018-09-25T22:45:45Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica |
title |
Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica |
spellingShingle |
Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica Krug, Hugo Norberto |
title_short |
Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica |
title_full |
Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica |
title_fullStr |
Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica |
title_full_unstemmed |
Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica |
title_sort |
Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica |
author |
Krug, Hugo Norberto |
author_facet |
Krug, Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Telles, Cassiano |
author_role |
author |
author2 |
Krug, Rodrigo de Rosso Telles, Cassiano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krug, Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Telles, Cassiano |
description |
O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), de uma rede de ensino pública, de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os motivos de seus encantos e desencantos com a profissão docente. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte e cinco professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que o exercício da docência foi gerador de motivos de encantos e desencantos com a profissão docente.Palavras-chave: Educação Física. Profissão Docente. Encantos e Desencantos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4121 10.17648/textura-2358-0801-20-44-4121 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4121 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-20-44-4121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4121/3221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 44 (2018): Dossiê: Infâncias, juventudes e cultura digital: articulações com a educação 2358-0801 1518-4919 10.17648/textura-2358-0801-20-44 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211081455468544 |