Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krug, Hugo Norberto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Krug, Rodrigo de Rosso, Telles, Cassiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4121
Resumo: O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), de uma rede de ensino pública, de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os motivos de seus encantos e desencantos com a profissão docente. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte e cinco professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que o exercício da docência foi gerador de motivos de encantos e desencantos com a profissão docente.Palavras-chave: Educação Física. Profissão Docente. Encantos e Desencantos.
id ULBRA-1_d877aa9593d0ca83bfd8a528c845b942
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4121
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básicaO estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), de uma rede de ensino pública, de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os motivos de seus encantos e desencantos com a profissão docente. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte e cinco professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que o exercício da docência foi gerador de motivos de encantos e desencantos com a profissão docente.Palavras-chave: Educação Física. Profissão Docente. Encantos e Desencantos.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Krug, Hugo NorbertoKrug, Rodrigo de RossoTelles, Cassiano2018-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/412110.17648/textura-2358-0801-20-44-4121TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 44 (2018): Dossiê: Infâncias, juventudes e cultura digital: articulações com a educação2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-20-44reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4121/3221Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-25T22:45:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4121Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2018-09-25T22:45:45Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica
title Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica
spellingShingle Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica
Krug, Hugo Norberto
title_short Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica
title_full Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica
title_fullStr Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica
title_full_unstemmed Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica
title_sort Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na educação básica
author Krug, Hugo Norberto
author_facet Krug, Hugo Norberto
Krug, Rodrigo de Rosso
Telles, Cassiano
author_role author
author2 Krug, Rodrigo de Rosso
Telles, Cassiano
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Krug, Hugo Norberto
Krug, Rodrigo de Rosso
Telles, Cassiano
description O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), de uma rede de ensino pública, de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os motivos de seus encantos e desencantos com a profissão docente. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte e cinco professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que o exercício da docência foi gerador de motivos de encantos e desencantos com a profissão docente.Palavras-chave: Educação Física. Profissão Docente. Encantos e Desencantos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4121
10.17648/textura-2358-0801-20-44-4121
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4121
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-20-44-4121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4121/3221
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 44 (2018): Dossiê: Infâncias, juventudes e cultura digital: articulações com a educação
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-20-44
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081455468544