Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stênico, Joselaine Andréia de Godoy
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Adam, Joyce Mary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2305
Resumo: Este artigo dedica-se a apresentar algumas proposições contemporâneas sobre a educação voltada para as necessidades do mercado de trabalho, abordando a substituição do termo “qualificação” para a noção de “competências”. Além disso, a pesquisa dedica-se a investigar o modo de disseminação do modelo de competências no Brasil. A investigação assumiu uma abordagem qualitativa, norteado pela análise bibliográfica. Entre os resultados obtidos, vale ressaltar que as discussões acerca da temática “competência” emergem no contexto de desestabilização do sistema a partir dos anos 1970. O novo modo de produção (acumulação flexível) passou a exigir um conjunto de atitudes e conhecimentos que até então não eram requeridos, nesse contexto, até mesmo o conceito de qualificação passou a ser questionado. Além disso, foi possível identificar que a disseminação do modelo de competências no Brasil teve como espaço principalmente as instituições escolares que passou a difundir valores relacionados às competências e habilidades, organizadas a partir da lógica do regime da acumulação flexível.
id ULBRA-1_d92a08fb1515895611787c4b1edb3691
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2305
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhadorEste artigo dedica-se a apresentar algumas proposições contemporâneas sobre a educação voltada para as necessidades do mercado de trabalho, abordando a substituição do termo “qualificação” para a noção de “competências”. Além disso, a pesquisa dedica-se a investigar o modo de disseminação do modelo de competências no Brasil. A investigação assumiu uma abordagem qualitativa, norteado pela análise bibliográfica. Entre os resultados obtidos, vale ressaltar que as discussões acerca da temática “competência” emergem no contexto de desestabilização do sistema a partir dos anos 1970. O novo modo de produção (acumulação flexível) passou a exigir um conjunto de atitudes e conhecimentos que até então não eram requeridos, nesse contexto, até mesmo o conceito de qualificação passou a ser questionado. Além disso, foi possível identificar que a disseminação do modelo de competências no Brasil teve como espaço principalmente as instituições escolares que passou a difundir valores relacionados às competências e habilidades, organizadas a partir da lógica do regime da acumulação flexível.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Stênico, Joselaine Andréia de GodoyAdam, Joyce Mary2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/230510.17648/textura-2358-0801-19-40-2305TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 19, n. 40 (2017): Dossiê: Relações intergovernamentais e entre instâncias administrativas em políticas públicas de educação2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-19-40reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2305/2245Direitos autorais 2017 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T13:36:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2305Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2017-07-06T13:36:48Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador
title Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador
spellingShingle Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador
Stênico, Joselaine Andréia de Godoy
title_short Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador
title_full Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador
title_fullStr Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador
title_full_unstemmed Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador
title_sort Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador
author Stênico, Joselaine Andréia de Godoy
author_facet Stênico, Joselaine Andréia de Godoy
Adam, Joyce Mary
author_role author
author2 Adam, Joyce Mary
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Stênico, Joselaine Andréia de Godoy
Adam, Joyce Mary
description Este artigo dedica-se a apresentar algumas proposições contemporâneas sobre a educação voltada para as necessidades do mercado de trabalho, abordando a substituição do termo “qualificação” para a noção de “competências”. Além disso, a pesquisa dedica-se a investigar o modo de disseminação do modelo de competências no Brasil. A investigação assumiu uma abordagem qualitativa, norteado pela análise bibliográfica. Entre os resultados obtidos, vale ressaltar que as discussões acerca da temática “competência” emergem no contexto de desestabilização do sistema a partir dos anos 1970. O novo modo de produção (acumulação flexível) passou a exigir um conjunto de atitudes e conhecimentos que até então não eram requeridos, nesse contexto, até mesmo o conceito de qualificação passou a ser questionado. Além disso, foi possível identificar que a disseminação do modelo de competências no Brasil teve como espaço principalmente as instituições escolares que passou a difundir valores relacionados às competências e habilidades, organizadas a partir da lógica do regime da acumulação flexível.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2305
10.17648/textura-2358-0801-19-40-2305
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2305
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-19-40-2305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2305/2245
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 TEXTURA - ULBRA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 TEXTURA - ULBRA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 19, n. 40 (2017): Dossiê: Relações intergovernamentais e entre instâncias administrativas em políticas públicas de educação
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-19-40
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1816339956969242624