Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2305 |
Resumo: | Este artigo dedica-se a apresentar algumas proposições contemporâneas sobre a educação voltada para as necessidades do mercado de trabalho, abordando a substituição do termo “qualificação” para a noção de “competências”. Além disso, a pesquisa dedica-se a investigar o modo de disseminação do modelo de competências no Brasil. A investigação assumiu uma abordagem qualitativa, norteado pela análise bibliográfica. Entre os resultados obtidos, vale ressaltar que as discussões acerca da temática “competência” emergem no contexto de desestabilização do sistema a partir dos anos 1970. O novo modo de produção (acumulação flexível) passou a exigir um conjunto de atitudes e conhecimentos que até então não eram requeridos, nesse contexto, até mesmo o conceito de qualificação passou a ser questionado. Além disso, foi possível identificar que a disseminação do modelo de competências no Brasil teve como espaço principalmente as instituições escolares que passou a difundir valores relacionados às competências e habilidades, organizadas a partir da lógica do regime da acumulação flexível. |
id |
ULBRA-1_d92a08fb1515895611787c4b1edb3691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2305 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhadorEste artigo dedica-se a apresentar algumas proposições contemporâneas sobre a educação voltada para as necessidades do mercado de trabalho, abordando a substituição do termo “qualificação” para a noção de “competências”. Além disso, a pesquisa dedica-se a investigar o modo de disseminação do modelo de competências no Brasil. A investigação assumiu uma abordagem qualitativa, norteado pela análise bibliográfica. Entre os resultados obtidos, vale ressaltar que as discussões acerca da temática “competência” emergem no contexto de desestabilização do sistema a partir dos anos 1970. O novo modo de produção (acumulação flexível) passou a exigir um conjunto de atitudes e conhecimentos que até então não eram requeridos, nesse contexto, até mesmo o conceito de qualificação passou a ser questionado. Além disso, foi possível identificar que a disseminação do modelo de competências no Brasil teve como espaço principalmente as instituições escolares que passou a difundir valores relacionados às competências e habilidades, organizadas a partir da lógica do regime da acumulação flexível.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Stênico, Joselaine Andréia de GodoyAdam, Joyce Mary2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/230510.17648/textura-2358-0801-19-40-2305TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 19, n. 40 (2017): Dossiê: Relações intergovernamentais e entre instâncias administrativas em políticas públicas de educação2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-19-40reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2305/2245Direitos autorais 2017 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T13:36:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2305Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2017-07-06T13:36:48Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador |
title |
Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador |
spellingShingle |
Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador Stênico, Joselaine Andréia de Godoy |
title_short |
Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador |
title_full |
Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador |
title_fullStr |
Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador |
title_full_unstemmed |
Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador |
title_sort |
Da qualificação às competências: o papel atribuído à educação na formação do trabalhador |
author |
Stênico, Joselaine Andréia de Godoy |
author_facet |
Stênico, Joselaine Andréia de Godoy Adam, Joyce Mary |
author_role |
author |
author2 |
Adam, Joyce Mary |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stênico, Joselaine Andréia de Godoy Adam, Joyce Mary |
description |
Este artigo dedica-se a apresentar algumas proposições contemporâneas sobre a educação voltada para as necessidades do mercado de trabalho, abordando a substituição do termo “qualificação” para a noção de “competências”. Além disso, a pesquisa dedica-se a investigar o modo de disseminação do modelo de competências no Brasil. A investigação assumiu uma abordagem qualitativa, norteado pela análise bibliográfica. Entre os resultados obtidos, vale ressaltar que as discussões acerca da temática “competência” emergem no contexto de desestabilização do sistema a partir dos anos 1970. O novo modo de produção (acumulação flexível) passou a exigir um conjunto de atitudes e conhecimentos que até então não eram requeridos, nesse contexto, até mesmo o conceito de qualificação passou a ser questionado. Além disso, foi possível identificar que a disseminação do modelo de competências no Brasil teve como espaço principalmente as instituições escolares que passou a difundir valores relacionados às competências e habilidades, organizadas a partir da lógica do regime da acumulação flexível. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2305 10.17648/textura-2358-0801-19-40-2305 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2305 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-19-40-2305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2305/2245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 TEXTURA - ULBRA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 TEXTURA - ULBRA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 19, n. 40 (2017): Dossiê: Relações intergovernamentais e entre instâncias administrativas em políticas públicas de educação 2358-0801 1518-4919 10.17648/textura-2358-0801-19-40 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1816339956969242624 |