Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miotello, Valdemir
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araújo, Michell Pedruzzi Mendes, Dias, Israel Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4812
Resumo: Nesta entrevista, realizada com o professor Valdemir Miotello da Universidade Federal de São Carlos, abordamos a relevância de Mikhail Bakhtin para o campo da educação, principalmente sobre as possibilidades que esse teórico abre para o desenvolvimento de pesquisas nessa área. Tendo em vista a necessidade do outro para o nosso processo de nascimento cultural, para inserir-se em um grupo social e para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano, buscamos um ‘outro’, no contexto dessa entrevista o professor Dr. Valdemir Miotello, para nos tornar mais ‘fortes’, nesse ínterim, advogamos que o ‘eu’ se torna mais forte no ‘nós’. É nesse contexto de relações alteritárias e dialógicas que apresentamos esta entrevista. Pretendemos que esse texto dialógico e as tecituras desenvolvidas nele possam ser molas propulsoras para estudantes, professores, pesquisadores, dentre outros que almejem compreender melhor o pensamento do teórico Bakhtin e as potencialidades da sua perspectiva para alicerçar teoricamente os estudos na/da área da educação.   
id ULBRA-1_da4eac1422e671d581fde2cb2b29a83c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4812
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educaçãoNesta entrevista, realizada com o professor Valdemir Miotello da Universidade Federal de São Carlos, abordamos a relevância de Mikhail Bakhtin para o campo da educação, principalmente sobre as possibilidades que esse teórico abre para o desenvolvimento de pesquisas nessa área. Tendo em vista a necessidade do outro para o nosso processo de nascimento cultural, para inserir-se em um grupo social e para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano, buscamos um ‘outro’, no contexto dessa entrevista o professor Dr. Valdemir Miotello, para nos tornar mais ‘fortes’, nesse ínterim, advogamos que o ‘eu’ se torna mais forte no ‘nós’. É nesse contexto de relações alteritárias e dialógicas que apresentamos esta entrevista. Pretendemos que esse texto dialógico e as tecituras desenvolvidas nele possam ser molas propulsoras para estudantes, professores, pesquisadores, dentre outros que almejem compreender melhor o pensamento do teórico Bakhtin e as potencialidades da sua perspectiva para alicerçar teoricamente os estudos na/da área da educação.   Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Miotello, ValdemirAraújo, Michell Pedruzzi MendesDias, Israel Rocha2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/481210.17648/textura-2358-0801-21-46-4812TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4812/3408Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T17:51:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4812Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-07-01T17:51:15Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação
title Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação
spellingShingle Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação
Miotello, Valdemir
title_short Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação
title_full Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação
title_fullStr Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação
title_full_unstemmed Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação
title_sort Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação
author Miotello, Valdemir
author_facet Miotello, Valdemir
Araújo, Michell Pedruzzi Mendes
Dias, Israel Rocha
author_role author
author2 Araújo, Michell Pedruzzi Mendes
Dias, Israel Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Miotello, Valdemir
Araújo, Michell Pedruzzi Mendes
Dias, Israel Rocha
description Nesta entrevista, realizada com o professor Valdemir Miotello da Universidade Federal de São Carlos, abordamos a relevância de Mikhail Bakhtin para o campo da educação, principalmente sobre as possibilidades que esse teórico abre para o desenvolvimento de pesquisas nessa área. Tendo em vista a necessidade do outro para o nosso processo de nascimento cultural, para inserir-se em um grupo social e para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano, buscamos um ‘outro’, no contexto dessa entrevista o professor Dr. Valdemir Miotello, para nos tornar mais ‘fortes’, nesse ínterim, advogamos que o ‘eu’ se torna mais forte no ‘nós’. É nesse contexto de relações alteritárias e dialógicas que apresentamos esta entrevista. Pretendemos que esse texto dialógico e as tecituras desenvolvidas nele possam ser molas propulsoras para estudantes, professores, pesquisadores, dentre outros que almejem compreender melhor o pensamento do teórico Bakhtin e as potencialidades da sua perspectiva para alicerçar teoricamente os estudos na/da área da educação.   
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4812
10.17648/textura-2358-0801-21-46-4812
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4812
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-21-46-4812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4812/3408
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083120607232