Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4812 |
Resumo: | Nesta entrevista, realizada com o professor Valdemir Miotello da Universidade Federal de São Carlos, abordamos a relevância de Mikhail Bakhtin para o campo da educação, principalmente sobre as possibilidades que esse teórico abre para o desenvolvimento de pesquisas nessa área. Tendo em vista a necessidade do outro para o nosso processo de nascimento cultural, para inserir-se em um grupo social e para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano, buscamos um ‘outro’, no contexto dessa entrevista o professor Dr. Valdemir Miotello, para nos tornar mais ‘fortes’, nesse ínterim, advogamos que o ‘eu’ se torna mais forte no ‘nós’. É nesse contexto de relações alteritárias e dialógicas que apresentamos esta entrevista. Pretendemos que esse texto dialógico e as tecituras desenvolvidas nele possam ser molas propulsoras para estudantes, professores, pesquisadores, dentre outros que almejem compreender melhor o pensamento do teórico Bakhtin e as potencialidades da sua perspectiva para alicerçar teoricamente os estudos na/da área da educação. |
id |
ULBRA-1_da4eac1422e671d581fde2cb2b29a83c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4812 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educaçãoNesta entrevista, realizada com o professor Valdemir Miotello da Universidade Federal de São Carlos, abordamos a relevância de Mikhail Bakhtin para o campo da educação, principalmente sobre as possibilidades que esse teórico abre para o desenvolvimento de pesquisas nessa área. Tendo em vista a necessidade do outro para o nosso processo de nascimento cultural, para inserir-se em um grupo social e para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano, buscamos um ‘outro’, no contexto dessa entrevista o professor Dr. Valdemir Miotello, para nos tornar mais ‘fortes’, nesse ínterim, advogamos que o ‘eu’ se torna mais forte no ‘nós’. É nesse contexto de relações alteritárias e dialógicas que apresentamos esta entrevista. Pretendemos que esse texto dialógico e as tecituras desenvolvidas nele possam ser molas propulsoras para estudantes, professores, pesquisadores, dentre outros que almejem compreender melhor o pensamento do teórico Bakhtin e as potencialidades da sua perspectiva para alicerçar teoricamente os estudos na/da área da educação. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Miotello, ValdemirAraújo, Michell Pedruzzi MendesDias, Israel Rocha2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/481210.17648/textura-2358-0801-21-46-4812TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4812/3408Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T17:51:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4812Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-07-01T17:51:15Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação |
title |
Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação |
spellingShingle |
Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação Miotello, Valdemir |
title_short |
Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação |
title_full |
Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação |
title_fullStr |
Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação |
title_full_unstemmed |
Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação |
title_sort |
Entrevista com o professor Valdemir Miotello sobre Bakhtin e as perspectivas para as pesquisas na área da educação |
author |
Miotello, Valdemir |
author_facet |
Miotello, Valdemir Araújo, Michell Pedruzzi Mendes Dias, Israel Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Michell Pedruzzi Mendes Dias, Israel Rocha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miotello, Valdemir Araújo, Michell Pedruzzi Mendes Dias, Israel Rocha |
description |
Nesta entrevista, realizada com o professor Valdemir Miotello da Universidade Federal de São Carlos, abordamos a relevância de Mikhail Bakhtin para o campo da educação, principalmente sobre as possibilidades que esse teórico abre para o desenvolvimento de pesquisas nessa área. Tendo em vista a necessidade do outro para o nosso processo de nascimento cultural, para inserir-se em um grupo social e para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano, buscamos um ‘outro’, no contexto dessa entrevista o professor Dr. Valdemir Miotello, para nos tornar mais ‘fortes’, nesse ínterim, advogamos que o ‘eu’ se torna mais forte no ‘nós’. É nesse contexto de relações alteritárias e dialógicas que apresentamos esta entrevista. Pretendemos que esse texto dialógico e as tecituras desenvolvidas nele possam ser molas propulsoras para estudantes, professores, pesquisadores, dentre outros que almejem compreender melhor o pensamento do teórico Bakhtin e as potencialidades da sua perspectiva para alicerçar teoricamente os estudos na/da área da educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4812 10.17648/textura-2358-0801-21-46-4812 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4812 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-21-46-4812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4812/3408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019) 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083120607232 |