O redesenho em aulas de língua portuguesa: práticas de letramento multimodal crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Adriana dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santana, Ana Lorena dos Santos, Barbosa, José Roberto Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5930
Resumo: O presente artigo é um recorte de duas pesquisas de mestrado que investigaram o letramento multimodal crítico de alunos de 9º ano em duas escolas públicas de Fortaleza, no Ceará. Nesse recorte, objetivamos analisar dois redesenhos, desenvolvidos dentro da prática de letramento multimodal crítico, à luz de categorias da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e do Ciclo do Redesenho (JANKS, 2010, 2012). A metodologia desenvolvida nas produções textuais, assim como em todas as etapas das pesquisas originais, foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), e os resultados das análises demonstraram que os alunos reconheceram a importância de uma postura crítica frente aos discursos revestidos de estruturas de discriminação e violência.
id ULBRA-1_e8b2a19074c2c0e04b408ab1876bb0ec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5930
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling O redesenho em aulas de língua portuguesa: práticas de letramento multimodal críticoO presente artigo é um recorte de duas pesquisas de mestrado que investigaram o letramento multimodal crítico de alunos de 9º ano em duas escolas públicas de Fortaleza, no Ceará. Nesse recorte, objetivamos analisar dois redesenhos, desenvolvidos dentro da prática de letramento multimodal crítico, à luz de categorias da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e do Ciclo do Redesenho (JANKS, 2010, 2012). A metodologia desenvolvida nas produções textuais, assim como em todas as etapas das pesquisas originais, foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), e os resultados das análises demonstraram que os alunos reconheceram a importância de uma postura crítica frente aos discursos revestidos de estruturas de discriminação e violência.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Pereira, Adriana dos SantosSantana, Ana Lorena dos SantosBarbosa, José Roberto Alves2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/593010.29327/227811.23.54-22TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 54 (2021): Dossiê Artes da Cena e Educação: outras margens2358-08011518-491910.29327/227811.23.54reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5930/4082Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-07T21:23:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5930Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-05-07T21:23:14Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv O redesenho em aulas de língua portuguesa: práticas de letramento multimodal crítico
title O redesenho em aulas de língua portuguesa: práticas de letramento multimodal crítico
spellingShingle O redesenho em aulas de língua portuguesa: práticas de letramento multimodal crítico
Pereira, Adriana dos Santos
title_short O redesenho em aulas de língua portuguesa: práticas de letramento multimodal crítico
title_full O redesenho em aulas de língua portuguesa: práticas de letramento multimodal crítico
title_fullStr O redesenho em aulas de língua portuguesa: práticas de letramento multimodal crítico
title_full_unstemmed O redesenho em aulas de língua portuguesa: práticas de letramento multimodal crítico
title_sort O redesenho em aulas de língua portuguesa: práticas de letramento multimodal crítico
author Pereira, Adriana dos Santos
author_facet Pereira, Adriana dos Santos
Santana, Ana Lorena dos Santos
Barbosa, José Roberto Alves
author_role author
author2 Santana, Ana Lorena dos Santos
Barbosa, José Roberto Alves
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Adriana dos Santos
Santana, Ana Lorena dos Santos
Barbosa, José Roberto Alves
description O presente artigo é um recorte de duas pesquisas de mestrado que investigaram o letramento multimodal crítico de alunos de 9º ano em duas escolas públicas de Fortaleza, no Ceará. Nesse recorte, objetivamos analisar dois redesenhos, desenvolvidos dentro da prática de letramento multimodal crítico, à luz de categorias da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e do Ciclo do Redesenho (JANKS, 2010, 2012). A metodologia desenvolvida nas produções textuais, assim como em todas as etapas das pesquisas originais, foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), e os resultados das análises demonstraram que os alunos reconheceram a importância de uma postura crítica frente aos discursos revestidos de estruturas de discriminação e violência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5930
10.29327/227811.23.54-22
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5930
identifier_str_mv 10.29327/227811.23.54-22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5930/4082
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 54 (2021): Dossiê Artes da Cena e Educação: outras margens
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.23.54
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082228269056