Arte de Amatiwanã Trumai: mito, memória e resistência indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6661 |
Resumo: | Este artigo aborda as artes indígenas como modo de resistência dos povos originários, compreendendo-as como lugares de memória que se relacionam aos mitos, rituais, em contraponto com a história oficial que invisibiliza estas populações e suas expressões culturais. Para demonstrar a relação das artes indígenas com a memória e resistência, apresentamos a obra “Yamurikumã” do artista Amatiwanã Trumai e sua relação com a tradição e memória coletiva. A partir de análise bibliográfica e de acervo virtual, o artigo expõe as narrativas de três mitos sob a perspectiva dos povos Trumai, Kurâ-Bakairi e Kamaiurá. Os mitos sobre a origem das mulheres, roubo das flautas sagradas e ritual feminino do “Yamurikumã” são importantes para compreender a dimensão simbólica da pintura homônima do artista, que retrata um ritual em que as mulheres retomam o poder da aldeia e invertem as relações de gênero. Constata-se que a obra do artista extrapola a dimensão da expressão individual e abrange um legado de tradições culturais acerca da mitologia, arte e memória coletiva indígena. |
id |
ULBRA-1_eeaadb9c2d523c2d2cd69c31fa871a93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6661 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte de Amatiwanã Trumai: mito, memória e resistência indígenaEste artigo aborda as artes indígenas como modo de resistência dos povos originários, compreendendo-as como lugares de memória que se relacionam aos mitos, rituais, em contraponto com a história oficial que invisibiliza estas populações e suas expressões culturais. Para demonstrar a relação das artes indígenas com a memória e resistência, apresentamos a obra “Yamurikumã” do artista Amatiwanã Trumai e sua relação com a tradição e memória coletiva. A partir de análise bibliográfica e de acervo virtual, o artigo expõe as narrativas de três mitos sob a perspectiva dos povos Trumai, Kurâ-Bakairi e Kamaiurá. Os mitos sobre a origem das mulheres, roubo das flautas sagradas e ritual feminino do “Yamurikumã” são importantes para compreender a dimensão simbólica da pintura homônima do artista, que retrata um ritual em que as mulheres retomam o poder da aldeia e invertem as relações de gênero. Constata-se que a obra do artista extrapola a dimensão da expressão individual e abrange um legado de tradições culturais acerca da mitologia, arte e memória coletiva indígena.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Menendez, Larissa LacerdaTaukane, Isabel Cristina Teresa2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/666110.29327/227811.23.56-2TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 56 (2021): Dossiê: Memória, ausência e invisibilidade2358-08011518-491910.29327/227811.23.56reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6661/4208Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T20:43:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6661Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-10-14T20:43:26Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte de Amatiwanã Trumai: mito, memória e resistência indígena |
title |
Arte de Amatiwanã Trumai: mito, memória e resistência indígena |
spellingShingle |
Arte de Amatiwanã Trumai: mito, memória e resistência indígena Menendez, Larissa Lacerda |
title_short |
Arte de Amatiwanã Trumai: mito, memória e resistência indígena |
title_full |
Arte de Amatiwanã Trumai: mito, memória e resistência indígena |
title_fullStr |
Arte de Amatiwanã Trumai: mito, memória e resistência indígena |
title_full_unstemmed |
Arte de Amatiwanã Trumai: mito, memória e resistência indígena |
title_sort |
Arte de Amatiwanã Trumai: mito, memória e resistência indígena |
author |
Menendez, Larissa Lacerda |
author_facet |
Menendez, Larissa Lacerda Taukane, Isabel Cristina Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Taukane, Isabel Cristina Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menendez, Larissa Lacerda Taukane, Isabel Cristina Teresa |
description |
Este artigo aborda as artes indígenas como modo de resistência dos povos originários, compreendendo-as como lugares de memória que se relacionam aos mitos, rituais, em contraponto com a história oficial que invisibiliza estas populações e suas expressões culturais. Para demonstrar a relação das artes indígenas com a memória e resistência, apresentamos a obra “Yamurikumã” do artista Amatiwanã Trumai e sua relação com a tradição e memória coletiva. A partir de análise bibliográfica e de acervo virtual, o artigo expõe as narrativas de três mitos sob a perspectiva dos povos Trumai, Kurâ-Bakairi e Kamaiurá. Os mitos sobre a origem das mulheres, roubo das flautas sagradas e ritual feminino do “Yamurikumã” são importantes para compreender a dimensão simbólica da pintura homônima do artista, que retrata um ritual em que as mulheres retomam o poder da aldeia e invertem as relações de gênero. Constata-se que a obra do artista extrapola a dimensão da expressão individual e abrange um legado de tradições culturais acerca da mitologia, arte e memória coletiva indígena. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6661 10.29327/227811.23.56-2 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6661 |
identifier_str_mv |
10.29327/227811.23.56-2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6661/4208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 56 (2021): Dossiê: Memória, ausência e invisibilidade 2358-0801 1518-4919 10.29327/227811.23.56 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083128995840 |