Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4899 |
Resumo: | O presente estudo verificou a existência de situações de preconceito percebido por estudantes do ensino médio, que resultaram em ações homofóbicas em escolas públicas, através de um questionário composto por 30 itens em escala Likert de 5 pontos, os participantes informaram qual o seu grau de concordância ou de discordância sobre o aspecto de homofobia. A amostra foi composta por 204 estudantes do ensino médio, matriculados na rede pública de ensino, no munícipio de Naviraí, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados demonstraram que o problema do preconceito, da homofobia e do bullying podem estar relacionados à questão da educação dos gêneros, e que, o desafio das escolas para a prevenção e combate ao bullying homofóbico é desconstruir a noção hegemônica da masculinidade e da heteronormatividade entre os adolescentes. |
id |
ULBRA-1_fc4b1d454a603f9f567dc4378a1279db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4899 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médioO presente estudo verificou a existência de situações de preconceito percebido por estudantes do ensino médio, que resultaram em ações homofóbicas em escolas públicas, através de um questionário composto por 30 itens em escala Likert de 5 pontos, os participantes informaram qual o seu grau de concordância ou de discordância sobre o aspecto de homofobia. A amostra foi composta por 204 estudantes do ensino médio, matriculados na rede pública de ensino, no munícipio de Naviraí, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados demonstraram que o problema do preconceito, da homofobia e do bullying podem estar relacionados à questão da educação dos gêneros, e que, o desafio das escolas para a prevenção e combate ao bullying homofóbico é desconstruir a noção hegemônica da masculinidade e da heteronormatividade entre os adolescentes.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Neves, Francisco de JesusBatista, Erika de SouzaLevandoski, Gustavo2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/489910.17648/textura-2358-0801-22-4899TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 49 (2020)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4899/3663Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-12T18:57:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4899Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-08-12T18:57:52Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio |
title |
Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio |
spellingShingle |
Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio Neves, Francisco de Jesus |
title_short |
Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio |
title_full |
Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio |
title_fullStr |
Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio |
title_sort |
Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio |
author |
Neves, Francisco de Jesus |
author_facet |
Neves, Francisco de Jesus Batista, Erika de Souza Levandoski, Gustavo |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Erika de Souza Levandoski, Gustavo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Francisco de Jesus Batista, Erika de Souza Levandoski, Gustavo |
description |
O presente estudo verificou a existência de situações de preconceito percebido por estudantes do ensino médio, que resultaram em ações homofóbicas em escolas públicas, através de um questionário composto por 30 itens em escala Likert de 5 pontos, os participantes informaram qual o seu grau de concordância ou de discordância sobre o aspecto de homofobia. A amostra foi composta por 204 estudantes do ensino médio, matriculados na rede pública de ensino, no munícipio de Naviraí, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados demonstraram que o problema do preconceito, da homofobia e do bullying podem estar relacionados à questão da educação dos gêneros, e que, o desafio das escolas para a prevenção e combate ao bullying homofóbico é desconstruir a noção hegemônica da masculinidade e da heteronormatividade entre os adolescentes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4899 10.17648/textura-2358-0801-22-4899 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4899 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-22-4899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4899/3663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 49 (2020) 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083775967232 |