Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Francisco de Jesus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Batista, Erika de Souza, Levandoski, Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4899
Resumo: O presente estudo verificou a existência de situações de preconceito percebido por estudantes do ensino médio, que resultaram em ações homofóbicas em escolas públicas, através de um questionário composto por 30 itens em escala Likert de 5 pontos, os participantes informaram qual o seu grau de concordância ou de discordância sobre o aspecto de homofobia. A amostra foi composta por 204 estudantes do ensino médio, matriculados na rede pública de ensino, no munícipio de Naviraí, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados demonstraram que o problema do preconceito, da homofobia e do bullying podem estar relacionados à questão da educação dos gêneros, e que, o desafio das escolas para a prevenção e combate ao bullying homofóbico é desconstruir a noção hegemônica da masculinidade e da heteronormatividade entre os adolescentes.
id ULBRA-1_fc4b1d454a603f9f567dc4378a1279db
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4899
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médioO presente estudo verificou a existência de situações de preconceito percebido por estudantes do ensino médio, que resultaram em ações homofóbicas em escolas públicas, através de um questionário composto por 30 itens em escala Likert de 5 pontos, os participantes informaram qual o seu grau de concordância ou de discordância sobre o aspecto de homofobia. A amostra foi composta por 204 estudantes do ensino médio, matriculados na rede pública de ensino, no munícipio de Naviraí, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados demonstraram que o problema do preconceito, da homofobia e do bullying podem estar relacionados à questão da educação dos gêneros, e que, o desafio das escolas para a prevenção e combate ao bullying homofóbico é desconstruir a noção hegemônica da masculinidade e da heteronormatividade entre os adolescentes.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Neves, Francisco de JesusBatista, Erika de SouzaLevandoski, Gustavo2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/489910.17648/textura-2358-0801-22-4899TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 49 (2020)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4899/3663Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-12T18:57:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4899Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-08-12T18:57:52Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio
title Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio
spellingShingle Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio
Neves, Francisco de Jesus
title_short Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio
title_full Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio
title_fullStr Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio
title_sort Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio
author Neves, Francisco de Jesus
author_facet Neves, Francisco de Jesus
Batista, Erika de Souza
Levandoski, Gustavo
author_role author
author2 Batista, Erika de Souza
Levandoski, Gustavo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Francisco de Jesus
Batista, Erika de Souza
Levandoski, Gustavo
description O presente estudo verificou a existência de situações de preconceito percebido por estudantes do ensino médio, que resultaram em ações homofóbicas em escolas públicas, através de um questionário composto por 30 itens em escala Likert de 5 pontos, os participantes informaram qual o seu grau de concordância ou de discordância sobre o aspecto de homofobia. A amostra foi composta por 204 estudantes do ensino médio, matriculados na rede pública de ensino, no munícipio de Naviraí, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados demonstraram que o problema do preconceito, da homofobia e do bullying podem estar relacionados à questão da educação dos gêneros, e que, o desafio das escolas para a prevenção e combate ao bullying homofóbico é desconstruir a noção hegemônica da masculinidade e da heteronormatividade entre os adolescentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4899
10.17648/textura-2358-0801-22-4899
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4899
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-22-4899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4899/3663
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 49 (2020)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083775967232