Aceitação ou rejeição: educação musical na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José Nunes
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2834
Resumo: Este artigo propôs-se a analisar a aceitação ou a rejeição da educação musical na escola regular por alunos, professores, direção e comunidade. Tendo em vista a importância do ensino da música na escola, embora esteja havendo seu gradativo desaparecimento, analisa-se a sua aceitação ou rejeição, levando-se em conta os dados de pesquisas realizadas no município do Rio de Janeiro nas décadas de 80 e 90. Os resultados apontaram que a disciplina na escola regular é rejeitada por ser considerada como complementar, supérflua, "ornamental" e isolada do resto do currículo, enquanto a aceitação é razoável nas quatro primeiras séries, pois todos a consideram como "uma brincadeira". Outros aspectos tais como causas da rejeição, referentes à metodologia usada e ao "barulho" produzido na aula de música são também estudados nesta pesquisa.
id UNB - 28_0849b86d1e86bcb4ca0d2df2476a3d7d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2834
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Aceitação ou rejeição: educação musical na escola públicaEducação musical;Aceitação musical;Rejeição musical;Ensino de música na escolaEste artigo propôs-se a analisar a aceitação ou a rejeição da educação musical na escola regular por alunos, professores, direção e comunidade. Tendo em vista a importância do ensino da música na escola, embora esteja havendo seu gradativo desaparecimento, analisa-se a sua aceitação ou rejeição, levando-se em conta os dados de pesquisas realizadas no município do Rio de Janeiro nas décadas de 80 e 90. Os resultados apontaram que a disciplina na escola regular é rejeitada por ser considerada como complementar, supérflua, "ornamental" e isolada do resto do currículo, enquanto a aceitação é razoável nas quatro primeiras séries, pois todos a consideram como "uma brincadeira". Outros aspectos tais como causas da rejeição, referentes à metodologia usada e ao "barulho" produzido na aula de música são também estudados nesta pesquisa.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2000-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/283410.26512/lc.v6i10.2834Linhas Críticas; Vol. 6 No. 10 (2000); 81-94Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 10 (2000); 81-94Linhas Crí­ticas; v. 6 n. 10 (2000); 81-941981-04311516-489610.26512/lc.v6i10reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2834/2543Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, José Nunes2022-09-09T13:53:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2834Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T13:53:11Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aceitação ou rejeição: educação musical na escola pública
title Aceitação ou rejeição: educação musical na escola pública
spellingShingle Aceitação ou rejeição: educação musical na escola pública
Fernandes, José Nunes
Educação musical;
Aceitação musical;
Rejeição musical;
Ensino de música na escola
title_short Aceitação ou rejeição: educação musical na escola pública
title_full Aceitação ou rejeição: educação musical na escola pública
title_fullStr Aceitação ou rejeição: educação musical na escola pública
title_full_unstemmed Aceitação ou rejeição: educação musical na escola pública
title_sort Aceitação ou rejeição: educação musical na escola pública
author Fernandes, José Nunes
author_facet Fernandes, José Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, José Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical;
Aceitação musical;
Rejeição musical;
Ensino de música na escola
topic Educação musical;
Aceitação musical;
Rejeição musical;
Ensino de música na escola
description Este artigo propôs-se a analisar a aceitação ou a rejeição da educação musical na escola regular por alunos, professores, direção e comunidade. Tendo em vista a importância do ensino da música na escola, embora esteja havendo seu gradativo desaparecimento, analisa-se a sua aceitação ou rejeição, levando-se em conta os dados de pesquisas realizadas no município do Rio de Janeiro nas décadas de 80 e 90. Os resultados apontaram que a disciplina na escola regular é rejeitada por ser considerada como complementar, supérflua, "ornamental" e isolada do resto do currículo, enquanto a aceitação é razoável nas quatro primeiras séries, pois todos a consideram como "uma brincadeira". Outros aspectos tais como causas da rejeição, referentes à metodologia usada e ao "barulho" produzido na aula de música são também estudados nesta pesquisa.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2834
10.26512/lc.v6i10.2834
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2834
identifier_str_mv 10.26512/lc.v6i10.2834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2834/2543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 6 No. 10 (2000); 81-94
Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 10 (2000); 81-94
Linhas Crí­ticas; v. 6 n. 10 (2000); 81-94
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v6i10
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649599332352