O paradigma estético e a psicologia: ressonâncias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moehlecke, Vilene
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3059
Resumo: Como bailarina e psicóloga, problematizo o "Fazer Psi", traçando ressonâncias entre Paradigma Estético e Psicologia. Procuro mapear movimentos teóricos e práticos, cartografando experiências e falando de auto-implicação. Deleuze e Guattari discorrem sobre a existência como obra de Arte, criações ético-estéticas, constituintes de modos de existência ou estilos de vida. É o que Nietzsche descobria como a operação artista da vontade de potência, a invenção de novas "possibilidades de vida". Proust fala do tempo redescoberto que há na Arte, como possibilidade de transmutação. Do mesmo modo, discuto a "Psicologia Estética", apostando em sua plasticidade e diversidade, o que nos propicia diferentes formas de intervir. Simulando ensaios, lanço-me ao proibido! E que nos seja permitido cair, para que o novo possa surgir daí.   
id UNB - 28_0dd820d2a80066a158148a3e1e6538d2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3059
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling O paradigma estético e a psicologia: ressonânciasPsicologia estética;Plasticidade;Ensaio;Arte;Vontade de potência;Tempo redescobertoComo bailarina e psicóloga, problematizo o "Fazer Psi", traçando ressonâncias entre Paradigma Estético e Psicologia. Procuro mapear movimentos teóricos e práticos, cartografando experiências e falando de auto-implicação. Deleuze e Guattari discorrem sobre a existência como obra de Arte, criações ético-estéticas, constituintes de modos de existência ou estilos de vida. É o que Nietzsche descobria como a operação artista da vontade de potência, a invenção de novas "possibilidades de vida". Proust fala do tempo redescoberto que há na Arte, como possibilidade de transmutação. Do mesmo modo, discuto a "Psicologia Estética", apostando em sua plasticidade e diversidade, o que nos propicia diferentes formas de intervir. Simulando ensaios, lanço-me ao proibido! E que nos seja permitido cair, para que o novo possa surgir daí.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/305910.26512/lc.v8i15.3059Linhas Críticas; Vol. 8 No. 15 (2002): A criatividade na educação; 207-220Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 15 (2002): A criatividade na educação; 207-220Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 15 (2002): A criatividade na educação; 207-2201981-04311516-489610.26512/lc.v8i15reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3059/2751Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoehlecke, Vilene2022-09-09T14:29:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3059Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:29:39Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O paradigma estético e a psicologia: ressonâncias
title O paradigma estético e a psicologia: ressonâncias
spellingShingle O paradigma estético e a psicologia: ressonâncias
Moehlecke, Vilene
Psicologia estética;
Plasticidade;
Ensaio;
Arte;
Vontade de potência;
Tempo redescoberto
title_short O paradigma estético e a psicologia: ressonâncias
title_full O paradigma estético e a psicologia: ressonâncias
title_fullStr O paradigma estético e a psicologia: ressonâncias
title_full_unstemmed O paradigma estético e a psicologia: ressonâncias
title_sort O paradigma estético e a psicologia: ressonâncias
author Moehlecke, Vilene
author_facet Moehlecke, Vilene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moehlecke, Vilene
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia estética;
Plasticidade;
Ensaio;
Arte;
Vontade de potência;
Tempo redescoberto
topic Psicologia estética;
Plasticidade;
Ensaio;
Arte;
Vontade de potência;
Tempo redescoberto
description Como bailarina e psicóloga, problematizo o "Fazer Psi", traçando ressonâncias entre Paradigma Estético e Psicologia. Procuro mapear movimentos teóricos e práticos, cartografando experiências e falando de auto-implicação. Deleuze e Guattari discorrem sobre a existência como obra de Arte, criações ético-estéticas, constituintes de modos de existência ou estilos de vida. É o que Nietzsche descobria como a operação artista da vontade de potência, a invenção de novas "possibilidades de vida". Proust fala do tempo redescoberto que há na Arte, como possibilidade de transmutação. Do mesmo modo, discuto a "Psicologia Estética", apostando em sua plasticidade e diversidade, o que nos propicia diferentes formas de intervir. Simulando ensaios, lanço-me ao proibido! E que nos seja permitido cair, para que o novo possa surgir daí.   
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3059
10.26512/lc.v8i15.3059
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3059
identifier_str_mv 10.26512/lc.v8i15.3059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3059/2751
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 8 No. 15 (2002): A criatividade na educação; 207-220
Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 15 (2002): A criatividade na educação; 207-220
Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 15 (2002): A criatividade na educação; 207-220
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v8i15
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649944313856