Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gilberto Lacerda
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3175
Resumo: O texto aborda questões relativas à formação do professor para o uso pedagogicamente significativo do software educativo e de dispositivos e estratégias de informática educativa. Em sua redação, foram considerados um trabalho já concluído de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental intitulado "O Dado de Contos" e dois trabalhos de observação de professores, sendo um em situação de manuseio do referido software e outro em situação de gestão de relações educativas mediadas pelo computador. Os professores que forneceram os dados para a investigação foram observados por meio de abordagens diretas, em situação de sala de aula em que eles eram nossos alunos e em que eles eram regentes de classe. As conclusões do texto apontam para possibilidades de superação do descompasso gerado quando professores sem preparação específica aventuram-se no emprego do software como meio didático.   
id UNB - 28_1435a2d9859272f6e12a13a6f874a6d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3175
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamentalInformática educativa;Software educativo;Formação de professoresO texto aborda questões relativas à formação do professor para o uso pedagogicamente significativo do software educativo e de dispositivos e estratégias de informática educativa. Em sua redação, foram considerados um trabalho já concluído de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental intitulado "O Dado de Contos" e dois trabalhos de observação de professores, sendo um em situação de manuseio do referido software e outro em situação de gestão de relações educativas mediadas pelo computador. Os professores que forneceram os dados para a investigação foram observados por meio de abordagens diretas, em situação de sala de aula em que eles eram nossos alunos e em que eles eram regentes de classe. As conclusões do texto apontam para possibilidades de superação do descompasso gerado quando professores sem preparação específica aventuram-se no emprego do software como meio didático.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/317510.26512/lc.v9i17.3175Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 249-264Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 249-264Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 249-2641981-04311516-489610.26512/lc.v9i17reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3175/2861Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gilberto Lacerda2022-09-09T14:44:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3175Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:44:27Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental
title Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental
spellingShingle Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental
Santos, Gilberto Lacerda
Informática educativa;
Software educativo;
Formação de professores
title_short Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental
title_full Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental
title_fullStr Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental
title_full_unstemmed Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental
title_sort Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental
author Santos, Gilberto Lacerda
author_facet Santos, Gilberto Lacerda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gilberto Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Informática educativa;
Software educativo;
Formação de professores
topic Informática educativa;
Software educativo;
Formação de professores
description O texto aborda questões relativas à formação do professor para o uso pedagogicamente significativo do software educativo e de dispositivos e estratégias de informática educativa. Em sua redação, foram considerados um trabalho já concluído de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental intitulado "O Dado de Contos" e dois trabalhos de observação de professores, sendo um em situação de manuseio do referido software e outro em situação de gestão de relações educativas mediadas pelo computador. Os professores que forneceram os dados para a investigação foram observados por meio de abordagens diretas, em situação de sala de aula em que eles eram nossos alunos e em que eles eram regentes de classe. As conclusões do texto apontam para possibilidades de superação do descompasso gerado quando professores sem preparação específica aventuram-se no emprego do software como meio didático.   
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3175
10.26512/lc.v9i17.3175
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3175
identifier_str_mv 10.26512/lc.v9i17.3175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3175/2861
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 249-264
Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 249-264
Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 249-264
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v9i17
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649982062592