Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50291 |
Resumo: | Neste artigo temos por objetivo discutir a formação continuada de professores tendo como problematização a inserção de estudantes imigrantes em escolas públicas da rede municipal de ensino em Manaus. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, considerando os marcos legais que asseguram os direitos da pessoa imigrante, seguido de análise bibliográfica acerca do fenômeno da migração e o acesso à educação. Os resultados evidenciam que se faz necessário formar e capacitar o professor, para que esse venha intervir de maneira significativa nas dificuldades do processo de ensino-aprendizagem vivenciado tanto pelo estudante imigrante quanto pelo professor em sala de aula. |
id |
UNB - 28_21e28e083dc0e2bd862106511e481be9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50291 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of ManausInmigración, formación de profesores e inclusión en la red municipal de ManausImigração, formação docente e inclusão na rede municipal de ManausImigraçãoEducaçãoFormação docenteInmigraciónEducaciónFormación de profesoresImmigrationEducationTeacher trainingNeste artigo temos por objetivo discutir a formação continuada de professores tendo como problematização a inserção de estudantes imigrantes em escolas públicas da rede municipal de ensino em Manaus. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, considerando os marcos legais que asseguram os direitos da pessoa imigrante, seguido de análise bibliográfica acerca do fenômeno da migração e o acesso à educação. Os resultados evidenciam que se faz necessário formar e capacitar o professor, para que esse venha intervir de maneira significativa nas dificuldades do processo de ensino-aprendizagem vivenciado tanto pelo estudante imigrante quanto pelo professor em sala de aula.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2023-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5029110.26512/lc29202350291Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50291Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50291Linhas Críticas; v. 29 (2023); e502911981-04311516-489610.26512/lc.v29ireponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50291/38702https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50291/38703Copyright (c) 2023 Fabiane Maia Garcia, Elen Ariana Azevedo Cotrim, Leandro Harisson da Silva Vasconceloshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Fabiane MaiaCotrim, Elen Ariana AzevedoVasconcelos, Leandro Harisson da Silva2024-01-08T18:37:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50291Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2024-01-08T18:37:17Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus Inmigración, formación de profesores e inclusión en la red municipal de Manaus Imigração, formação docente e inclusão na rede municipal de Manaus |
title |
Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus |
spellingShingle |
Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus Garcia, Fabiane Maia Imigração Educação Formação docente Inmigración Educación Formación de profesores Immigration Education Teacher training |
title_short |
Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus |
title_full |
Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus |
title_fullStr |
Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus |
title_full_unstemmed |
Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus |
title_sort |
Immigration, teacher training and inclusion in the municpal network of Manaus |
author |
Garcia, Fabiane Maia |
author_facet |
Garcia, Fabiane Maia Cotrim, Elen Ariana Azevedo Vasconcelos, Leandro Harisson da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Cotrim, Elen Ariana Azevedo Vasconcelos, Leandro Harisson da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Fabiane Maia Cotrim, Elen Ariana Azevedo Vasconcelos, Leandro Harisson da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imigração Educação Formação docente Inmigración Educación Formación de profesores Immigration Education Teacher training |
topic |
Imigração Educação Formação docente Inmigración Educación Formación de profesores Immigration Education Teacher training |
description |
Neste artigo temos por objetivo discutir a formação continuada de professores tendo como problematização a inserção de estudantes imigrantes em escolas públicas da rede municipal de ensino em Manaus. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, considerando os marcos legais que asseguram os direitos da pessoa imigrante, seguido de análise bibliográfica acerca do fenômeno da migração e o acesso à educação. Os resultados evidenciam que se faz necessário formar e capacitar o professor, para que esse venha intervir de maneira significativa nas dificuldades do processo de ensino-aprendizagem vivenciado tanto pelo estudante imigrante quanto pelo professor em sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50291 10.26512/lc29202350291 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50291 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc29202350291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50291/38702 https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50291/38703 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50291 Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e50291 Linhas Críticas; v. 29 (2023); e50291 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v29i reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053655055073280 |