Graduação tecnológica no Brasil: aproximações críticas preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Deribaldo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Jiménez, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3528
Resumo: O artigo busca explorar a problemática da educação profissional de nível superior de curta duração, denominada, no Brasil, de graduação tecnológica. De caráter introdutório e necessariamente sintético, traça um panorama sobre as políticas públicas nacionais no campo educacional, especificamente aquelas mais imediatamente direcionadas para os filhos de trabalhadores que demandam formação superior. Nesse sentido, busca contextualizar historicamente o surgimento e a evolução da graduação tecnológica de nível superior no país, indagando a respeito das mediações fundamentais que articulam o estabelecimento de tal modalidade de ensino ao processo de reprodução do capital no quadro de sua crise estrutural (Mészáros), sob o pressuposto crítico de que esse tipo menor de ensino ilustraria com folga o caráter aligeirado e reducionista atribuído ao conhecimento em todas as esferas da formação do trabalhador, além do que reeditaria, no nível superior, o histórico dualismo que atravessa a educação sob o poder do capital.
id UNB - 28_338118ed58abc948c3c6dfa653c85a54
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3528
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Graduação tecnológica no Brasil: aproximações críticas preliminaresGraduação tecnológica;Dualismo educacional;Crise estrutural do capitalO artigo busca explorar a problemática da educação profissional de nível superior de curta duração, denominada, no Brasil, de graduação tecnológica. De caráter introdutório e necessariamente sintético, traça um panorama sobre as políticas públicas nacionais no campo educacional, especificamente aquelas mais imediatamente direcionadas para os filhos de trabalhadores que demandam formação superior. Nesse sentido, busca contextualizar historicamente o surgimento e a evolução da graduação tecnológica de nível superior no país, indagando a respeito das mediações fundamentais que articulam o estabelecimento de tal modalidade de ensino ao processo de reprodução do capital no quadro de sua crise estrutural (Mészáros), sob o pressuposto crítico de que esse tipo menor de ensino ilustraria com folga o caráter aligeirado e reducionista atribuído ao conhecimento em todas as esferas da formação do trabalhador, além do que reeditaria, no nível superior, o histórico dualismo que atravessa a educação sob o poder do capital.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/352810.26512/lc.v15i28.3528Linhas Críticas; Vol. 15 No. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 171-186Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 171-186Linhas Crí­ticas; v. 15 n. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 171-1861981-04311516-489610.26512/lc.v15i28reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3528/3216Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, DeribaldoJiménez, Susana2022-09-09T16:21:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3528Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:21:35Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Graduação tecnológica no Brasil: aproximações críticas preliminares
title Graduação tecnológica no Brasil: aproximações críticas preliminares
spellingShingle Graduação tecnológica no Brasil: aproximações críticas preliminares
Santos, Deribaldo
Graduação tecnológica;
Dualismo educacional;
Crise estrutural do capital
title_short Graduação tecnológica no Brasil: aproximações críticas preliminares
title_full Graduação tecnológica no Brasil: aproximações críticas preliminares
title_fullStr Graduação tecnológica no Brasil: aproximações críticas preliminares
title_full_unstemmed Graduação tecnológica no Brasil: aproximações críticas preliminares
title_sort Graduação tecnológica no Brasil: aproximações críticas preliminares
author Santos, Deribaldo
author_facet Santos, Deribaldo
Jiménez, Susana
author_role author
author2 Jiménez, Susana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Deribaldo
Jiménez, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação tecnológica;
Dualismo educacional;
Crise estrutural do capital
topic Graduação tecnológica;
Dualismo educacional;
Crise estrutural do capital
description O artigo busca explorar a problemática da educação profissional de nível superior de curta duração, denominada, no Brasil, de graduação tecnológica. De caráter introdutório e necessariamente sintético, traça um panorama sobre as políticas públicas nacionais no campo educacional, especificamente aquelas mais imediatamente direcionadas para os filhos de trabalhadores que demandam formação superior. Nesse sentido, busca contextualizar historicamente o surgimento e a evolução da graduação tecnológica de nível superior no país, indagando a respeito das mediações fundamentais que articulam o estabelecimento de tal modalidade de ensino ao processo de reprodução do capital no quadro de sua crise estrutural (Mészáros), sob o pressuposto crítico de que esse tipo menor de ensino ilustraria com folga o caráter aligeirado e reducionista atribuído ao conhecimento em todas as esferas da formação do trabalhador, além do que reeditaria, no nível superior, o histórico dualismo que atravessa a educação sob o poder do capital.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3528
10.26512/lc.v15i28.3528
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3528
identifier_str_mv 10.26512/lc.v15i28.3528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3528/3216
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 15 No. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 171-186
Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 171-186
Linhas Crí­ticas; v. 15 n. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 171-186
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v15i28
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650511593472