Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Sebastião Gonçalves
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2832
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão sobre a organização do trabalho pedagógico em uma dinâmica interdisciplinar, consorciando música e matemática nas aulas para as séries iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, procuro esclarecer aspectos relativos às semelhanças e diferenças entre o pensamento lógico simples presente nessas duas matérias. Inicio apresentando alguns conceitos musicais e demonstrando as relações matemáticas presentes na lógica musical; a seguir comento a influência da música no desenvolvimento matemático da acústica. Comento as possibilidades de uso da música como material concreto para o ensino/ aprendizagem da matemática e, ao final, apresento algumas considerações e sugestões para o trabalho em sala de aula.
id UNB - 28_361202ae67c2baed41f72e9715e2b86f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2832
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultadosMúsica;Matemática;Séries iniciais;Interdisciplinaridade;Trabalho pedagógicoEste artigo apresenta uma discussão sobre a organização do trabalho pedagógico em uma dinâmica interdisciplinar, consorciando música e matemática nas aulas para as séries iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, procuro esclarecer aspectos relativos às semelhanças e diferenças entre o pensamento lógico simples presente nessas duas matérias. Inicio apresentando alguns conceitos musicais e demonstrando as relações matemáticas presentes na lógica musical; a seguir comento a influência da música no desenvolvimento matemático da acústica. Comento as possibilidades de uso da música como material concreto para o ensino/ aprendizagem da matemática e, ao final, apresento algumas considerações e sugestões para o trabalho em sala de aula.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2000-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/283210.26512/lc.v6i10.2832Linhas Críticas; Vol. 6 No. 10 (2000); 71-80Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 10 (2000); 71-80Linhas Crí­ticas; v. 6 n. 10 (2000); 71-801981-04311516-489610.26512/lc.v6i10reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2832/2539Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Sebastião Gonçalves2022-09-09T13:53:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2832Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T13:53:09Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados
title Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados
spellingShingle Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados
Feitosa, Sebastião Gonçalves
Música;
Matemática;
Séries iniciais;
Interdisciplinaridade;
Trabalho pedagógico
title_short Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados
title_full Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados
title_fullStr Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados
title_full_unstemmed Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados
title_sort Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados
author Feitosa, Sebastião Gonçalves
author_facet Feitosa, Sebastião Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Sebastião Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Música;
Matemática;
Séries iniciais;
Interdisciplinaridade;
Trabalho pedagógico
topic Música;
Matemática;
Séries iniciais;
Interdisciplinaridade;
Trabalho pedagógico
description Este artigo apresenta uma discussão sobre a organização do trabalho pedagógico em uma dinâmica interdisciplinar, consorciando música e matemática nas aulas para as séries iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, procuro esclarecer aspectos relativos às semelhanças e diferenças entre o pensamento lógico simples presente nessas duas matérias. Inicio apresentando alguns conceitos musicais e demonstrando as relações matemáticas presentes na lógica musical; a seguir comento a influência da música no desenvolvimento matemático da acústica. Comento as possibilidades de uso da música como material concreto para o ensino/ aprendizagem da matemática e, ao final, apresento algumas considerações e sugestões para o trabalho em sala de aula.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2832
10.26512/lc.v6i10.2832
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2832
identifier_str_mv 10.26512/lc.v6i10.2832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2832/2539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 6 No. 10 (2000); 71-80
Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 10 (2000); 71-80
Linhas Crí­ticas; v. 6 n. 10 (2000); 71-80
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v6i10
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649597235200