Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2832 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma discussão sobre a organização do trabalho pedagógico em uma dinâmica interdisciplinar, consorciando música e matemática nas aulas para as séries iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, procuro esclarecer aspectos relativos às semelhanças e diferenças entre o pensamento lógico simples presente nessas duas matérias. Inicio apresentando alguns conceitos musicais e demonstrando as relações matemáticas presentes na lógica musical; a seguir comento a influência da música no desenvolvimento matemático da acústica. Comento as possibilidades de uso da música como material concreto para o ensino/ aprendizagem da matemática e, ao final, apresento algumas considerações e sugestões para o trabalho em sala de aula. |
id |
UNB - 28_361202ae67c2baed41f72e9715e2b86f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2832 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultadosMúsica;Matemática;Séries iniciais;Interdisciplinaridade;Trabalho pedagógicoEste artigo apresenta uma discussão sobre a organização do trabalho pedagógico em uma dinâmica interdisciplinar, consorciando música e matemática nas aulas para as séries iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, procuro esclarecer aspectos relativos às semelhanças e diferenças entre o pensamento lógico simples presente nessas duas matérias. Inicio apresentando alguns conceitos musicais e demonstrando as relações matemáticas presentes na lógica musical; a seguir comento a influência da música no desenvolvimento matemático da acústica. Comento as possibilidades de uso da música como material concreto para o ensino/ aprendizagem da matemática e, ao final, apresento algumas considerações e sugestões para o trabalho em sala de aula.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2000-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/283210.26512/lc.v6i10.2832Linhas Críticas; Vol. 6 No. 10 (2000); 71-80Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 10 (2000); 71-80Linhas Críticas; v. 6 n. 10 (2000); 71-801981-04311516-489610.26512/lc.v6i10reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2832/2539Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Sebastião Gonçalves2022-09-09T13:53:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2832Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T13:53:09Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados |
title |
Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados |
spellingShingle |
Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados Feitosa, Sebastião Gonçalves Música; Matemática; Séries iniciais; Interdisciplinaridade; Trabalho pedagógico |
title_short |
Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados |
title_full |
Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados |
title_fullStr |
Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados |
title_full_unstemmed |
Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados |
title_sort |
Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados |
author |
Feitosa, Sebastião Gonçalves |
author_facet |
Feitosa, Sebastião Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Sebastião Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música; Matemática; Séries iniciais; Interdisciplinaridade; Trabalho pedagógico |
topic |
Música; Matemática; Séries iniciais; Interdisciplinaridade; Trabalho pedagógico |
description |
Este artigo apresenta uma discussão sobre a organização do trabalho pedagógico em uma dinâmica interdisciplinar, consorciando música e matemática nas aulas para as séries iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, procuro esclarecer aspectos relativos às semelhanças e diferenças entre o pensamento lógico simples presente nessas duas matérias. Inicio apresentando alguns conceitos musicais e demonstrando as relações matemáticas presentes na lógica musical; a seguir comento a influência da música no desenvolvimento matemático da acústica. Comento as possibilidades de uso da música como material concreto para o ensino/ aprendizagem da matemática e, ao final, apresento algumas considerações e sugestões para o trabalho em sala de aula. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2832 10.26512/lc.v6i10.2832 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2832 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v6i10.2832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2832/2539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 6 No. 10 (2000); 71-80 Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 10 (2000); 71-80 Linhas Críticas; v. 6 n. 10 (2000); 71-80 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v6i10 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053649597235200 |