No Fascínio do jogo, a alegria de aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Simão de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2989
Resumo: Este artigo tem o propósito de mostrar a importância do uso de jogos como instrumento adjuvante no processo educativo. Afinal, por que a prática pedagógica das séries iniciais tradicionalmente inclui situações de jogo no planejamento das aulas? Quais as vantagens pedagógicas proporcionadas pelo uso de jogos infantis nas séries iniciais? Traça um panorama sobre as idéias dos principais autores que discorrem sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem, analisa os aspectos que concorrem para que o jogo cumpra integralmente seu papel. Mostra como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais. Este artigo tem o propósito de mostrar a importância do uso de jogos como instrumento adjuvante no processo educativo. Afinal, por que a prática pedagógica das séries iniciais tradicionalmente inclui situações de jogo no planejamento das aulas? Quais as vantagens pedagógicas proporcionadas pelo uso de jogos infantis nas séries iniciais? Traça um panorama sobre as idéias dos principais autores que discorrem sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem, analisa os aspectos que concorrem para que o jogo cumpra integralmente seu papel. Mostra como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais.   
id UNB - 28_3e1cd1f0d59a2f6ce43d07d44e1ee391
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2989
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling No Fascínio do jogo, a alegria de aprenderJogos infantis;Socialização;Afeição;Motivação;Criatividade;CogniçãoEste artigo tem o propósito de mostrar a importância do uso de jogos como instrumento adjuvante no processo educativo. Afinal, por que a prática pedagógica das séries iniciais tradicionalmente inclui situações de jogo no planejamento das aulas? Quais as vantagens pedagógicas proporcionadas pelo uso de jogos infantis nas séries iniciais? Traça um panorama sobre as idéias dos principais autores que discorrem sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem, analisa os aspectos que concorrem para que o jogo cumpra integralmente seu papel. Mostra como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais. Este artigo tem o propósito de mostrar a importância do uso de jogos como instrumento adjuvante no processo educativo. Afinal, por que a prática pedagógica das séries iniciais tradicionalmente inclui situações de jogo no planejamento das aulas? Quais as vantagens pedagógicas proporcionadas pelo uso de jogos infantis nas séries iniciais? Traça um panorama sobre as idéias dos principais autores que discorrem sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem, analisa os aspectos que concorrem para que o jogo cumpra integralmente seu papel. Mostra como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/298910.26512/lc.v8i14.2989Linhas Críticas; Vol. 8 No. 14 (2002); 21-34Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 14 (2002); 21-34Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 14 (2002); 21-341981-04311516-489610.26512/lc.v8i14reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2989/2688Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Simão de2022-09-09T14:22:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2989Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:22:24Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv No Fascínio do jogo, a alegria de aprender
title No Fascínio do jogo, a alegria de aprender
spellingShingle No Fascínio do jogo, a alegria de aprender
Miranda, Simão de
Jogos infantis;
Socialização;
Afeição;
Motivação;
Criatividade;
Cognição
title_short No Fascínio do jogo, a alegria de aprender
title_full No Fascínio do jogo, a alegria de aprender
title_fullStr No Fascínio do jogo, a alegria de aprender
title_full_unstemmed No Fascínio do jogo, a alegria de aprender
title_sort No Fascínio do jogo, a alegria de aprender
author Miranda, Simão de
author_facet Miranda, Simão de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Simão de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos infantis;
Socialização;
Afeição;
Motivação;
Criatividade;
Cognição
topic Jogos infantis;
Socialização;
Afeição;
Motivação;
Criatividade;
Cognição
description Este artigo tem o propósito de mostrar a importância do uso de jogos como instrumento adjuvante no processo educativo. Afinal, por que a prática pedagógica das séries iniciais tradicionalmente inclui situações de jogo no planejamento das aulas? Quais as vantagens pedagógicas proporcionadas pelo uso de jogos infantis nas séries iniciais? Traça um panorama sobre as idéias dos principais autores que discorrem sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem, analisa os aspectos que concorrem para que o jogo cumpra integralmente seu papel. Mostra como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais. Este artigo tem o propósito de mostrar a importância do uso de jogos como instrumento adjuvante no processo educativo. Afinal, por que a prática pedagógica das séries iniciais tradicionalmente inclui situações de jogo no planejamento das aulas? Quais as vantagens pedagógicas proporcionadas pelo uso de jogos infantis nas séries iniciais? Traça um panorama sobre as idéias dos principais autores que discorrem sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem, analisa os aspectos que concorrem para que o jogo cumpra integralmente seu papel. Mostra como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais.   
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2989
10.26512/lc.v8i14.2989
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2989
identifier_str_mv 10.26512/lc.v8i14.2989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2989/2688
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 8 No. 14 (2002); 21-34
Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 14 (2002); 21-34
Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 14 (2002); 21-34
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v8i14
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649927536640