No Fascínio do jogo, a alegria de aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2989 |
Resumo: | Este artigo tem o propósito de mostrar a importância do uso de jogos como instrumento adjuvante no processo educativo. Afinal, por que a prática pedagógica das séries iniciais tradicionalmente inclui situações de jogo no planejamento das aulas? Quais as vantagens pedagógicas proporcionadas pelo uso de jogos infantis nas séries iniciais? Traça um panorama sobre as idéias dos principais autores que discorrem sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem, analisa os aspectos que concorrem para que o jogo cumpra integralmente seu papel. Mostra como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais. Este artigo tem o propósito de mostrar a importância do uso de jogos como instrumento adjuvante no processo educativo. Afinal, por que a prática pedagógica das séries iniciais tradicionalmente inclui situações de jogo no planejamento das aulas? Quais as vantagens pedagógicas proporcionadas pelo uso de jogos infantis nas séries iniciais? Traça um panorama sobre as idéias dos principais autores que discorrem sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem, analisa os aspectos que concorrem para que o jogo cumpra integralmente seu papel. Mostra como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais. |
id |
UNB - 28_3e1cd1f0d59a2f6ce43d07d44e1ee391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2989 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
No Fascínio do jogo, a alegria de aprenderJogos infantis;Socialização;Afeição;Motivação;Criatividade;CogniçãoEste artigo tem o propósito de mostrar a importância do uso de jogos como instrumento adjuvante no processo educativo. Afinal, por que a prática pedagógica das séries iniciais tradicionalmente inclui situações de jogo no planejamento das aulas? Quais as vantagens pedagógicas proporcionadas pelo uso de jogos infantis nas séries iniciais? Traça um panorama sobre as idéias dos principais autores que discorrem sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem, analisa os aspectos que concorrem para que o jogo cumpra integralmente seu papel. Mostra como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais. Este artigo tem o propósito de mostrar a importância do uso de jogos como instrumento adjuvante no processo educativo. Afinal, por que a prática pedagógica das séries iniciais tradicionalmente inclui situações de jogo no planejamento das aulas? Quais as vantagens pedagógicas proporcionadas pelo uso de jogos infantis nas séries iniciais? Traça um panorama sobre as idéias dos principais autores que discorrem sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem, analisa os aspectos que concorrem para que o jogo cumpra integralmente seu papel. Mostra como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/298910.26512/lc.v8i14.2989Linhas Críticas; Vol. 8 No. 14 (2002); 21-34Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 14 (2002); 21-34Linhas Críticas; v. 8 n. 14 (2002); 21-341981-04311516-489610.26512/lc.v8i14reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2989/2688Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Simão de2022-09-09T14:22:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2989Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:22:24Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
No Fascínio do jogo, a alegria de aprender |
title |
No Fascínio do jogo, a alegria de aprender |
spellingShingle |
No Fascínio do jogo, a alegria de aprender Miranda, Simão de Jogos infantis; Socialização; Afeição; Motivação; Criatividade; Cognição |
title_short |
No Fascínio do jogo, a alegria de aprender |
title_full |
No Fascínio do jogo, a alegria de aprender |
title_fullStr |
No Fascínio do jogo, a alegria de aprender |
title_full_unstemmed |
No Fascínio do jogo, a alegria de aprender |
title_sort |
No Fascínio do jogo, a alegria de aprender |
author |
Miranda, Simão de |
author_facet |
Miranda, Simão de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Simão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos infantis; Socialização; Afeição; Motivação; Criatividade; Cognição |
topic |
Jogos infantis; Socialização; Afeição; Motivação; Criatividade; Cognição |
description |
Este artigo tem o propósito de mostrar a importância do uso de jogos como instrumento adjuvante no processo educativo. Afinal, por que a prática pedagógica das séries iniciais tradicionalmente inclui situações de jogo no planejamento das aulas? Quais as vantagens pedagógicas proporcionadas pelo uso de jogos infantis nas séries iniciais? Traça um panorama sobre as idéias dos principais autores que discorrem sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem, analisa os aspectos que concorrem para que o jogo cumpra integralmente seu papel. Mostra como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais. Este artigo tem o propósito de mostrar a importância do uso de jogos como instrumento adjuvante no processo educativo. Afinal, por que a prática pedagógica das séries iniciais tradicionalmente inclui situações de jogo no planejamento das aulas? Quais as vantagens pedagógicas proporcionadas pelo uso de jogos infantis nas séries iniciais? Traça um panorama sobre as idéias dos principais autores que discorrem sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem, analisa os aspectos que concorrem para que o jogo cumpra integralmente seu papel. Mostra como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2989 10.26512/lc.v8i14.2989 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2989 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v8i14.2989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2989/2688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 8 No. 14 (2002); 21-34 Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 14 (2002); 21-34 Linhas Críticas; v. 8 n. 14 (2002); 21-34 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v8i14 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053649927536640 |