A faculdade de educação de uma universidade pública e a avaliação do trabalho docente: algumas repercussões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Lúcia Maria
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3381
Resumo: O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar as possíveis repercussões da avaliação do trabalho docente desenvolvido na Faculdade de Educação de uma universidade pública, tanto no trabalho pedagógico, como na formação docente. Foi considerado o contexto vivido pela universidade brasileira para interpretar as percepções de professores e alunos sobre o trabalho pedagógico desenvolvido por ambos. Alguns encaminhamentos puderam ser apontados como sugestão: viabilizar fóruns de debate; analisar os resultados individual e coletivamente; aperfeiçoar tanto o processo como os instrumentos de avaliação; desenvolver esforços para constituir uma outra cultura institucional de avaliação.
id UNB - 28_4ffb16b17a17ae9b5ed507ad0097922a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3381
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A faculdade de educação de uma universidade pública e a avaliação do trabalho docente: algumas repercussõesUniversidade;Avaliação;Formação docenteO presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar as possíveis repercussões da avaliação do trabalho docente desenvolvido na Faculdade de Educação de uma universidade pública, tanto no trabalho pedagógico, como na formação docente. Foi considerado o contexto vivido pela universidade brasileira para interpretar as percepções de professores e alunos sobre o trabalho pedagógico desenvolvido por ambos. Alguns encaminhamentos puderam ser apontados como sugestão: viabilizar fóruns de debate; analisar os resultados individual e coletivamente; aperfeiçoar tanto o processo como os instrumentos de avaliação; desenvolver esforços para constituir uma outra cultura institucional de avaliação.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/338110.26512/lc.v13i25.3381Linhas Críticas; Vol. 13 No. 25 (2007); 235-252Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 25 (2007); 235-252Linhas Crí­ticas; v. 13 n. 25 (2007); 235-2521981-04311516-489610.26512/lc.v13i25reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3381/3064Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessResende, Lúcia Maria2022-09-09T16:04:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3381Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:04:20Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A faculdade de educação de uma universidade pública e a avaliação do trabalho docente: algumas repercussões
title A faculdade de educação de uma universidade pública e a avaliação do trabalho docente: algumas repercussões
spellingShingle A faculdade de educação de uma universidade pública e a avaliação do trabalho docente: algumas repercussões
Resende, Lúcia Maria
Universidade;
Avaliação;
Formação docente
title_short A faculdade de educação de uma universidade pública e a avaliação do trabalho docente: algumas repercussões
title_full A faculdade de educação de uma universidade pública e a avaliação do trabalho docente: algumas repercussões
title_fullStr A faculdade de educação de uma universidade pública e a avaliação do trabalho docente: algumas repercussões
title_full_unstemmed A faculdade de educação de uma universidade pública e a avaliação do trabalho docente: algumas repercussões
title_sort A faculdade de educação de uma universidade pública e a avaliação do trabalho docente: algumas repercussões
author Resende, Lúcia Maria
author_facet Resende, Lúcia Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Lúcia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade;
Avaliação;
Formação docente
topic Universidade;
Avaliação;
Formação docente
description O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar as possíveis repercussões da avaliação do trabalho docente desenvolvido na Faculdade de Educação de uma universidade pública, tanto no trabalho pedagógico, como na formação docente. Foi considerado o contexto vivido pela universidade brasileira para interpretar as percepções de professores e alunos sobre o trabalho pedagógico desenvolvido por ambos. Alguns encaminhamentos puderam ser apontados como sugestão: viabilizar fóruns de debate; analisar os resultados individual e coletivamente; aperfeiçoar tanto o processo como os instrumentos de avaliação; desenvolver esforços para constituir uma outra cultura institucional de avaliação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3381
10.26512/lc.v13i25.3381
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3381
identifier_str_mv 10.26512/lc.v13i25.3381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3381/3064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 13 No. 25 (2007); 235-252
Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 25 (2007); 235-252
Linhas Crí­ticas; v. 13 n. 25 (2007); 235-252
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v13i25
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650448678912