O lugar do marxismo na formação do educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jiménez, Susana
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Gonçalves, Laurinete, Barbosa, Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3311
Resumo: O artigo toma por base uma pesquisa desenvolvida no campo da formação do educador, com vistas a aferir a presença/ausência do marxismo no curso de pedagogia. Os dados foram coletados por meio do exame de programas disciplinares, questionários e entrevistas aplicadas a professores do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Os resultados apontam a formação do professor crítico-reflexivo como o eixo dominante do curso, conforme o entendimento da maioria dos professores, enquanto a crítica marxista comparece nesse contexto de forma rarefeita e, no mais das vezes, assaz problemática. Não obstante o processo desqualificatório que varreu o marxismo dos espaços acadêmicos, este parece fundamentar, numa perspectiva devidamente unitária e revolucionária, o desenvolvimento de duas disciplinas do curso tomado como objeto de estudo. O artigo reafirma a relevância do marxismo e defende um projeto de educação que aponte para a superação do capital.
id UNB - 28_8363c096b2ff3b765e2e8724370d9b3b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3311
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling O lugar do marxismo na formação do educadorMarxismo;Pedagogia;Formação do educadorO artigo toma por base uma pesquisa desenvolvida no campo da formação do educador, com vistas a aferir a presença/ausência do marxismo no curso de pedagogia. Os dados foram coletados por meio do exame de programas disciplinares, questionários e entrevistas aplicadas a professores do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Os resultados apontam a formação do professor crítico-reflexivo como o eixo dominante do curso, conforme o entendimento da maioria dos professores, enquanto a crítica marxista comparece nesse contexto de forma rarefeita e, no mais das vezes, assaz problemática. Não obstante o processo desqualificatório que varreu o marxismo dos espaços acadêmicos, este parece fundamentar, numa perspectiva devidamente unitária e revolucionária, o desenvolvimento de duas disciplinas do curso tomado como objeto de estudo. O artigo reafirma a relevância do marxismo e defende um projeto de educação que aponte para a superação do capital.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2007-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/331110.26512/lc.v12i23.3311Linhas Críticas; Vol. 12 No. 23 (2006); 189-204Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 23 (2006); 189-204Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 23 (2006); 189-2041981-04311516-489610.26512/lc.v12i23reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3311/3000Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJiménez, SusanaGonçalves, LaurineteBarbosa, Luis2022-09-09T15:51:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3311Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:51:38Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do marxismo na formação do educador
title O lugar do marxismo na formação do educador
spellingShingle O lugar do marxismo na formação do educador
Jiménez, Susana
Marxismo;
Pedagogia;
Formação do educador
title_short O lugar do marxismo na formação do educador
title_full O lugar do marxismo na formação do educador
title_fullStr O lugar do marxismo na formação do educador
title_full_unstemmed O lugar do marxismo na formação do educador
title_sort O lugar do marxismo na formação do educador
author Jiménez, Susana
author_facet Jiménez, Susana
Gonçalves, Laurinete
Barbosa, Luis
author_role author
author2 Gonçalves, Laurinete
Barbosa, Luis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jiménez, Susana
Gonçalves, Laurinete
Barbosa, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Marxismo;
Pedagogia;
Formação do educador
topic Marxismo;
Pedagogia;
Formação do educador
description O artigo toma por base uma pesquisa desenvolvida no campo da formação do educador, com vistas a aferir a presença/ausência do marxismo no curso de pedagogia. Os dados foram coletados por meio do exame de programas disciplinares, questionários e entrevistas aplicadas a professores do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Os resultados apontam a formação do professor crítico-reflexivo como o eixo dominante do curso, conforme o entendimento da maioria dos professores, enquanto a crítica marxista comparece nesse contexto de forma rarefeita e, no mais das vezes, assaz problemática. Não obstante o processo desqualificatório que varreu o marxismo dos espaços acadêmicos, este parece fundamentar, numa perspectiva devidamente unitária e revolucionária, o desenvolvimento de duas disciplinas do curso tomado como objeto de estudo. O artigo reafirma a relevância do marxismo e defende um projeto de educação que aponte para a superação do capital.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3311
10.26512/lc.v12i23.3311
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3311
identifier_str_mv 10.26512/lc.v12i23.3311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3311/3000
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 12 No. 23 (2006); 189-204
Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 23 (2006); 189-204
Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 23 (2006); 189-204
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v12i23
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650408833024