Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Arilene Maria Soares de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3249
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em apresentar, à luz da teoria da ação comunicativa, uma proposição crítica de racionalidade administrativa para a educação, que possa consolidar-se em parâmetros democráticos e emancipatórios, como forma de reestruturação organizacional interna da escola. Esta proposição enfrenta dificuldades que merecem ser devidamente analisadas, para não assumir uma dimensão simplesmente utópica, sem a menor repercussão prática no cotidiano da escola. As dificuldades político-institucionais refletem a relação que se estabelece entre o Estado e a administração escolar. As dificuldades organizacionais dizem respeito ao funcionamento da escola por meio do Regimento Escolar, Conselho Escolar e Projeto Político-Pedagógico. Com esta análise, pretende-se demonstrar que a administração escolar reflete uma tensão entre as políticas e as práticas, entre o externo e o interno, possibilitando alterações e inovações na escola.
id UNB - 28_848b4041d050457e52ee5adac6a6d1e6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3249
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativaRacionalidade administrativa;Regimento escolar;Conselho escolar;ProjetoO objetivo deste artigo consiste em apresentar, à luz da teoria da ação comunicativa, uma proposição crítica de racionalidade administrativa para a educação, que possa consolidar-se em parâmetros democráticos e emancipatórios, como forma de reestruturação organizacional interna da escola. Esta proposição enfrenta dificuldades que merecem ser devidamente analisadas, para não assumir uma dimensão simplesmente utópica, sem a menor repercussão prática no cotidiano da escola. As dificuldades político-institucionais refletem a relação que se estabelece entre o Estado e a administração escolar. As dificuldades organizacionais dizem respeito ao funcionamento da escola por meio do Regimento Escolar, Conselho Escolar e Projeto Político-Pedagógico. Com esta análise, pretende-se demonstrar que a administração escolar reflete uma tensão entre as políticas e as práticas, entre o externo e o interno, possibilitando alterações e inovações na escola.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/324910.26512/lc.v11i21.3249Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 241-254Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 241-254Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 21 (2005); 241-2541981-04311516-489610.26512/lc.v11i21reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3249/2935Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Arilene Maria Soares de2022-09-09T15:41:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3249Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:41:57Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativa
title Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativa
spellingShingle Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativa
Medeiros, Arilene Maria Soares de
Racionalidade administrativa;
Regimento escolar;
Conselho escolar;
Projeto
title_short Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativa
title_full Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativa
title_fullStr Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativa
title_full_unstemmed Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativa
title_sort Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativa
author Medeiros, Arilene Maria Soares de
author_facet Medeiros, Arilene Maria Soares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Arilene Maria Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Racionalidade administrativa;
Regimento escolar;
Conselho escolar;
Projeto
topic Racionalidade administrativa;
Regimento escolar;
Conselho escolar;
Projeto
description O objetivo deste artigo consiste em apresentar, à luz da teoria da ação comunicativa, uma proposição crítica de racionalidade administrativa para a educação, que possa consolidar-se em parâmetros democráticos e emancipatórios, como forma de reestruturação organizacional interna da escola. Esta proposição enfrenta dificuldades que merecem ser devidamente analisadas, para não assumir uma dimensão simplesmente utópica, sem a menor repercussão prática no cotidiano da escola. As dificuldades político-institucionais refletem a relação que se estabelece entre o Estado e a administração escolar. As dificuldades organizacionais dizem respeito ao funcionamento da escola por meio do Regimento Escolar, Conselho Escolar e Projeto Político-Pedagógico. Com esta análise, pretende-se demonstrar que a administração escolar reflete uma tensão entre as políticas e as práticas, entre o externo e o interno, possibilitando alterações e inovações na escola.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3249
10.26512/lc.v11i21.3249
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3249
identifier_str_mv 10.26512/lc.v11i21.3249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3249/2935
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 241-254
Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 241-254
Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 21 (2005); 241-254
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v11i21
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650323898368