Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3005 |
Resumo: | Entendendo as políticas de gestão escolar determinadas pela atual legislação educacional brasileira no conjunto das políticas sociais e econômicas do projeto de globalização, tratamos de compreender, nesse processo, a questão da descentralização administrativa, que se traduz na gestão democrática e na autonomia escolar. Para isso, valemo-nos de dados, resultados de pesquisa participante realizada em 26 escolas da rede pública municipal. Tendo essa realidade presente, o trabalho trata, inicialmente, da globalização econômica e de suas conseqüências, especialmente a exclusão social, o que coloca grandes desafios ao processo educativo. Diante disto, são apresentadas alternativas que poderão ser assumidas por uma escola comprometida com a transformação social, desde que compreendidas as políticas educacionais no conjunto das políticas sociais em seu caráter mais amplo. Por fim, chega -se a conclusões, ainda que parciais, sobre a problemática das questões da gestão escolar diante das atuais políticas educacionais, tendo como referência a realidade escolar investigada. |
id |
UNB - 28_894c5e3b894460793e7b2e6c9829094d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3005 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolarGlobalização;Democracia;Autonomia;ExclusãoEntendendo as políticas de gestão escolar determinadas pela atual legislação educacional brasileira no conjunto das políticas sociais e econômicas do projeto de globalização, tratamos de compreender, nesse processo, a questão da descentralização administrativa, que se traduz na gestão democrática e na autonomia escolar. Para isso, valemo-nos de dados, resultados de pesquisa participante realizada em 26 escolas da rede pública municipal. Tendo essa realidade presente, o trabalho trata, inicialmente, da globalização econômica e de suas conseqüências, especialmente a exclusão social, o que coloca grandes desafios ao processo educativo. Diante disto, são apresentadas alternativas que poderão ser assumidas por uma escola comprometida com a transformação social, desde que compreendidas as políticas educacionais no conjunto das políticas sociais em seu caráter mais amplo. Por fim, chega -se a conclusões, ainda que parciais, sobre a problemática das questões da gestão escolar diante das atuais políticas educacionais, tendo como referência a realidade escolar investigada. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/300510.26512/lc.v8i14.3005Linhas Críticas; Vol. 8 No. 14 (2002); 119-138Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 14 (2002); 119-138Linhas Críticas; v. 8 n. 14 (2002); 119-1381981-04311516-489610.26512/lc.v8i14reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3005/2702Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Sueli Menezes2022-09-09T14:24:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3005Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:24:35Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar |
title |
Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar |
spellingShingle |
Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar Pereira, Sueli Menezes Globalização; Democracia; Autonomia; Exclusão |
title_short |
Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar |
title_full |
Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar |
title_fullStr |
Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar |
title_full_unstemmed |
Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar |
title_sort |
Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar |
author |
Pereira, Sueli Menezes |
author_facet |
Pereira, Sueli Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Sueli Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Globalização; Democracia; Autonomia; Exclusão |
topic |
Globalização; Democracia; Autonomia; Exclusão |
description |
Entendendo as políticas de gestão escolar determinadas pela atual legislação educacional brasileira no conjunto das políticas sociais e econômicas do projeto de globalização, tratamos de compreender, nesse processo, a questão da descentralização administrativa, que se traduz na gestão democrática e na autonomia escolar. Para isso, valemo-nos de dados, resultados de pesquisa participante realizada em 26 escolas da rede pública municipal. Tendo essa realidade presente, o trabalho trata, inicialmente, da globalização econômica e de suas conseqüências, especialmente a exclusão social, o que coloca grandes desafios ao processo educativo. Diante disto, são apresentadas alternativas que poderão ser assumidas por uma escola comprometida com a transformação social, desde que compreendidas as políticas educacionais no conjunto das políticas sociais em seu caráter mais amplo. Por fim, chega -se a conclusões, ainda que parciais, sobre a problemática das questões da gestão escolar diante das atuais políticas educacionais, tendo como referência a realidade escolar investigada. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3005 10.26512/lc.v8i14.3005 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3005 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v8i14.3005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3005/2702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 8 No. 14 (2002); 119-138 Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 14 (2002); 119-138 Linhas Críticas; v. 8 n. 14 (2002); 119-138 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v8i14 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053649934876672 |