Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664 |
Resumo: | O artigo opera, dentre outros, com conceitos de biografização e heterobiografização ativos mediante processos de formação docente em Seminário de Pesquisa-Formação, vivenciados por meio da elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica, conceito, este, que denomino como referente ao sujeito do processo narrativo o qual exige reflexão do narrador visto que a intriga narrativa não ocorre, de parte deste, sem a intencionalidade de narrar de si para si e para o outro – ouvinte ou leitor – movimento instituinte de identidade narrativa exigente da reflexividade que se dá em alteridade, construída no seio de um circuito narrativo voltado à formação pessoal/profissional de professores. |
id |
UNB - 28_d8ac3d287bb33c53a0e16c8976e78bd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47664 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher trainingBiografización/heterobiografización: elaboración memorial de un personaje auto(hetero)biográfico en la formación docenteBiografização/heterobiografização: elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica em formação docentePesquisa narrativaMemorial auto(hetero)biográficoFormação de educadoresNarrative-researchAutobiographical memorialFormación de educadoresInvestigación-narrativaMemorial auto(hetero)biográficoFormación de educadoresO artigo opera, dentre outros, com conceitos de biografização e heterobiografização ativos mediante processos de formação docente em Seminário de Pesquisa-Formação, vivenciados por meio da elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica, conceito, este, que denomino como referente ao sujeito do processo narrativo o qual exige reflexão do narrador visto que a intriga narrativa não ocorre, de parte deste, sem a intencionalidade de narrar de si para si e para o outro – ouvinte ou leitor – movimento instituinte de identidade narrativa exigente da reflexividade que se dá em alteridade, construída no seio de um circuito narrativo voltado à formação pessoal/profissional de professores.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2023-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4766410.26512/lc29202347664Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e47664Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e47664Linhas Críticas; v. 29 (2023); e476641981-04311516-489610.26512/lc.v29ireponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporenghttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38270https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38272https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38271https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38273Copyright (c) 2023 Maria Helena Menna Barreto Abrahãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbrahão, Maria Helena Menna Barreto2024-01-08T18:37:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47664Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2024-01-08T18:37:17Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training Biografización/heterobiografización: elaboración memorial de un personaje auto(hetero)biográfico en la formación docente Biografização/heterobiografização: elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica em formação docente |
title |
Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training |
spellingShingle |
Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training Abrahão, Maria Helena Menna Barreto Pesquisa narrativa Memorial auto(hetero)biográfico Formação de educadores Narrative-research Autobiographical memorial Formación de educadores Investigación-narrativa Memorial auto(hetero)biográfico Formación de educadores |
title_short |
Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training |
title_full |
Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training |
title_fullStr |
Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training |
title_full_unstemmed |
Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training |
title_sort |
Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training |
author |
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
author_facet |
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa narrativa Memorial auto(hetero)biográfico Formação de educadores Narrative-research Autobiographical memorial Formación de educadores Investigación-narrativa Memorial auto(hetero)biográfico Formación de educadores |
topic |
Pesquisa narrativa Memorial auto(hetero)biográfico Formação de educadores Narrative-research Autobiographical memorial Formación de educadores Investigación-narrativa Memorial auto(hetero)biográfico Formación de educadores |
description |
O artigo opera, dentre outros, com conceitos de biografização e heterobiografização ativos mediante processos de formação docente em Seminário de Pesquisa-Formação, vivenciados por meio da elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica, conceito, este, que denomino como referente ao sujeito do processo narrativo o qual exige reflexão do narrador visto que a intriga narrativa não ocorre, de parte deste, sem a intencionalidade de narrar de si para si e para o outro – ouvinte ou leitor – movimento instituinte de identidade narrativa exigente da reflexividade que se dá em alteridade, construída no seio de um circuito narrativo voltado à formação pessoal/profissional de professores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664 10.26512/lc29202347664 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc29202347664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38270 https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38272 https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38271 https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Maria Helena Menna Barreto Abrahão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Maria Helena Menna Barreto Abrahão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e47664 Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e47664 Linhas Críticas; v. 29 (2023); e47664 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v29i reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053655012081664 |