O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Jordana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Neiva Afonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19956
Resumo: This paper aims to discuss aspects of the novels of formation (Bildungsromane) from the analysis of José Mauro de Vasconcelos’s autobiographical works (1920-1984): Doidão (1963), My orange tree (1968) and Let's warm the sun (1974). We seek as theoretical allies some commentators of the interdisciplinary theme that is based on Philosophy and Literature, such as Barbara Freitag, Cristina Pinto and Wilma Patrícia Maas. The three works of Vasconcelos can be considered novels of formation from the perspective that the concepts are in constant movement, making that new characteristics integrate to the format of the Bildungsromane of the 21st century.
id UNB - 28_d958f5002033b50ee88256596189d72a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19956
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descobertaO meu pé de laranja limaRomance de FormaçãoFilosofia e LiteraturaFilosofia da EducaçãoMi pie de naranja limaNovela de formaciónFilosofia y LiteraturaFilosofia de la EducaciónMy Orange treeFormations’s romancePhilosophy and LiteratureEducation’s PhilosophyThis paper aims to discuss aspects of the novels of formation (Bildungsromane) from the analysis of José Mauro de Vasconcelos’s autobiographical works (1920-1984): Doidão (1963), My orange tree (1968) and Let's warm the sun (1974). We seek as theoretical allies some commentators of the interdisciplinary theme that is based on Philosophy and Literature, such as Barbara Freitag, Cristina Pinto and Wilma Patrícia Maas. The three works of Vasconcelos can be considered novels of formation from the perspective that the concepts are in constant movement, making that new characteristics integrate to the format of the Bildungsromane of the 21st century.En este artículo se pretende discutir aspectos de las novelas de formación (Bildungsromane) a partir del análisis de las obras autobiográficas de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984): Doidão (1963), Mi pie de naranja lima (1968) y Vamos a calentar el sol (1974). Buscamos como aliadas teóricas algunas comentadoras del tema que se calca en la Filosofía y en la Literatura, como Barbara Freitag, Cristina Pinto y Wilma Patricia Maas. Las tres obras de Vasconcelos pueden ser consideradas novelas de formación desde la perspectiva de que los conceptos están en constante movimiento, haciendo que nuevas características se integren al formato de los Bildungsromane del siglo XXI.Cet article vise à discuter des aspects des romans de formation (Bildungsromane) à partir de l'analyse des travaux autobiographiques de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984): Doidão (1963), Mon pied de citron vert (1968) et Réchauffons le soleil (1974). Nous cherchons comme alliés théoriques quelques commentateurs du thème interdisciplinaire basé sur la Philosophie et la Littérature, comme Barbara Freitag, Cristina Pinto et Wilma Patrícia Maas. Les trois œuvres de Vasconcelos peuvent être considérées comme des romans de formation dans la perspective que les concepts sont en mouvement constant, ce qui rend ces nouvelles caractéristiques s'intègrent au format du Bildungsromane du 21ème siècleEste artigo visa discutir aspectos dos romances de formação (Bildungsromane) a partir da análise das obras autobiográficas de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984): Doidão (1963), O meu pé de laranja lima (1968) e Vamos aquecer o sol (1974). Buscamos como aliadas teóricas algumas comentadoras do tema interdisciplinar que se calca na Filosofia e na Literatura e que embasa nossas investigações, como Barbara Freitag, Cristina Pinto e Wilma Patrícia Maas. As três obras de Vasconcelos podem ser consideradas romances de formação a partir da perspectiva de que os conceitos estão em constante movimento, fazendo com que novas características integrem-se ao formato dos Bildungsromane do século XXI.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2019-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1995610.26512/lc.v25.2019.19956Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e19956Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (ene-dic); e19956Linhas Crí­ticas; v. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e199561981-04311516-489610.26512/lc.v25.2019reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19956/23315https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19956/31613Copyright (c) 2019 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, JordanaOliveira, Neiva Afonso2022-02-08T20:17:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19956Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-02-08T20:17:53Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta
title O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta
spellingShingle O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta
Corrêa, Jordana
O meu pé de laranja lima
Romance de Formação
Filosofia e Literatura
Filosofia da Educação
Mi pie de naranja lima
Novela de formación
Filosofia y Literatura
Filosofia de la Educación
My Orange tree
Formations’s romance
Philosophy and Literature
Education’s Philosophy
title_short O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta
title_full O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta
title_fullStr O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta
title_full_unstemmed O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta
title_sort O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta
author Corrêa, Jordana
author_facet Corrêa, Jordana
Oliveira, Neiva Afonso
author_role author
author2 Oliveira, Neiva Afonso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Jordana
Oliveira, Neiva Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv O meu pé de laranja lima
Romance de Formação
Filosofia e Literatura
Filosofia da Educação
Mi pie de naranja lima
Novela de formación
Filosofia y Literatura
Filosofia de la Educación
My Orange tree
Formations’s romance
Philosophy and Literature
Education’s Philosophy
topic O meu pé de laranja lima
Romance de Formação
Filosofia e Literatura
Filosofia da Educação
Mi pie de naranja lima
Novela de formación
Filosofia y Literatura
Filosofia de la Educación
My Orange tree
Formations’s romance
Philosophy and Literature
Education’s Philosophy
description This paper aims to discuss aspects of the novels of formation (Bildungsromane) from the analysis of José Mauro de Vasconcelos’s autobiographical works (1920-1984): Doidão (1963), My orange tree (1968) and Let's warm the sun (1974). We seek as theoretical allies some commentators of the interdisciplinary theme that is based on Philosophy and Literature, such as Barbara Freitag, Cristina Pinto and Wilma Patrícia Maas. The three works of Vasconcelos can be considered novels of formation from the perspective that the concepts are in constant movement, making that new characteristics integrate to the format of the Bildungsromane of the 21st century.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19956
10.26512/lc.v25.2019.19956
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19956
identifier_str_mv 10.26512/lc.v25.2019.19956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19956/23315
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19956/31613
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e19956
Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (ene-dic); e19956
Linhas Crí­ticas; v. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e19956
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v25.2019
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053652833140736