O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19956 |
Resumo: | This paper aims to discuss aspects of the novels of formation (Bildungsromane) from the analysis of José Mauro de Vasconcelos’s autobiographical works (1920-1984): Doidão (1963), My orange tree (1968) and Let's warm the sun (1974). We seek as theoretical allies some commentators of the interdisciplinary theme that is based on Philosophy and Literature, such as Barbara Freitag, Cristina Pinto and Wilma Patrícia Maas. The three works of Vasconcelos can be considered novels of formation from the perspective that the concepts are in constant movement, making that new characteristics integrate to the format of the Bildungsromane of the 21st century. |
id |
UNB - 28_d958f5002033b50ee88256596189d72a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19956 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descobertaO meu pé de laranja limaRomance de FormaçãoFilosofia e LiteraturaFilosofia da EducaçãoMi pie de naranja limaNovela de formaciónFilosofia y LiteraturaFilosofia de la EducaciónMy Orange treeFormations’s romancePhilosophy and LiteratureEducation’s PhilosophyThis paper aims to discuss aspects of the novels of formation (Bildungsromane) from the analysis of José Mauro de Vasconcelos’s autobiographical works (1920-1984): Doidão (1963), My orange tree (1968) and Let's warm the sun (1974). We seek as theoretical allies some commentators of the interdisciplinary theme that is based on Philosophy and Literature, such as Barbara Freitag, Cristina Pinto and Wilma Patrícia Maas. The three works of Vasconcelos can be considered novels of formation from the perspective that the concepts are in constant movement, making that new characteristics integrate to the format of the Bildungsromane of the 21st century.En este artículo se pretende discutir aspectos de las novelas de formación (Bildungsromane) a partir del análisis de las obras autobiográficas de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984): Doidão (1963), Mi pie de naranja lima (1968) y Vamos a calentar el sol (1974). Buscamos como aliadas teóricas algunas comentadoras del tema que se calca en la Filosofía y en la Literatura, como Barbara Freitag, Cristina Pinto y Wilma Patricia Maas. Las tres obras de Vasconcelos pueden ser consideradas novelas de formación desde la perspectiva de que los conceptos están en constante movimiento, haciendo que nuevas características se integren al formato de los Bildungsromane del siglo XXI.Cet article vise à discuter des aspects des romans de formation (Bildungsromane) à partir de l'analyse des travaux autobiographiques de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984): Doidão (1963), Mon pied de citron vert (1968) et Réchauffons le soleil (1974). Nous cherchons comme alliés théoriques quelques commentateurs du thème interdisciplinaire basé sur la Philosophie et la Littérature, comme Barbara Freitag, Cristina Pinto et Wilma Patrícia Maas. Les trois œuvres de Vasconcelos peuvent être considérées comme des romans de formation dans la perspective que les concepts sont en mouvement constant, ce qui rend ces nouvelles caractéristiques s'intègrent au format du Bildungsromane du 21ème siècleEste artigo visa discutir aspectos dos romances de formação (Bildungsromane) a partir da análise das obras autobiográficas de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984): Doidão (1963), O meu pé de laranja lima (1968) e Vamos aquecer o sol (1974). Buscamos como aliadas teóricas algumas comentadoras do tema interdisciplinar que se calca na Filosofia e na Literatura e que embasa nossas investigações, como Barbara Freitag, Cristina Pinto e Wilma Patrícia Maas. As três obras de Vasconcelos podem ser consideradas romances de formação a partir da perspectiva de que os conceitos estão em constante movimento, fazendo com que novas características integrem-se ao formato dos Bildungsromane do século XXI.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2019-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1995610.26512/lc.v25.2019.19956Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e19956Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (ene-dic); e19956Linhas Críticas; v. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e199561981-04311516-489610.26512/lc.v25.2019reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19956/23315https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19956/31613Copyright (c) 2019 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, JordanaOliveira, Neiva Afonso2022-02-08T20:17:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19956Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-02-08T20:17:53Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta |
title |
O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta |
spellingShingle |
O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta Corrêa, Jordana O meu pé de laranja lima Romance de Formação Filosofia e Literatura Filosofia da Educação Mi pie de naranja lima Novela de formación Filosofia y Literatura Filosofia de la Educación My Orange tree Formations’s romance Philosophy and Literature Education’s Philosophy |
title_short |
O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta |
title_full |
O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta |
title_fullStr |
O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta |
title_full_unstemmed |
O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta |
title_sort |
O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta |
author |
Corrêa, Jordana |
author_facet |
Corrêa, Jordana Oliveira, Neiva Afonso |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Neiva Afonso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Jordana Oliveira, Neiva Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O meu pé de laranja lima Romance de Formação Filosofia e Literatura Filosofia da Educação Mi pie de naranja lima Novela de formación Filosofia y Literatura Filosofia de la Educación My Orange tree Formations’s romance Philosophy and Literature Education’s Philosophy |
topic |
O meu pé de laranja lima Romance de Formação Filosofia e Literatura Filosofia da Educação Mi pie de naranja lima Novela de formación Filosofia y Literatura Filosofia de la Educación My Orange tree Formations’s romance Philosophy and Literature Education’s Philosophy |
description |
This paper aims to discuss aspects of the novels of formation (Bildungsromane) from the analysis of José Mauro de Vasconcelos’s autobiographical works (1920-1984): Doidão (1963), My orange tree (1968) and Let's warm the sun (1974). We seek as theoretical allies some commentators of the interdisciplinary theme that is based on Philosophy and Literature, such as Barbara Freitag, Cristina Pinto and Wilma Patrícia Maas. The three works of Vasconcelos can be considered novels of formation from the perspective that the concepts are in constant movement, making that new characteristics integrate to the format of the Bildungsromane of the 21st century. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19956 10.26512/lc.v25.2019.19956 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19956 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v25.2019.19956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19956/23315 https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19956/31613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e19956 Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (ene-dic); e19956 Linhas Críticas; v. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e19956 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v25.2019 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053652833140736 |