Metodologia qualitativa de pesquisa sobre a produção de sentidos intergeracional em comunidades rurais e quilombolas: entrevistas narrativas e argumentações
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8227 |
Resumo: | A articulação de diferentes métodos possibilita narrativas que perfazem as interpretações de si nas transições. A construção de explicações de si, nas narrativas, possibilita a identificação de mudanças de posicionamentos dos antepassados às gerações seguintes. Utilizamos como instrumentos as entrevistas: (a) de história de vida; (b) episódica; (c) semiestruturada, mediada por fotografias/objetos. Realizamos as análises temática, pragmática do discurso e a produção de sentidos. Observamos processos de negociação de conflitos de si com os outros, como também de si consigo mesmo. Concluímos que diferentes métodos colaboram para a identificação da produção de sentidos intergeracional. |
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Metodologia qualitativa de pesquisa sobre a produção de sentidos intergeracional em comunidades rurais e quilombolas: entrevistas narrativas e argumentaçõesProdução de sentidosAncestralidadePosicionamentosProducción de sentidosAncestralidadUbicacionesProduction of meaningsAncestryPositioningA articulação de diferentes métodos possibilita narrativas que perfazem as interpretações de si nas transições. A construção de explicações de si, nas narrativas, possibilita a identificação de mudanças de posicionamentos dos antepassados às gerações seguintes. Utilizamos como instrumentos as entrevistas: (a) de história de vida; (b) episódica; (c) semiestruturada, mediada por fotografias/objetos. Realizamos as análises temática, pragmática do discurso e a produção de sentidos. Observamos processos de negociação de conflitos de si com os outros, como também de si consigo mesmo. Concluímos que diferentes métodos colaboram para a identificação da produção de sentidos intergeracional.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/822710.26512/lc.v23i51.8227Linhas Críticas; Vol. 23 No. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-368Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-368Linhas Críticas; v. 23 n. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-3681981-04311516-489610.26512/lc.v23i51reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8227/6739Copyright (c) 2018 LChttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Júlio César dosRamos, Patrícia Campos2021-09-14T23:14:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8227Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2021-09-14T23:14:43Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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