Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila, Carlos Federico Domínguez
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/14905
Resumo: O texto explora os principais avanços, a situação atual e os desafios observados no desenvolvimento dos Estudos Latino-americanos realizados no Brasil. Trata-se de uma discussão trabalhada sob a perspectiva dos estudos regionais, comparativos e interdisciplinares. Os objetivos específicos da comunicação são: a) mapear as características dos programas de pós-graduação brasileiros vinculados diretamente aos Estudos Latino-americanos; b) refletir sobre as especificidades dos veículos científicos qualificados disponíveis para a difusão de conhecimento sobre a temática; e c) propor alternativas para aprimorar gradualmente o desenvolvimento epistemológico da temática. Cumpre destacar que, na última década, foi possível verificar importantes avanços no desenvolvimento dos estudos latino-americanos no Brasil. A criação da Universidade Federal da Integração Latino-americana ”“ UNILA, bem como de Institutos de América Latina em certas universidades brasileiras, foram contribuições muito importantes. Igualmente, deve-se constatar que o governo federal disponibilizou recursos financeiros para a publicação de obras relacionadas às sub-regiões andina, platina, amazônica, mercosulina e da Unasul. Contudo, também se verificou a ausência de pesquisas sobre a região mesoamericana, caribenha e das comunidades latinas residentes nos Estados Unidos e Canadá. Novos enfoques teórico-metodológicos precisam ser incorporados e aprimorados, principalmente relacionados às questões de género, etno-raciais, culturais, científico-tecnológicos e ambientais. Algo semelhante pode-se constatar em relação à organização de eventos de alcance regional, e aos veículos qualificados diretamente relacionados com os estudos latino-americanos no Brasil. Finalmente aparece o dilema do financiamento para a realização de pesquisas de campo, e a questão da convalidação de títulos entre os países do continente.
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