A Expansão Espacial do Capitalismo na Amazônia Brasileira: O caso da duplicação da Estrada de Ferro Carajás e o futuro territorial dos Awá-Guajá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/16013 |
Resumo: | Este artigo parte do pressuposto de que o capitalismo se constitui como uma potente força colonizadora, extrapolando constrangimentos nacionais ou “internos” para seu desenvolvimento e corrompendo mecanismos ou instrumentos legais e institucionais para sua contenção. Será analisado o caso de duplicação da Estrada de Ferro Carajás através da documentação de licenciamento ambiental disponível na Fundação Nacional do Índio. Espera-se demonstrar como são utilizados artifícios retóricos para produzir a fragmentação do processo e viabilizar o empreendimento com efeitos lesivos e irreversíveis para os povos indígenas, afetando suas perspectivas de sobrevivência e reduzindo sua autonomia política a uma relação clientelística com a empresa. Palavras-chave: Povos Indígenas Isolados, Política Indigenista, Estrada de Ferro Carajás, Awá-Guajá The Spatial Expansion of Capitalism in the Brazilian Amazon: The case of the duplication of the Carajás Railroad and the territorial future of the Awá-Guajá Abstract This article starts from the assumption that capitalism is constituted as a powerful colonizing force, extrapolating national or "internal" limitations for its development and corrupting legal and institutional mechanisms for its containment. The case of the duplication of the Carajás Railroad will be analyzed through the documentation of environmental licensing available in the Indian National Foundation of Brazil. We wish to demonstrate how rhetorical artifices are used to produce the fragmentation of the process and consequently to render the duplication of the railroad and its effects possible. This fragmentation is responsible for irreversible damages to the territory of Indigenous Peoples, affecting their prospects of survival and reducing their political autonomy to a clientelistic relationship with the company. Keywords: Isolated Indigenous Peoples, Ethnic Politics, Carajás Railway, Awa-Guaja La Expansión Espacial del Capitalismo en la Amazonia Brasileña: El caso de la duplicación del Ferrocarril Carajás y el futuro territorial de los Awá-Guajá Resumen Este artículo parte del supuesto de que el capitalismo se constituye como una potente fuerza colonizadora, extrapolando las limitaciones nacionales o "internas" para su desarrollo y corrompiendo mecanismos o instrumentos legales e institucionales para su contención. Se analizará el caso de duplicación del Ferrocarril Carajás a través de la documentación de licenciamiento ambiental disponible en la Fundación Nacional del Indio. Se espera demostrar cómo se utilizan artificios retóricos para producir la fragmentación del proceso y viabilizar el emprendimiento con efectos perjudiciales e irreversibles para los pueblos indígenas, afectando sus perspectivas de supervivencia y reduciendo su autonomía política a una relación clientelística con la empresa. Palabras clave: Pueblos indígenas aislados, Política étnica, Carretera de Hierro Carajás, Awa-Guajá |
id |
UNB-11_c5ac514f6ca458152d1a967924e6f63f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16013 |
network_acronym_str |
UNB-11 |
network_name_str |
Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas |
repository_id_str |
|
spelling |
A Expansão Espacial do Capitalismo na Amazônia Brasileira: O caso da duplicação da Estrada de Ferro Carajás e o futuro territorial dos Awá-GuajáCiências Sociais; Antropologia; Etnologia IndígenaEste artigo parte do pressuposto de que o capitalismo se constitui como uma potente força colonizadora, extrapolando constrangimentos nacionais ou “internos” para seu desenvolvimento e corrompendo mecanismos ou instrumentos legais e institucionais para sua contenção. Será analisado o caso de duplicação da Estrada de Ferro Carajás através da documentação de licenciamento ambiental disponível na Fundação Nacional do Índio. Espera-se demonstrar como são utilizados artifícios retóricos para produzir a fragmentação do processo e viabilizar o empreendimento com efeitos lesivos e irreversíveis para os povos indígenas, afetando suas perspectivas de sobrevivência e reduzindo sua autonomia política a uma relação clientelística com a empresa. Palavras-chave: Povos Indígenas Isolados, Política Indigenista, Estrada de Ferro Carajás, Awá-Guajá The Spatial Expansion of Capitalism in the Brazilian Amazon: The case of the duplication of the Carajás Railroad and the territorial future of the Awá-Guajá Abstract This article starts from the assumption that capitalism is constituted as a powerful colonizing force, extrapolating national or "internal" limitations for its development and corrupting legal and institutional mechanisms for its containment. The case of the duplication of the Carajás Railroad will be analyzed through the documentation of environmental licensing available in the Indian National Foundation of Brazil. We wish to demonstrate how rhetorical artifices are used to produce the fragmentation of the process and consequently to render the duplication of the railroad and its effects possible. This fragmentation is responsible for irreversible damages to the territory of Indigenous Peoples, affecting their prospects of survival and reducing their political autonomy to a clientelistic relationship with the company. Keywords: Isolated Indigenous Peoples, Ethnic Politics, Carajás Railway, Awa-Guaja La Expansión Espacial del Capitalismo en la Amazonia Brasileña: El caso de la duplicación del Ferrocarril Carajás y el futuro territorial de los Awá-Guajá Resumen Este artículo parte del supuesto de que el capitalismo se constituye como una potente fuerza colonizadora, extrapolando las limitaciones nacionales o "internas" para su desarrollo y corrompiendo mecanismos o instrumentos legales e institucionales para su contención. Se analizará el caso de duplicación del Ferrocarril Carajás a través de la documentación de licenciamiento ambiental disponible en la Fundación Nacional del Indio. Se espera demostrar cómo se utilizan artificios retóricos para producir la fragmentación del proceso y viabilizar el emprendimiento con efectos perjudiciales e irreversibles para los pueblos indígenas, afectando sus perspectivas de supervivencia y reduciendo su autonomía política a una relación clientelística con la empresa. Palabras clave: Pueblos indígenas aislados, Política étnica, Carretera de Hierro Carajás, Awa-GuajáDepartamento de Estudos Latino-Americanos - ELA2018-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/16013Journal of Study and Research on the Americas; Vol. 12 No. 2 (2018)Revista de Estudios y Investigaciones sobre las Américas; Vol. 12 Núm. 2 (2018)Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas; v. 12 n. 2 (2018)1984-1639reponame:Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/16013/14302da Silva, Cristhian TeófiloSobreiro, Carolina Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-10T20:37:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16013Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/repamPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/repam/oairepam-ela@unb.br||revistaceppac@gmail.com1984-16391984-1639opendoar:2018-12-10T20:37:28Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Expansão Espacial do Capitalismo na Amazônia Brasileira: O caso da duplicação da Estrada de Ferro Carajás e o futuro territorial dos Awá-Guajá |
title |
A Expansão Espacial do Capitalismo na Amazônia Brasileira: O caso da duplicação da Estrada de Ferro Carajás e o futuro territorial dos Awá-Guajá |
spellingShingle |
A Expansão Espacial do Capitalismo na Amazônia Brasileira: O caso da duplicação da Estrada de Ferro Carajás e o futuro territorial dos Awá-Guajá da Silva, Cristhian Teófilo Ciências Sociais; Antropologia; Etnologia Indígena |
title_short |
A Expansão Espacial do Capitalismo na Amazônia Brasileira: O caso da duplicação da Estrada de Ferro Carajás e o futuro territorial dos Awá-Guajá |
title_full |
A Expansão Espacial do Capitalismo na Amazônia Brasileira: O caso da duplicação da Estrada de Ferro Carajás e o futuro territorial dos Awá-Guajá |
title_fullStr |
A Expansão Espacial do Capitalismo na Amazônia Brasileira: O caso da duplicação da Estrada de Ferro Carajás e o futuro territorial dos Awá-Guajá |
title_full_unstemmed |
A Expansão Espacial do Capitalismo na Amazônia Brasileira: O caso da duplicação da Estrada de Ferro Carajás e o futuro territorial dos Awá-Guajá |
title_sort |
A Expansão Espacial do Capitalismo na Amazônia Brasileira: O caso da duplicação da Estrada de Ferro Carajás e o futuro territorial dos Awá-Guajá |
author |
da Silva, Cristhian Teófilo |
author_facet |
da Silva, Cristhian Teófilo Sobreiro, Carolina Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Sobreiro, Carolina Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Cristhian Teófilo Sobreiro, Carolina Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais; Antropologia; Etnologia Indígena |
topic |
Ciências Sociais; Antropologia; Etnologia Indígena |
description |
Este artigo parte do pressuposto de que o capitalismo se constitui como uma potente força colonizadora, extrapolando constrangimentos nacionais ou “internos” para seu desenvolvimento e corrompendo mecanismos ou instrumentos legais e institucionais para sua contenção. Será analisado o caso de duplicação da Estrada de Ferro Carajás através da documentação de licenciamento ambiental disponível na Fundação Nacional do Índio. Espera-se demonstrar como são utilizados artifícios retóricos para produzir a fragmentação do processo e viabilizar o empreendimento com efeitos lesivos e irreversíveis para os povos indígenas, afetando suas perspectivas de sobrevivência e reduzindo sua autonomia política a uma relação clientelística com a empresa. Palavras-chave: Povos Indígenas Isolados, Política Indigenista, Estrada de Ferro Carajás, Awá-Guajá The Spatial Expansion of Capitalism in the Brazilian Amazon: The case of the duplication of the Carajás Railroad and the territorial future of the Awá-Guajá Abstract This article starts from the assumption that capitalism is constituted as a powerful colonizing force, extrapolating national or "internal" limitations for its development and corrupting legal and institutional mechanisms for its containment. The case of the duplication of the Carajás Railroad will be analyzed through the documentation of environmental licensing available in the Indian National Foundation of Brazil. We wish to demonstrate how rhetorical artifices are used to produce the fragmentation of the process and consequently to render the duplication of the railroad and its effects possible. This fragmentation is responsible for irreversible damages to the territory of Indigenous Peoples, affecting their prospects of survival and reducing their political autonomy to a clientelistic relationship with the company. Keywords: Isolated Indigenous Peoples, Ethnic Politics, Carajás Railway, Awa-Guaja La Expansión Espacial del Capitalismo en la Amazonia Brasileña: El caso de la duplicación del Ferrocarril Carajás y el futuro territorial de los Awá-Guajá Resumen Este artículo parte del supuesto de que el capitalismo se constituye como una potente fuerza colonizadora, extrapolando las limitaciones nacionales o "internas" para su desarrollo y corrompiendo mecanismos o instrumentos legales e institucionales para su contención. Se analizará el caso de duplicación del Ferrocarril Carajás a través de la documentación de licenciamiento ambiental disponible en la Fundación Nacional del Indio. Se espera demostrar cómo se utilizan artificios retóricos para producir la fragmentación del proceso y viabilizar el emprendimiento con efectos perjudiciales e irreversibles para los pueblos indígenas, afectando sus perspectivas de supervivencia y reduciendo su autonomía política a una relación clientelística con la empresa. Palabras clave: Pueblos indígenas aislados, Política étnica, Carretera de Hierro Carajás, Awa-Guajá |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/16013 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/16013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/16013/14302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Estudos Latino-Americanos - ELA |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Estudos Latino-Americanos - ELA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Study and Research on the Americas; Vol. 12 No. 2 (2018) Revista de Estudios y Investigaciones sobre las Américas; Vol. 12 Núm. 2 (2018) Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas; v. 12 n. 2 (2018) 1984-1639 reponame:Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas |
collection |
Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repam-ela@unb.br||revistaceppac@gmail.com |
_version_ |
1809284137837658112 |