A dimensão do embeddedness na indústria do vinho: um estudo comparado entre Brasil e Chile
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/16101 |
Resumo: | O conceito de embeddedness toma ênfase nos discursos das ciências sociais, no âmbito da sociologia econômica, na última década. Neste contexto, as discussões sobre o comportamento dos agentes participantes de uma relação de troca tomam maior importância e revelam a necessidade de uma maior compreensão das instituições que compõem uma estrutura de mercado. Com base nesta prerrogativa, o artigo discute o imbricamento entre a sociologia e a economia nas relações de troca na indústria do vinho, numa dimensão comparada entre Brasil e Chile. Desta forma, são descritos aspectos que revelam as particularidades dessa indústria, tal como o efeito terroir e as influências da marca, aroma e sabor no contexto mercadológico dos vinhos. Como resultado da análise comparativa, verifica-se elementos institucionais no campo das políticas públicas que descrevem uma maior participação do Estado chileno, em detrimento do brasileiro, no estímulo ao desenvolvimento dessa indústria. |
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A dimensão do embeddedness na indústria do vinho: um estudo comparado entre Brasil e ChileO conceito de embeddedness toma ênfase nos discursos das ciências sociais, no âmbito da sociologia econômica, na última década. Neste contexto, as discussões sobre o comportamento dos agentes participantes de uma relação de troca tomam maior importância e revelam a necessidade de uma maior compreensão das instituições que compõem uma estrutura de mercado. Com base nesta prerrogativa, o artigo discute o imbricamento entre a sociologia e a economia nas relações de troca na indústria do vinho, numa dimensão comparada entre Brasil e Chile. Desta forma, são descritos aspectos que revelam as particularidades dessa indústria, tal como o efeito terroir e as influências da marca, aroma e sabor no contexto mercadológico dos vinhos. Como resultado da análise comparativa, verifica-se elementos institucionais no campo das políticas públicas que descrevem uma maior participação do Estado chileno, em detrimento do brasileiro, no estímulo ao desenvolvimento dessa indústria. Departamento de Estudos Latino-Americanos - ELA2010-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/16101Journal of Study and Research on the Americas; Vol. 4 No. 1 (2010)Revista de Estudios y Investigaciones sobre las Américas; Vol. 4 Núm. 1 (2010)Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas; v. 4 n. 1 (2010)1984-1639reponame:Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/16101/14390Brisola, Marlon ViníciusBotelho Filho, Flávio Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-03T04:05:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16101Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/repamPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/repam/oairepam-ela@unb.br||revistaceppac@gmail.com1984-16391984-1639opendoar:2018-10-03T04:05:11Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas - Universidade de Brasília (UnB)false |
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