Instruções metodológicas estatais e direções ao professor nos livros didáticos voltados ao ensino secundário (1930-1960)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História, Histórias |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10997 |
Resumo: | O artigo objetiva analisar a presença de orientações aos professores em livros didáticos direcionados ao ensino secundário, editados no Brasil entre 1930 e 1960. O livro escolar é concebido com vistas ao aluno, porém, sua escolha e uso em sala de aula dependem da ação do professor, que muitas vezes o utiliza no preparo de aulas. A partir da década de 1930, o Estado assume a tarefa de prover o ensino secundário de programas curriculares e de instruções metodológicas voltadas ao docente. Sob a perspectiva da História Cultural, analisa livros de diferentes disciplinas, identificando o conteúdo das instruções, de que maneira dialogam com as direções metodológicas estatais e com o modelo pedagógico em voga. Conclui que os textos direcionados ao professor não são frequentes nos compêndios, têm caráter pouco prescritivo e que as instruções oficiais raramente aparecem nos livros escolares. |
id |
UNB-13_32883ad82c8c6705906034f3ee92fe49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10997 |
network_acronym_str |
UNB-13 |
network_name_str |
História, Histórias |
repository_id_str |
|
spelling |
Instruções metodológicas estatais e direções ao professor nos livros didáticos voltados ao ensino secundário (1930-1960)Livro didáticoOrientações ao professorInstruções MetodológicasO artigo objetiva analisar a presença de orientações aos professores em livros didáticos direcionados ao ensino secundário, editados no Brasil entre 1930 e 1960. O livro escolar é concebido com vistas ao aluno, porém, sua escolha e uso em sala de aula dependem da ação do professor, que muitas vezes o utiliza no preparo de aulas. A partir da década de 1930, o Estado assume a tarefa de prover o ensino secundário de programas curriculares e de instruções metodológicas voltadas ao docente. Sob a perspectiva da História Cultural, analisa livros de diferentes disciplinas, identificando o conteúdo das instruções, de que maneira dialogam com as direções metodológicas estatais e com o modelo pedagógico em voga. Conclui que os textos direcionados ao professor não são frequentes nos compêndios, têm caráter pouco prescritivo e que as instruções oficiais raramente aparecem nos livros escolares.O artigo objetiva analisar a presença de orientações aos professores em livros didáticos direcionados ao ensino secundário, editados no Brasil entre 1930 e 1960. O livro escolar é concebido com vistas ao aluno, porém, sua escolha e uso em sala de aula dependem da ação do professor, que muitas vezes o utiliza no preparo de aulas. A partir da década de 1930, o Estado assume a tarefa de prover o ensino secundário de programas curriculares e de instruções metodológicas voltadas ao docente. Sob a perspectiva da História Cultural, analisa livros de diferentes disciplinas, identificando o conteúdo das instruções, de que maneira dialogam com as direções metodológicas estatais e com o modelo pedagógico em voga. Conclui que os textos direcionados ao professor não são frequentes nos compêndios, têm caráter pouco prescritivo e que as instruções oficiais raramente aparecem nos livros escolares.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2018-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1099710.26512/hh.v5i10.10997história, histórias; Vol. 5 Núm. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 40-60História, histórias; v. 5 n. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 40-602318-172910.26512/hh.v5i10reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10997/9681Copyright (c) 2018 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Fabio2019-10-06T21:16:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10997Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:16:47História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instruções metodológicas estatais e direções ao professor nos livros didáticos voltados ao ensino secundário (1930-1960) |
title |
Instruções metodológicas estatais e direções ao professor nos livros didáticos voltados ao ensino secundário (1930-1960) |
spellingShingle |
Instruções metodológicas estatais e direções ao professor nos livros didáticos voltados ao ensino secundário (1930-1960) Ribeiro, Fabio Livro didático Orientações ao professor Instruções Metodológicas |
title_short |
Instruções metodológicas estatais e direções ao professor nos livros didáticos voltados ao ensino secundário (1930-1960) |
title_full |
Instruções metodológicas estatais e direções ao professor nos livros didáticos voltados ao ensino secundário (1930-1960) |
title_fullStr |
Instruções metodológicas estatais e direções ao professor nos livros didáticos voltados ao ensino secundário (1930-1960) |
title_full_unstemmed |
Instruções metodológicas estatais e direções ao professor nos livros didáticos voltados ao ensino secundário (1930-1960) |
title_sort |
Instruções metodológicas estatais e direções ao professor nos livros didáticos voltados ao ensino secundário (1930-1960) |
author |
Ribeiro, Fabio |
author_facet |
Ribeiro, Fabio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Fabio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Orientações ao professor Instruções Metodológicas |
topic |
Livro didático Orientações ao professor Instruções Metodológicas |
description |
O artigo objetiva analisar a presença de orientações aos professores em livros didáticos direcionados ao ensino secundário, editados no Brasil entre 1930 e 1960. O livro escolar é concebido com vistas ao aluno, porém, sua escolha e uso em sala de aula dependem da ação do professor, que muitas vezes o utiliza no preparo de aulas. A partir da década de 1930, o Estado assume a tarefa de prover o ensino secundário de programas curriculares e de instruções metodológicas voltadas ao docente. Sob a perspectiva da História Cultural, analisa livros de diferentes disciplinas, identificando o conteúdo das instruções, de que maneira dialogam com as direções metodológicas estatais e com o modelo pedagógico em voga. Conclui que os textos direcionados ao professor não são frequentes nos compêndios, têm caráter pouco prescritivo e que as instruções oficiais raramente aparecem nos livros escolares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10997 10.26512/hh.v5i10.10997 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10997 |
identifier_str_mv |
10.26512/hh.v5i10.10997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10997/9681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 História, histórias info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 História, histórias |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
história, histórias; Vol. 5 Núm. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 40-60 História, histórias; v. 5 n. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 40-60 2318-1729 10.26512/hh.v5i10 reponame:História, Histórias instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
História, Histórias |
collection |
História, Histórias |
repository.name.fl_str_mv |
História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br |
_version_ |
1798319859458637824 |