"Quomodo legis?" A leitura à luz do método inaciano na novela do jesuíta Alexandre de Gusmão:: "História do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito" (1682)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História, Histórias |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10807 |
Resumo: | O objeto do artigo é a novela alegórica História do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito escrita no Brasil pelo jesuíta Alexandre de Gusmão e publicada em 1682, tendo várias reedições. Gusmão ocupou na Companhia de Jesus funções importantes dentre os quais a direção de um Colégio próximo da cidade de Salvador. A hipótese proposta é a de que a novela veicula no Brasil conteúdos e métodos dos Exercícios espirituais de Inácio de Loyola. O texto segue também as orientações da Ratio Studiorum. Portanto, Gusmão teria concebido a novela como importante veículo de circulação dos exercícios inacianos. Além disto, mostra-se que a novela foi texto pioneiro escrito com o objetivo pedagógico de iniciar à leitura o público brasileiro: para esta iniciação, a novela sugere um método de leitura orientado pelos Exercícios inacianos. |
id |
UNB-13_94150401ce9e1ec84a1b5c0f015a38a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10807 |
network_acronym_str |
UNB-13 |
network_name_str |
História, Histórias |
repository_id_str |
|
spelling |
"Quomodo legis?" A leitura à luz do método inaciano na novela do jesuíta Alexandre de Gusmão:: "História do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito" (1682)Alexandre de Gusmão SIliteraturareligiãoexercícios espirituaishistória da leituraO objeto do artigo é a novela alegórica História do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito escrita no Brasil pelo jesuíta Alexandre de Gusmão e publicada em 1682, tendo várias reedições. Gusmão ocupou na Companhia de Jesus funções importantes dentre os quais a direção de um Colégio próximo da cidade de Salvador. A hipótese proposta é a de que a novela veicula no Brasil conteúdos e métodos dos Exercícios espirituais de Inácio de Loyola. O texto segue também as orientações da Ratio Studiorum. Portanto, Gusmão teria concebido a novela como importante veículo de circulação dos exercícios inacianos. Além disto, mostra-se que a novela foi texto pioneiro escrito com o objetivo pedagógico de iniciar à leitura o público brasileiro: para esta iniciação, a novela sugere um método de leitura orientado pelos Exercícios inacianos.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2015-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1080710.26512/hh.v2i4.10807história, histórias; Vol. 2 Núm. 4 (2014): Literatura Religiosa na América: Circulação e Recepção (jul-dez); 23-43História, histórias; v. 2 n. 4 (2014): Literatura Religiosa na América: Circulação e Recepção (jul-dez); 23-432318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10807/9492Copyright (c) 2016 Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainfo:eu-repo/semantics/openAccessMassimi, Marina2019-10-06T21:26:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10807Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:26:04História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Quomodo legis?" A leitura à luz do método inaciano na novela do jesuíta Alexandre de Gusmão:: "História do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito" (1682) |
title |
"Quomodo legis?" A leitura à luz do método inaciano na novela do jesuíta Alexandre de Gusmão:: "História do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito" (1682) |
spellingShingle |
"Quomodo legis?" A leitura à luz do método inaciano na novela do jesuíta Alexandre de Gusmão:: "História do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito" (1682) Massimi, Marina Alexandre de Gusmão SI literatura religião exercícios espirituais história da leitura |
title_short |
"Quomodo legis?" A leitura à luz do método inaciano na novela do jesuíta Alexandre de Gusmão:: "História do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito" (1682) |
title_full |
"Quomodo legis?" A leitura à luz do método inaciano na novela do jesuíta Alexandre de Gusmão:: "História do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito" (1682) |
title_fullStr |
"Quomodo legis?" A leitura à luz do método inaciano na novela do jesuíta Alexandre de Gusmão:: "História do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito" (1682) |
title_full_unstemmed |
"Quomodo legis?" A leitura à luz do método inaciano na novela do jesuíta Alexandre de Gusmão:: "História do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito" (1682) |
title_sort |
"Quomodo legis?" A leitura à luz do método inaciano na novela do jesuíta Alexandre de Gusmão:: "História do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito" (1682) |
author |
Massimi, Marina |
author_facet |
Massimi, Marina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massimi, Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alexandre de Gusmão SI literatura religião exercícios espirituais história da leitura |
topic |
Alexandre de Gusmão SI literatura religião exercícios espirituais história da leitura |
description |
O objeto do artigo é a novela alegórica História do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito escrita no Brasil pelo jesuíta Alexandre de Gusmão e publicada em 1682, tendo várias reedições. Gusmão ocupou na Companhia de Jesus funções importantes dentre os quais a direção de um Colégio próximo da cidade de Salvador. A hipótese proposta é a de que a novela veicula no Brasil conteúdos e métodos dos Exercícios espirituais de Inácio de Loyola. O texto segue também as orientações da Ratio Studiorum. Portanto, Gusmão teria concebido a novela como importante veículo de circulação dos exercícios inacianos. Além disto, mostra-se que a novela foi texto pioneiro escrito com o objetivo pedagógico de iniciar à leitura o público brasileiro: para esta iniciação, a novela sugere um método de leitura orientado pelos Exercícios inacianos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10807 10.26512/hh.v2i4.10807 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10807 |
identifier_str_mv |
10.26512/hh.v2i4.10807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10807/9492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
história, histórias; Vol. 2 Núm. 4 (2014): Literatura Religiosa na América: Circulação e Recepção (jul-dez); 23-43 História, histórias; v. 2 n. 4 (2014): Literatura Religiosa na América: Circulação e Recepção (jul-dez); 23-43 2318-1729 reponame:História, Histórias instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
História, Histórias |
collection |
História, Histórias |
repository.name.fl_str_mv |
História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br |
_version_ |
1798319859026624512 |