Cinema e ensino de História entre debates e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Vitória Azevedo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História, Histórias
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10988
Resumo: Tendo em vista debates sobre como usar filmes em salas de aula, especificamente no ensino de história, apresento a experiência de exibição do mesmo filme (Sonhos Tropicais, André Sturn, 2002) para diferentes turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, adotando procedimentos preparatórios diferenciados a fim de debater e defender a importância de, além da alfabetização da linguagem cinematográfica refletir também sobre o desenvolvimento da compreensão dos estudantes dos debates e diálogos “historiográficos” estabelecidos pela narrativa audiovisual para compreensão das intertextualidades presentes nos filmes. Finalizo com a análise comparativa entre as diferentes metodologias e seus diferentes resultados.
id UNB-13_f82e7c6054f458c19ba0b2c6b317654a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10988
network_acronym_str UNB-13
network_name_str História, Histórias
repository_id_str
spelling Cinema e ensino de História entre debates e práticasfilmesensino de Históriaeducaçãocinema-HistóriaTendo em vista debates sobre como usar filmes em salas de aula, especificamente no ensino de história, apresento a experiência de exibição do mesmo filme (Sonhos Tropicais, André Sturn, 2002) para diferentes turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, adotando procedimentos preparatórios diferenciados a fim de debater e defender a importância de, além da alfabetização da linguagem cinematográfica refletir também sobre o desenvolvimento da compreensão dos estudantes dos debates e diálogos “historiográficos” estabelecidos pela narrativa audiovisual para compreensão das intertextualidades presentes nos filmes. Finalizo com a análise comparativa entre as diferentes metodologias e seus diferentes resultados.Tendo em vista debates sobre como usar filmes em salas de aula, especificamente no ensino de história, apresento a experiência de exibição do mesmo filme (Sonhos Tropicais, André Sturn, 2002) para diferentes turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, adotando procedimentos preparatórios diferenciados a fim de debater e defender a importância de, além da alfabetização da linguagem cinematográfica refletir também sobre o desenvolvimento da compreensão dos estudantes dos debates e diálogos “historiográficos” estabelecidos pela narrativa audiovisual para compreensão das intertextualidades presentes nos filmes. Finalizo com a análise comparativa entre as diferentes metodologias e seus diferentes resultados.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1098810.26512/hh.v5i9.10988história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 170-189História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 170-1892318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10988/9672Copyright (c) 2017 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Vitória Azevedo2019-10-06T21:17:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10988Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:17:32História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e ensino de História entre debates e práticas
title Cinema e ensino de História entre debates e práticas
spellingShingle Cinema e ensino de História entre debates e práticas
Fonseca, Vitória Azevedo
filmes
ensino de História
educação
cinema-História
title_short Cinema e ensino de História entre debates e práticas
title_full Cinema e ensino de História entre debates e práticas
title_fullStr Cinema e ensino de História entre debates e práticas
title_full_unstemmed Cinema e ensino de História entre debates e práticas
title_sort Cinema e ensino de História entre debates e práticas
author Fonseca, Vitória Azevedo
author_facet Fonseca, Vitória Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Vitória Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv filmes
ensino de História
educação
cinema-História
topic filmes
ensino de História
educação
cinema-História
description Tendo em vista debates sobre como usar filmes em salas de aula, especificamente no ensino de história, apresento a experiência de exibição do mesmo filme (Sonhos Tropicais, André Sturn, 2002) para diferentes turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, adotando procedimentos preparatórios diferenciados a fim de debater e defender a importância de, além da alfabetização da linguagem cinematográfica refletir também sobre o desenvolvimento da compreensão dos estudantes dos debates e diálogos “historiográficos” estabelecidos pela narrativa audiovisual para compreensão das intertextualidades presentes nos filmes. Finalizo com a análise comparativa entre as diferentes metodologias e seus diferentes resultados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10988
10.26512/hh.v5i9.10988
url https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10988
identifier_str_mv 10.26512/hh.v5i9.10988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10988/9672
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 História, histórias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 História, histórias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
dc.source.none.fl_str_mv história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 170-189
História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 170-189
2318-1729
reponame:História, Histórias
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str História, Histórias
collection História, Histórias
repository.name.fl_str_mv História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br
_version_ 1798319859446054912