UMA VISÃO CRÍTICA DO(S) DIREITO(S) E DA EDUCAÇÃO JURÍDICA: O QUE É(SÃO) O(S) DIREITO(S) PARA QUE SE POSSA ENSINÁ-LO(S)?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Insurgência |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/28900 |
Resumo: | Diante da enorme quantidade de cursos jurídicos no país e da pouca preocupação destes com a transformação de uma sociedade deveras desigual, acreditamos necessário o repensar das práticas educacionais e de suas condições. A interpretação crítica é a que nos melhor autoriza a compreender o fenômeno jurídico e as suas possibilidades para criar práticas de liberdade. É neste sentido que no presente artigo pretendemos colaborar para a discussão histórica dos cursos jurídicos e das diretrizes curriculares, assim como oferecer uma visão de práticas emancipatórias que podem servir de subsídio para o repensar de novos direitos. Entre essas práticas destacamos a Assessoria Jurídica Popular (AJP), as Clínicas de Direitos Humanos (CDH) e a Justiça Restaurativa (JR). |
id |
UNB-14_621047431c4bbba2376d09bd15266bc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28900 |
network_acronym_str |
UNB-14 |
network_name_str |
Insurgência |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA VISÃO CRÍTICA DO(S) DIREITO(S) E DA EDUCAÇÃO JURÍDICA: O QUE É(SÃO) O(S) DIREITO(S) PARA QUE SE POSSA ENSINÁ-LO(S)?Diante da enorme quantidade de cursos jurídicos no país e da pouca preocupação destes com a transformação de uma sociedade deveras desigual, acreditamos necessário o repensar das práticas educacionais e de suas condições. A interpretação crítica é a que nos melhor autoriza a compreender o fenômeno jurídico e as suas possibilidades para criar práticas de liberdade. É neste sentido que no presente artigo pretendemos colaborar para a discussão histórica dos cursos jurídicos e das diretrizes curriculares, assim como oferecer uma visão de práticas emancipatórias que podem servir de subsídio para o repensar de novos direitos. Entre essas práticas destacamos a Assessoria Jurídica Popular (AJP), as Clínicas de Direitos Humanos (CDH) e a Justiça Restaurativa (JR).Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS2019-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/2890010.26512/insurgencia.v5i1.28900InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgence: rights and social movements journal]; Vol. 5 No. 1 (2019): Dossiê: "A Luta pelos Direitos Socioambientais: retrocessos, lutas e re-existências"; 475-514InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales]; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Dossiê: "A Luta pelos Direitos Socioambientais: retrocessos, lutas e re-existências"; 475-514InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais; v. 5 n. 1 (2019): Dossiê: "A Luta pelos Direitos Socioambientais: retrocessos, lutas e re-existências"; 475-5142447-668410.26512/insurgencia.v5i1reponame:Insurgênciainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/28900/24624Copyright (c) 2019 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, João RicardoBrasileiro, Tânia Suely Azevedo2021-08-06T15:23:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28900Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgenciaPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/oaiabc.alexandre@gmail.com2447-66842447-6684opendoar:2021-08-06T15:23:07Insurgência - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA VISÃO CRÍTICA DO(S) DIREITO(S) E DA EDUCAÇÃO JURÍDICA: O QUE É(SÃO) O(S) DIREITO(S) PARA QUE SE POSSA ENSINÁ-LO(S)? |
title |
UMA VISÃO CRÍTICA DO(S) DIREITO(S) E DA EDUCAÇÃO JURÍDICA: O QUE É(SÃO) O(S) DIREITO(S) PARA QUE SE POSSA ENSINÁ-LO(S)? |
spellingShingle |
UMA VISÃO CRÍTICA DO(S) DIREITO(S) E DA EDUCAÇÃO JURÍDICA: O QUE É(SÃO) O(S) DIREITO(S) PARA QUE SE POSSA ENSINÁ-LO(S)? Silva, João Ricardo |
title_short |
UMA VISÃO CRÍTICA DO(S) DIREITO(S) E DA EDUCAÇÃO JURÍDICA: O QUE É(SÃO) O(S) DIREITO(S) PARA QUE SE POSSA ENSINÁ-LO(S)? |
title_full |
UMA VISÃO CRÍTICA DO(S) DIREITO(S) E DA EDUCAÇÃO JURÍDICA: O QUE É(SÃO) O(S) DIREITO(S) PARA QUE SE POSSA ENSINÁ-LO(S)? |
title_fullStr |
UMA VISÃO CRÍTICA DO(S) DIREITO(S) E DA EDUCAÇÃO JURÍDICA: O QUE É(SÃO) O(S) DIREITO(S) PARA QUE SE POSSA ENSINÁ-LO(S)? |
title_full_unstemmed |
UMA VISÃO CRÍTICA DO(S) DIREITO(S) E DA EDUCAÇÃO JURÍDICA: O QUE É(SÃO) O(S) DIREITO(S) PARA QUE SE POSSA ENSINÁ-LO(S)? |
title_sort |
UMA VISÃO CRÍTICA DO(S) DIREITO(S) E DA EDUCAÇÃO JURÍDICA: O QUE É(SÃO) O(S) DIREITO(S) PARA QUE SE POSSA ENSINÁ-LO(S)? |
author |
Silva, João Ricardo |
author_facet |
Silva, João Ricardo Brasileiro, Tânia Suely Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Brasileiro, Tânia Suely Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Ricardo Brasileiro, Tânia Suely Azevedo |
description |
Diante da enorme quantidade de cursos jurídicos no país e da pouca preocupação destes com a transformação de uma sociedade deveras desigual, acreditamos necessário o repensar das práticas educacionais e de suas condições. A interpretação crítica é a que nos melhor autoriza a compreender o fenômeno jurídico e as suas possibilidades para criar práticas de liberdade. É neste sentido que no presente artigo pretendemos colaborar para a discussão histórica dos cursos jurídicos e das diretrizes curriculares, assim como oferecer uma visão de práticas emancipatórias que podem servir de subsídio para o repensar de novos direitos. Entre essas práticas destacamos a Assessoria Jurídica Popular (AJP), as Clínicas de Direitos Humanos (CDH) e a Justiça Restaurativa (JR). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed article Artículo revisado por pares Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/28900 10.26512/insurgencia.v5i1.28900 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/28900 |
identifier_str_mv |
10.26512/insurgencia.v5i1.28900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/28900/24624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgence: rights and social movements journal]; Vol. 5 No. 1 (2019): Dossiê: "A Luta pelos Direitos Socioambientais: retrocessos, lutas e re-existências"; 475-514 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales]; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Dossiê: "A Luta pelos Direitos Socioambientais: retrocessos, lutas e re-existências"; 475-514 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais; v. 5 n. 1 (2019): Dossiê: "A Luta pelos Direitos Socioambientais: retrocessos, lutas e re-existências"; 475-514 2447-6684 10.26512/insurgencia.v5i1 reponame:Insurgência instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Insurgência |
collection |
Insurgência |
repository.name.fl_str_mv |
Insurgência - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
abc.alexandre@gmail.com |
_version_ |
1798319840120799232 |