Prosódia e sintaxe/semântica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Squibs |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/cs/article/view/31402 |
Resumo: | Aparentemente, os enunciados escritos são mais ambíguos do que os enunciados orais e, segundo opinião corrente, a prosódia seria um importante elemento desambiguador. Nossa questão se prende à falta de indicações claras sobre o modo como a prosódia se relaciona com as estruturas sintáticas e semânticas de forma a eliminar ”” ao menos parcialmente ”” as ambiguidades estruturais. Tomamos como exemplo uma sentença escrita que pode ter cinco leituras, na medida em que pode se estruturar sintaticamente de cinco formas distintas, e buscamos problematizar a opinião de que a prosódia poderia reduzir a ambiguidade da sentença pela associação de perfis melódicos específicos para cada leitura identificada. |
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Aparentemente, os enunciados escritos são mais ambíguos do que os enunciados orais e, segundo opinião corrente, a prosódia seria um importante elemento desambiguador. Nossa questão se prende à falta de indicações claras sobre o modo como a prosódia se relaciona com as estruturas sintáticas e semânticas de forma a eliminar ”” ao menos parcialmente ”” as ambiguidades estruturais. Tomamos como exemplo uma sentença escrita que pode ter cinco leituras, na medida em que pode se estruturar sintaticamente de cinco formas distintas, e buscamos problematizar a opinião de que a prosódia poderia reduzir a ambiguidade da sentença pela associação de perfis melódicos específicos para cada leitura identificada. |
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