A utilização do termo ἀμφίστομος no grande tratado antignóstico de Plotino e nos oráculos Caldáicos
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Archai (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8369 |
Resumo: | O artigo analisa a hipótese emitida por Willy Theiler em 1965 e retomada por John Dillon em 1992, segundo a qual o termo ἀμφίστομος (‘com dois rostos’, ‘com duas bocas’) empregado por Plotino uma única vez na primeira parte da sua tetralogia antignóstica, isto é, no Tratado 30 (III, 8), 9, 31, constitui uma expressão característica dos Oráculos Caldáicos. Afim de examinar essa hipótese, nós resumimos o debate entre especialistas a respeito dessa hipótese e analisamos os diferentes sentidos implicados no uso da expressão ἀμφίστομος nos Oráculos Caldáicos e em Plotino a partir do contexto polêmico no qual ela é citada. Nossa conclusão é que o estudo da metafísica medioplatônica dos Oráculos Caldáicos pode trazer uma melhor compreensão do diálogo entre os pensamentos plotiniano e gnóstico, e que a presença de uma polêmica medioplatônica nesse tratado antignóstico torna plausível uma referência direta da parte de Plotino à um termo característico do vocabulário dos Oráculos Caldáicos. |
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A utilização do termo ἀμφίστομος no grande tratado antignóstico de Plotino e nos oráculos CaldáicosPlotinoOráculos CaldáicosGnosticismoMédioplatonismoTratado 30 (III, 8)O artigo analisa a hipótese emitida por Willy Theiler em 1965 e retomada por John Dillon em 1992, segundo a qual o termo ἀμφίστομος (‘com dois rostos’, ‘com duas bocas’) empregado por Plotino uma única vez na primeira parte da sua tetralogia antignóstica, isto é, no Tratado 30 (III, 8), 9, 31, constitui uma expressão característica dos Oráculos Caldáicos. Afim de examinar essa hipótese, nós resumimos o debate entre especialistas a respeito dessa hipótese e analisamos os diferentes sentidos implicados no uso da expressão ἀμφίστομος nos Oráculos Caldáicos e em Plotino a partir do contexto polêmico no qual ela é citada. Nossa conclusão é que o estudo da metafísica medioplatônica dos Oráculos Caldáicos pode trazer uma melhor compreensão do diálogo entre os pensamentos plotiniano e gnóstico, e que a presença de uma polêmica medioplatônica nesse tratado antignóstico torna plausível uma referência direta da parte de Plotino à um termo característico do vocabulário dos Oráculos Caldáicos.Cátedra UNESCO Archai (Universidade de Brasília); Imprensa da Universidade de Coimbra, Portugal; Annablume Editora, São Paulo, Brasil2013-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossierDossiêapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8369Revista Archai; No. 10 (2013): Revista Archai nº10 (janeiro, 2013); 103Archai Journal; n. 10 (2013): Revista Archai nº10 (janeiro, 2013); 1031984-249X2179-4960reponame:Revista Archai (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8369/6931Santoprete, Luciana Gabriela Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-28T13:15:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8369Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/archaiPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/oai||archaijournal@unb.br|| cornelli@unb.br1984-249X1984-249Xopendoar:2018-05-28T13:15Revista Archai (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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