Numerical study of time dependent viscoelastic properties in porous asphalt mixes, known as CPA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/19140 |
Resumo: | O artigo apresenta as simulações numéricas do ensaio de fluência estática (Creep Compliance) para várias misturas asfálticas tipo CPA (camada porosa de atrito). Os ensaios de fluência estática foram realizados a 25°C e resultam nos parâmetros constitutivos representados pela série de Prony. Os parâmetros constitutivos viscoelásticos são obtidos a partir das relações entre as funções no domínio do tempo: a função fluência e o modulo de Relaxação. Para a modelagem numérica foi utilizado o método dos elementos finitos e são modelados em 3D corpos de prova com dimensões aproximadas de 66 a 62 mm de altura e 102 mm de diâmetro. Para realizar a modelagem numérica foi utilizado o elemento finito C3D20R, com integração reduzida, já que baseado em estudos de convergência anteriores mostrou resultados mais acurados para analises de problemas similares. Foram determinadas dois conjuntos de parâmetros e comparados os resultados de simulações numéricas em várias misturas asfálticas. Os resultados mostram que para as misturas estudadas a escolha do método para determinar os parâmetros constitutivos tem pouca influência nos resultados numéricos. |
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Numerical study of time dependent viscoelastic properties in porous asphalt mixes, known as CPAEstudo numérico das propriedades viscoelásticas no domínio do tempo em misturas asfálticas do tipo CPAProny series, viscoelastic properties, asphalt mixSérie de Prony. propriedades viscoelásticas. mistura asfáltica.O artigo apresenta as simulações numéricas do ensaio de fluência estática (Creep Compliance) para várias misturas asfálticas tipo CPA (camada porosa de atrito). Os ensaios de fluência estática foram realizados a 25°C e resultam nos parâmetros constitutivos representados pela série de Prony. Os parâmetros constitutivos viscoelásticos são obtidos a partir das relações entre as funções no domínio do tempo: a função fluência e o modulo de Relaxação. Para a modelagem numérica foi utilizado o método dos elementos finitos e são modelados em 3D corpos de prova com dimensões aproximadas de 66 a 62 mm de altura e 102 mm de diâmetro. Para realizar a modelagem numérica foi utilizado o elemento finito C3D20R, com integração reduzida, já que baseado em estudos de convergência anteriores mostrou resultados mais acurados para analises de problemas similares. Foram determinadas dois conjuntos de parâmetros e comparados os resultados de simulações numéricas em várias misturas asfálticas. Os resultados mostram que para as misturas estudadas a escolha do método para determinar os parâmetros constitutivos tem pouca influência nos resultados numéricos.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2019-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/1914010.26512/ripe.v5i1.19140Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 5 No. 1 (2019): Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE; 148-157Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 5 n. 1 (2019): Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE; 148-1572447-610210.26512/ripe.v5i1reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/19140/20517Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariahttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedina, LiosberFarias, M MRecarey, C MSouza, Marcus V. R.2021-04-11T21:07:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19140Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2021-04-11T21:07:58Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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